back to top

Como Castelo Rá-Tim-Bum te tornou uma pessoa melhor

Além dos pequenos ensinamentos que todo episódio tinha, a série também ensinou muitos valores para cada um de nós.

publicado

1. Castelo Rá-Tim-Bum te ensinou que preconceito é algo que não está com nada.

youtube.com

No episódio "Zula, a menina azul", o Castelo recebe a visita de Zula.

Nino e as crianças sem conhecê-la passam a julgá-la por ser diferente. Até que Penélope explica para eles o que é preconceito e mostra que a visitante é uma pessoa adorável.

2. O Castelo foi até um pouco feminista e mostrou igualdade de gêneros ao ter Biba como quem comandava a maior parte das brincadeiras e ideias.

cmais.com.br

Com um carisma e seu jeitinho, a personagem era quem liderava as crianças em grande parte das aventuras pelo Castelo e demonstrava a lúcidez que faltava nos demais personagens meninos.

3. O programa apresentou na prática como o respeito às diferenças de cada indivíduo era parte importante da harmonia.

youtube.com

A cobra Celeste nunca escondeu de ninguém que seu maior sonho era ter mãos, pernas ou asas. E mesmo assim sempre recebia carinho de todos e era aceita como ela é. No episódio "Asas da imaginação" onde ela consegue conquistar temporariamente seu sonho de poder voar (de maneira atrapalhada), também recebeu o apoio dos amigos.

Publicidade

5. Você foi aprendendo ao longo do tempo que gosto não se discute.

youtube.com

No episódio "Beleza", Nino recebe de Caipora um presente que ele acha horrível. Por sua vez resolve fazer uma arte e entrega para a amiga que também acha péssimo. Até que chegam a conclusão que gosto é algo muito particular.

6. O programa tratou temas difíceis, como a vida e a morte, de forma delicada e eficiente.

youtube.com

No episódio "Asas" as crianças encontram um passarinho ferido e prontamente e cuidam do bichinho, mas sem sucesso. A morte do passarinho é abordada com bastante simplicidade e sinceridade, já que o público alvo do programa eram crianças de 6 a 8 anos.

7. Com o Castelo você teve os primeiros contatos com as raízes culturais de nosso país e o respeito com a ecologia.

cmais.com.br

Quem não se lembra da Caipora contando as aventuras dos irmãozinhos Poranga e Purunga em sua tribo? Através dessas histórias, o programa exaustivamente reforçou a necessidade de respeito aos animais e cuidados com a natureza, além de enaltecer as diferenças culturais que o Brasil possui.

8. Sem você perceber, o programa te ensinou noções importantes de se manter uma dieta equilibrada.

youtube.com

De maneira bastante didática, a necessidade de uma boa dieta foi apresentada no episódio "Alimentação". Nino e as crianças que se recusaram a comer verduras e legumes foram deixados pra trás em uma competição contra Caipora, que havia comido todas as vitaminas.

Publicidade

9. Você aprendeu com frequência a manter um cuidado e ter respeito com os mais velhos.

youtube.com

Embora fosse bastante teimoso, Nino era bastante obediente e respeitoso com seu Tio Victor e sua Tia Morgana.

Em especial, no episódio "Relações familiares", recebe pela primeira vez a visita de seu Avô e percebe que ainda tem muito a aprender com os mais velhos.

10. Seu primeiro contato com literatura nacional foi através das poesias do Gato Pintado.

youtube.com

Com as pequenas inserções de poesia, o Castelo apresentava de forma bastante interessante textos de consagrados autores como Cecília Meirelles, Mario Quintana e muito mais.

11. Você se divertiu aprendendo as primeiras noções de democracia com a Celeste.

youtube.com

No episódio "Eu prometo", Celeste fica responsável temporariamente pelo Castelo e começa a abusar do poder. Os demais habitantes com a ajuda de Penélope resolvem dar um basta na situação e propõe eleições diretas para decidir quem deve ser o novo representante de Dr. Victor.

12. Nino te mostrou que é muito importante manter viva a criança dentro de você.

youtube.com

No episódio "O Nino mudou", o personagem principal resolve no auge dos seus 300 anos que não quer mais ser uma criança e decide adotar um comportamento adulto. Nino então percebe que crescer é bastante chato e com a ajuda dos amigos volta a ser o menino de sempre.

13. Sem querer você recebeu um dos primeiros contatos com a necessidade de administrar bem seu dinheiro.

youtube.com

O vilão Doutor Abobrinha, vestido como uma imitação de Silvio Santos, indiretamente contribuiu para ensinar como é importante saber lidar com suas finanças no episódio "Me dá dinheiro aí".

14. Da mesma forma que absorveu a ideia que é preciso ter cuidado com desperdício de água e luz.

youtube.com

No episódio "Raios e Trovões", o Dr Pompeu Pompílio Pomposo encarnou um fiscal de saneamento básico e aplicou corretas multas (embora não verdadeiras) em qualquer espécie de desperdício que encontrava por dentro do Castelo.

15. E o principal: Castelo Rá-Tim-Bum te ensinou quanto é importante o valor de uma verdadeira amizade.

decracha.com.br

Talvez a lição mais proveitosa que o Castelo Rá-Tim-Bum deixou foi a de valorizar seus amigos, independente do tamanho, se é careca, se é rastafári, se é totalmente rosa, se é de outro planeta, uma lenda folclórica brasileira ou mesmo se é um animal falante.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss