back to top

Este humorista jura que a sua "piada" sobre o filho do Will Smith não é racista

Rodrigo Fernandes, também conhecido como Jacaré Banguela, apagou a publicação, mas não pediu desculpas.

publicado

Will Smith, um dos intérpretes da música oficial da Copa, "Live it Up", esteve no encerramento do evento para uma apresentação. No estádio, ele tirou esta foto com o seu filho Jaden Smith e postou em seu Instagram:

instagram.com

Em outra foto, ele anunciou que aquele era o início das férias em família.

Porém, com esse comentário do humorista Rodrigo Fernandes – também conhecido como Jacaré Banguela – no Twitter, deu pra perceber que o Will Smith estava de férias, mas o racismo não.

Reprodução / Twitter

O que dá para entender do que Rodrigo quis dizer é que mesmo sendo rico, por ser negro, Jaden tem a aparência de "pobre" e parece um pedinte. Será que ele faria a mesma "piada" se os dois fossem brancos?

Quer saber se uma pessoa é racista ou reproduz racismo? Se pergunte duas coisas: Ele diria a mesma coisa pra uma pessoa branca? Ele teria coragem de dizer o mesmo frente a frente a uma pessoa negra? Se a resposta for "não" então é racista seja consciente ou inconscientemente

Quando as pessoas viram a postagem do humorista, ficaram desacreditadas: como ele pode ter feito um comentário tão racista logo após o youtuber Cocielo perder patrocinadores pelo mesmo motivo?

E hoje temos mais um episodio de influencer racista. Sério. É muito lamentável, pq obviamente é uma afronta. não é possivel depois de todo debate gerado pelas declarações racistas do cocielo o cara faça igual dois segundos depois. https://t.co/mfQFphzQU9

Com a rápida repercussão negativa sobre o que disse, Rodrigo Fernandes apagou o comentário e reclamou de "colegas". Mas depois ele se arrependeu e apagou este tuíte também.

Reprodução / Twitter

Pode ser que ele tenha se referido a Pablo Peixoto, apresentador do programa Qu4tro Coisa, que deu um toque avisando que "daria merda".

Reprodução / Twitter / Via Twitter: @pattymasc

Outro tuíte que Rodrigo Fernandes apagou foi este, em que deixa clara a sua opinião sobre quem reclamou do teor racista da sua publicação:

Racismo agora chama "chifre em cabeça de égua".
Reprodução / Twitter

Racismo agora chama "chifre em cabeça de égua".

Por fim, ele deixou no ar esse tuíte explicando por que apagou a sua publicação:

Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre. Bom dia :)

Em uma das postagens apagadas, uma das seguidores de Rodrigo disse que ele é inteligente, criativo e que pode sobreviver sem fazer piadas racistas.

@jbanguela Se vc é branco não faça piada de negro. Vc é inteligente e criativo... consegue sobreviver sem isso!! Existe um mundo lá fora s ser explorado não há necessidade de fazer piadas sobre um negro parecer ladrão, flanelinha ou algo do tipo. #pas

Porém, nem a tal da "piada" era criação dele.

não acredito que o twit racista do jacaré banguela era kibe de outro twit racista https://t.co/VhPwmrOHoz

Essa não é a única publicação racista dele. Assim como no caso do Cocielo, encontraram postagens antigas que também são preconceituosas.

parem de fazer esse tipo de gente famosa. racismo mata, prende, agride e destrói a autoestima de quem o sofre. racismo não é piada. racismo é crime. https://t.co/rUHWD18lZf

Com tudo isso, fica a desconfiança de que Rodrigo Fernandes fez o comentário racista de propósito para ganhar destaque e virar assunto.

E o tal Jacaré Banguela ainda escreveu "Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre." Foi racista e tá usando isso pra aparecer. Que negócio ridículo.

Já que ele está fazendo chacota da situação:

Dia 10 chegando e eu aqui mais sem dinheiro que o @cocielo!

Mas até quando o racismo vai ser um meio de promoção de artistas?

A gente sabe que a sociedade está doente quando fazer piada racista se torna estratégia de marketing pra ganhar seguidores. Racismo é crime.

Mesmo que o humorista tenha feito o comentário racista de propósito, fechar os olhos não é a melhor solução para acabarmos com o problema.

"Ele fez pra chamar atenção, não dá atenção" Essa tática de fingir que não viu racismo já não funcionou. Agora a gente podia usar a tática de tentar entender porque o mainstream do nosso meio digital é majoritariamente racista e misógino, que tal?

Se temos tantos influenciadores racistas e machistas, precisamos rever quais pessoas damos atenção e tornamos populares para que essa história não se repita.

antes que isso aqui fique insuportável a gente falando do "humorista" racista da vez, vamos aproveitar e falar também de pessoas negras fazendo coisas bacanas. é muito exaustivo abrir uma rede social e a TL estar tomada de prints apontando o racismo mais rasteiro

Além do seu trabalho independente, o humorista participa como jurado do programa da Eliana, do SBT, há 5 anos. Por isso, as pessoas começaram a cobrar a emissora por manter um contrato com ele.

O jacaré banguela racista trabalha no programa da @Eliana @ProgramaEliana???? Não pode ser verdade que tem racista declarado ao lado da nossa fada, vamos ter que boicotar? Questionem a Eliana e a direção do programa, gente! https://t.co/tygW2jqM4l

Rodrigo Fernandes já foi apresentador no Multishow, repórter na Fox Sports e comediante com especiais no canal Comedy Central.

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.