back to top

10 comidas prontas que têm MUITO sódio e açúcar

Você sabe que alimentos industrializados têm muito mais açúcar e sódio do que o recomendável. Mas já parou para olhar QUANTO?

publicado

Você sabe há muito tempo que alimentos industrializados excedem (e muito) as quantidades diárias recomendadas de açúcar e sódio. Mas já parou para olhar QUANTO?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto consuma diariamente, no máximo, 5 gramas de sal (uma colher de chá, equivalente a 2 gramas de sódio) e 50 gramas de açúcar (cerca de 12 colheres rasas de chá).

O ideal, porém, é limitar o consumo diário de açúcar a 25 gramas, segundo a instituição.

2. METADE de uma lasanha à bolonhesa da Sadia que "serve duas pessoas" (muitas aspas aí) tem 49% da quantidade máxima recomendada de sódio.

Ou seja: se você já comeu uma caixa inteira destas (não vou dizer quem já fiz isso várias vezes), já chegou a 98%.

Publicidade

5. O Guaraná Antarctica informa que um copo (200 ml) do refrigerante tem 20 gramas de açúcar. Ou seja: uma latinha (350 ml) tem 35 gramas, 70% do valor máximo indicado pela OMS.

6. A Coca-Cola tem 21 gramas de açúcar por copo (200 ml) -- quase 37 gramas por lata de 350 ml, ou 74% do limite diário.

A tabela nutricional do site oficial Coca-Cola lista açúcares como "carboidratos", sem mencionar que 100% desses carboidratos são... açúcares.

Publicidade

7. Já ouviu falar que o tal do "néctar de fruta" às vezes tem mais açúcar que refrigerante, né? É verdade. Num Del Valle de uva há 49 gramas de açúcar, 98% do máximo recomendado pela OMS.

8. O Angus Bacon, um dos hambúrgueres mais pesados do McDonald's, tem 80% da quantidade máxima de sódio recomendada por dia.

9. E ele ainda perde feio para o Stacker Triplo, do Burger King, que tem 122% (CENTO E VINTE E DOIS POR CENTO).

10. Está vendo este prato do Habib's chamado "Primavera"? Parece mais tranquilinho, não? Não. Ele tem 130% do valor máximo de sódio recomendado por dia.

Publicidade