back to top

Esta página recria momentos do futebol em 8bit e fica incrível

Cada criação leva até seis horas para ficar pronta, mas o resultado é show de bola.

publicado

A 8bit Football faz várias recriações incrivelmente detalhadas de momentos marcantes do futebol, como um jogo de videogame em 8 bits.

facebook.com

Como esta defesa que ajudou o Brasil a ser ouro em 2016.

Publicidade

Em entrevista ao BuzzFeed Brasil, o criador da página, Matheus Toscano, conta que sempre foi um fã de jogos de futebol no videogame.

facebook.com

Ele contou também que se inspirou em sua paixão por futebol e em um site onde famosos em geral eram refeitos em 8bit. "Desde pequeno passava horas jogando clássicos como Sensible Soccer, Fifa 94 e Winning Eleven. Um dia vi um site em que pessoas famosas eram recriadas em estilo 8bit e aquilo mexeu um pouco comigo, pela nostalgia eu acho", diz.

Mas nem tudo que é retratado na página é apenas dentro das quatro linhas, como o caso do treinador alemão (e porcalhão) Joachim Löw cheirando seus dedos.

Facebook: 8bitFootball

O processo de criação dos desenhos é praticamente artesanal, pixel por pixel, e pode levar até seis horas, segundo Matheus, como nesta comemoração do Edmundo de 1997

facebook.com

"Como são mais de 4 anos fazendo os desenhos, eu consigo reaproveitar muita coisa. Daí dá para fazer algo legal até em menos de uma hora", conta ele e ainda diz que no começo fazia muita coisa no paintbrush apenas observando as fotos. "Hoje uso um tablet porque acho mais fácil de desenhar assim do que com um mouse. Mais ainda sim é tudo feito pixel por pixel", diz.

Publicidade

Os mais saudosistas vão se lembrar da histórica "defesa escorpião" do goleiro René Higuita, da Colômbia.

facebook.com

Matheus conta que o que mais dá trabalho é produzir os vídeos, especialmente porque ele faz essas produções nos tempos livres, como este da defesa do Victor na Libertadores de 2013.

Facebook: video.php

"São vários elementos que têm de ser pensados com detalhe e sincronizados com o resto da cena. Gostaria de fazer mais mas tenho que balancear bem meu tempo. Eu trabalho num banco durante a semana, nada a ver com desenho ou futebol", conta.

Publicidade

Você lembra do elástico do Romário no Amaral?

facebook.com

A inspiração para as artes vem das redes sociais. Especialmente ficando de olho nas coisas que as pessoas estão curtindo no momento e a página aceita pedidos.

facebook.com

"Geralmente quando marcante acontece, muitas pessoas compartilham rapidamente no Twitter, daí eu imagino como a cena ficaria em versão 8bit e por aí vou. Vários pedidos chegam também pelo Twitter, Instagram e Facebook", diz.

Matheus diz adora acompanhar quando um grande evento está acontecendo, como a Copa do Mundo, pois sempre gera uma expectativa de qual momento será retratado pela página.

facebook.com
Publicidade

Ou a cabeçada de Zidane no zagueiro Materazzi em plena final da Copa de 2006.

facebook.com

Que segundo Matheus é uma das artes mais pedidas, mesmo tendo sido feita. "Daí eu aproveito para compartilhar ela novamente e promover as outras ilustrações".

br.pinterest.com

Além do Facebook, ele conta também com um site onde estão catalogadas todas as criações, organizadas por times, seleções e regiões, veja aqui.

No final do ano passado, a página fez essa linda homenagem aos atletas da Chapecoense.

facebook.com

E também já retratou momentos extracampo como essa troca de afeto entre Ibrahimovic e Piqué.

facebook.com

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss