back to top

17 mapas que irão mudar a forma que você vê o mundo para sempre

Prepare-se para duvidar de tudo o que você conhece.

publicado

Historicamente, tem sido difícil representar um planeta 3D em um mapa 2D. A projeção de Mercator foi criada como uma forma de contornar isso, mas como as pessoas inteligentes do thetruesize.com mostram, tudo pode não ser como parece...

1. Primeiramente, você pode ver como o tamanho dos EUA muda drasticamente à medida que você o move para o norte ou para o sul.

Via thetruesize.com

Alguns países são significativamente maiores do que deveriam ser graças à projeção de Mercator, enquanto outros – qualquer coisa perto do Equador – estão definitivamente em desvantagem. Os EUA ficam em algum lugar no meio.

Em um mapa comum, ele fica muito pequeno em comparação com o Canadá, mas aqui você pode que movendo-o para onde fica o Canadá faz com que ele pareça maior do que já é.

Observação: Essa postagem irá usar os EUA como sinônimo dos 48 estados contíguos. Nós amamos o Canadá e o Alasca, sinceramente – é que é mais fácil enquadrar as coisas dessa forma. O Alasca é IMENSO. Ou será que é...

Publicidade

3. As pessoas frequentemente esquecem o quão grande a Austrália é porque ela fica muito longe de outras massas terrestres. Aqui está o que acontece quando você a move sobre a Europa.

Publicidade

7. Agora para o continente que geralmente ocupa toda a parte de baixo de um mapa – Antártida.

Via thetruesize.com

A projeção de Mercator realmente é uma merda no que diz respeito a massas terrestres que cobrem os polos. Geralmente é impossível dizer o quão grande a Antártida realmente é apenas olhando em um mapa, mas usando essa ferramenta nós podemos ver que ela é praticamente do tamanho da África ocidental. Então agora você sabe.

8. Esse mapa mostra o quão grande os EUA são em comparação com a Europa, mas ele também faz algo muito interessante...

Via thetruesize.com

Esse mapa de fato mostra a exata latitude dos EUA, então ele te ajuda muito a entender as posições relativas das cidades em lados opostos do Atlântico.

Por exemplo, Paris na verdade fica logo ao norte da fronteira canadense, Chicago fica aproximadamente na mesma latitude de Istambul e a Flórida se estende tão ao sul quanto o sul do Egito!☀️

Observação: Foi esse tweet do @TBoneGallagher que inspirou essa postagem toda. Então, obrigado!

9. E se você fizer a mesma coisa com o Reino Unido, é fácil entender o porquê de nós não estarmos exatamente acostumados com clima quente.

Via thetruesize.com

A oeste, o Reino Unido tem a mesma latitude do Canada mais profundo e à direita você pode ver que Edimburgo está equiparado com Moscou. ❄️

10. Mas por estar tão ao norte, o Reino Unido também se beneficia das insuficiências da projeção de Mercator.

Via thetruesize.com

Se a Grã-Bretanha estivesse na linha do equador, ela seria absolutamente minúscula. Mas pelo menos o clima seria tolerável...

Publicidade

11. A Groenlândia é indiscutivelmente o lugar mais nitidamente prejudicado.

Via thetruesize.com

Na linha do equador ela teria um tamanho parecido com o de muitos países da África central e, embora ainda seja grande em comparação com os EUA, não é tão aterrorizante quanto já foi.

14. Estando tão perto da linha do equador, a África se ferra em grandes proporções por causa da projeção de Mercator. Aqui está o que acontece com a República Democrática do Congo quando você a move para o norte.

Publicidade

15. E aqui está o que acontece quando você sobrepõe os cinco maiores países da África aos EUA.

Via thetruesize.com

Caso você esteja pensando, do maior para o menor são eles: 1. Algéria (vermelho), 2. RDC (rosa), 3. Sudão (azul), 4. Líbia (roxo) e 5. Chade (laranja).

17. E finalmente, aqui está o que acontece quando você coloca os 10 maiores países do mundo uns ao lado dos outros na linha do equador.

Via thetruesize.com

Há alguns rankings que dizem que os EUA são maiores do que a China (graças à água etc.), mas de qualquer forma você entende a ideia.

Parabéns pela Algéria ter se esgueirado até os 10 maiores!

E para qualquer um que esteja gritando "EU VI ISSO EM THE WEST WING", sim, sim, você viu. De fato, de acordo com o thetruesize.com, os criadores do aplicativo foram inspirados a construí-lo em resposta à famosa cena.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com / Via NBC