back to top

O novo papel higiênico preto da Personal não é racista, mas seu slogan sim

"Black is Beautiful" é nome de um movimento negro histórico muito importante.

publicado

Nesta segunda (23), a marca Personal divulgou seu mais novo produto: um papel higiênico preto, que gerou um enorme burburinho nas redes sociais.

Ele surgiu num contexto em que a comunidade afro-americana dos Estados Unidos lutava pelos direitos civis básicos. Os Panteras Negras eram um dos articuladores do movimento que buscava exaltar a beleza negra, que até então era marginalizada.

Reprodução / Maine International Film Festival / Via miff.org

No Brasil o movimento ficou conhecido como "Negro é Lindo".

Publicidade

Muitas pessoas se incomodaram com a maneira como a Santher, detentora da marca Personal, divulgou o novo produto. Uma delas foi o Anderson França, que fez um post no Facebook e deu um contexto do movimento "Black is Beautiful".

Facebook: DinhoEscritor

"Pessoas morreram para que essa expressão fosse reverenciada até hoje.

Pessoas continuam morrendo e essa expressão é mais importante e vital que nunca antes.

Mas no Brasil, se você digitar #blackisbeautiful você vai encontrar papel de bunda.", diz trecho do post.

Algumas pessoas lembraram que a qualidade do produto é o que menos importa e que o fato grave é a marca relacionar um movimento sério como o "Black is Beatiful" a um papel higiênico.

O coletivo Sistema Negro até mandou um recado diretamente para a Santher, empresa responsável pela marca Personal.

Facebook: sistemanegrodesom011

O @dafnesampaio disse que tudo bem fazer um papel higiênico de cor preta, mas que o PRINCIPAL problema é utilizar a hashtag #BlackisBeautiful como slogan.

papel higiênico preto?! ok, vá lá. a ruivinha de garota propaganda?! blz, vai aí. mas usar #BlackIsBeautiful é muit… https://t.co/WdxBgJQHQi

Publicidade

A questão que fica é: NINGUÉM pensou que isso iria dar merda?

eu não vejo a hora de criar o depto de VAI DAR MERDA® pq como pode uma campanha de PAPEL HIGIÊNICO PRETO usar #blackisbeautiful?????

Personal: é racismo se apropriar de um movimento negro histórico e importante para usar de slogan em um papel higiênico.

Facebook: andreza.delgado

UPDATE

A assessoria da Neogama, agência responsável pela campanha, e Santher disse que “tal assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha. Leia na íntegra a nota enviada à redação do BuzzFeed Brasil:

“A mensagem criativa da campanha para o produto Personal Vip Black foi selecionada com o objetivo de destacar um produto que segue tendência de design já existente no exterior e trazida pela Santher para o Brasil. Nenhum outro significado, que não seja esse, foi pretendido.

Refutamos toda e qualquer insinuação ou acusação de preconceito neste caso e lamentamos outro entendimento que não seja o explicitado na peça.

Desta forma, Santher e Neogama vem a público informar que tal assinatura foi retirada de toda comunicação da campanha e apresentar suas desculpas por eventual associação da frase adotada ao movimento negro, tão respeitado e admirado por nós”.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss