back to top

27 cantoras negras de outras gerações para jamais esquecer

Prepare seus ouvidos e coração, pois estas mulheres cantam com a alma.

publicado

Este tuíte da @BiVidal gerou uma lista colaborativa de cantoras negras que JAMAIS devem ser esquecidas.

cantoras negras de outras gerações que todos deveriam conhecer:

Prepare seus ouvidos e coração, pois estas mulheres cantam com a alma.

Publicidade

1. Ella Fitzgerald

instagram.com

Ella Fitzgerald foi a cantora de jazz feminina mais popular nos Estados Unidos. Em sua vida, ela ganhou 13 Grammy e vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Sua voz era flexível, abrangente e precisa. Ela podia cantar baladas sensuais, jazz e imitar todos os instrumentos de uma orquestra. Na verdade, ela é impossível de se esquecer.

2. Donna Summer

instagram.com

Rainha da disco music, Donna Summer chegou a ganhar 5 Grammy, recebeu 6 prêmios American Music Awards e ainda se aventurou no cinema. Rainha é rainha, né, mores?

3. Jovelina Pérola Negra

Instagram: @vini_andrade_85

Integrante da dinastia das grandes vozes femininas do samba, Jovelina Pérola Negra já trabalhou como empregada doméstica e vendedora ambulante de linguiça. Porém, ela nunca desistiu do sonho de se tornar cantora. Aos 40 anos, ela iniciou sua carreira e logo conquistou seu público. Ao todo, gravou seis discos.

4. Whitney Houston

instagram.com

Considerada uma das MAIORES cantoras da história, Whitney Houston é a artista feminina mais premiada de todos os tempos, tendo vendido 200 milhões de cópias de seus álbuns. Além de interpretar canções, Whitney também trabalhou como compositora, atriz, produtora cinematográfica, empresária e modelo.

Publicidade

6. Clementina de Jesus

instagram.com

Clementina é, sem dúvidas, um dos principais nomes do samba e da música popular brasileira. Além disso, a cantora também é responsável por manter viva a tradição, a cultura e a história dos negros escravizados no Brasil. Trabalhou por anos como empregada doméstica, mas conquistou a crítica e o público por seu canto rouco e quase falado. Ela gravou mais de 120 músicas e participou do disco de outros cantores, incluindo Milton Nascimento.

7. Nina Simone

instagram.com

Uma das artistas mais impressionantes do século 20, Nina Simone é uma das grandes vozes do jazz. A cantora também era conhecida pelo seu ativismo junto ao movimento Black Power nos Estados Unidos. Seu legado na música é gigante: são mais de 40 álbuns gravados. Incrível demais.

8. Aretha Franklin

instagram.com

Rainha do Soul, Aretha é a segunda mulher com mais Grammy na história. Seu legado se estende por seis décadas. A artista também cantava pop, rock e até mesmo ópera.

9. Elza Soares

instagram.com

Elza Soares ainda é uma das vozes mais importantes na atualidade. Mais do que tudo, a cantora é uma sobrevivente. Em 2000, a BBC de Londres a elegeu como a cantora do milênio.

10. Cesária Évora

instagram.com

A cantora de Cabo Verde ficou conhecida como a "diva dos pés descalços". Esse foi o título de seu primeiro álbum e Cesária sempre se apresentava sem sapatos. Em 2009, ela recebeu a insígnia da Ordem da Legião de Honra da França após mais de 45 anos de carreira musical.

Publicidade

11. The Supremes

instagram.com

Florence Ballard, Diana Ross e Mary Wilson formavam a The Supremes, girlband que fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70. Cantavam doo-wop, pop, soul, psicodelia e disco.

12. Miriam Makeba

Reprodução / Youtube

Conhecida como Mama África, a cantora sul-africana era uma importante ativista em seu país. Lutou contra o apartheid, chegou a ter seus discos banidos e sua nacionalidade cassada. Em 1990, ela retornou ao seu país a convite do presidente Nelson Mandela, que a recebeu pessoalmente.

13. Tina Turner

instagram.com

Tina é, sem dúvidas, uma das maiores lendas da música. Além das músicas marcantes, a cantora influenciou totalmente os bailes blacks com suas coreografias. Ícone, ela é também uma "it-lady". Em 2003, aos 73 anos, se tornou a pessoa com mais idade a estrelar uma capa da "Vogue".

14. Dona Ivone Lara

instagram.com

Matriarca do Samba, Dona Ivone Lara é cantora, compositora e instrumentista. Enfrentou o machismo para ser reconhecida pelos sambas que compôs, conhecidos pela sofisticação melódica e harmônica.

15. Billie Holiday

instagram.com

Billie era uma cantora totalmente autêntica e talentosa. Sua cantoria era como um sentimento, como se ela mesma produzisse notas de um instrumento musical. Viveu pouco, morreu com apenas 44 anos, e, mesmo assim, marcou a música para sempre.

Publicidade

16. Zezé Motta

instagram.com

Mais conhecida pelo seu trabalho como atriz, Zezé Motta é uma cantora de mão cheia. Ao todo, são 13 álbuns já gravados e uma carreira que mostra como ela é uma artista completa.

17. Josephine Baker

Reprodução / Youtube

Cantora, dançarina e ativista pelos direitos civis, Josephine era conhecida por cantar como um pássaro. Enfrentou muito racismo durante sua carreira e já foi chamada de "Vênus Negra", "Pérola Negra" e "Deusa Crioula".

18. Abbey Lincoln

instagram.com

Abbey Lincoln ficou conhecida por seu estilo independente e determinado. Gravou e atuou em filmes nas décadas de 50 e 60. Ressurgiu como compositora na década de 90 e bateu recorde de vendas ao lançar dois álbuns no qual criticava alguns rappers, revistas em quadrinhos e cineastas "por lucrarem com o menosprezo da cultura negra".

19. Alcione

instagram.com

Alcione continua mais atual do que nunca. Também é conhecida por "Marrom" e tem uma voz inconfundível. Já são 45 anos de carreira e muitos fãs apaixonados.

20. Etta James

instagram.com

Etta foi uma cantora e compositora de blues, R&B e gospel. Apelidada de "Miss Peaches", ficou na 22ª posição entre os maiores cantores de todos os tempos em eleição da revista Rolling Stone.

Publicidade

21. Lia de Itamaracá

instagram.com

Lia de Itamaracá é uma dançarina, cantora e compositora pernambucana de muito talento. Conhecida pelas cirandas, é tão apaixonada pela Ilha de Itamaracá que carrega o local em seu nome artístico.

22. Chaka Khan

instagram.com

Ícone da música negra norte-americana, Chaca Khan estourou nos anos 70, quando fazia parte da banda de funk Rufus. Ativista pelos direitos civis, atuou junto aos Panteras Negras.

23. Sandra de Sá

instagram.com

Um dos grandes nomes da MPB, Sandra de Sá sempre apresentou em seu trabalho a black music. Estourou nos anos 80 e marcou para sempre a música brasileira.

24. Oleta Adams

instagram.com

Oleta Adams ficou conhecida por seu trabalho em projetos musicais com artistas como Phill Collins, Elton John e no grupo Tears for Fears. Hoje, a cantora segue sua carreira solo.

25. Minnie Riperton

instagram.com

Minnie Riperton passou pelos grupos The Gems, The Rotary Connection e, em paralelo, construiu sua carreira solo. Nos anos 70, estourou com o hit romântico "Loving You".

26. Tammi Terrell

instagram.com

A carreira de Tammi Terrell foi bem curta. Ficou mais conhecida quando passou a cantar num dueto com Marvin Gaye. Em 1967, quando sua carreira decolou, descobriu um tumor que a levou a morte com apenas 24 anos.

27. Sarah Vaughan

instagram.com

Sarah Vaughan foi uma cantora norte-americana de jazz, conhecida pela sua voz de tom grave e versatilidade. Em 1989, ganhou o NEA Jazz Masters, um dos prêmios mais importantes do jazz.

Em parceria com