back to top

Depois de fazer esta pizza quadrada você nunca mais vai querer delivery

Só precisa ter um forno e uma travessa de metal.

publicado
Instagram: @rafaelcapanema

Esta receita é parte do post 10 coisas muito legais para você experimentar em agosto.

Eu costumo fazer pizzas em casa — geralmente as redondas, tradicionais. Mas, depois de conhecer a Pizzarium, em Roma, me apaixonei também pela pizza al taglio, que geralmente é quadrada, cortada com tesoura e vendida por peso. A massa é crocante por baixo e extremamente macia e aerada por dentro.

Para preparar este estilo de pizza, você não precisa de muitas habilidades nem equipamentos especiais: basta um forno normal e uma travessa retangular de metal (de preferência, alumínio).

A receita abaixo é adaptada da de Gabriele Bonci, dono da Pizzarium, tal como transcrita pela blogueira Elizabeth Minchilli.

O único equipamento especial que eu recomendo é uma balança digital. A receita provavelmente vai dar certo sem ela, mas, se você pretende levar pizza em casa A SÉRIO, é obrigatória.

RENDIMENTO

Duas pizzas para uma travessa de 35 cm x 25 cm. Cada pizza serve duas pessoas.

INGREDIENTES

* 500 g (4 copos) de farinha de trigo (se você encontrar uma farinha italiana 00, especial para pizza, melhor)

* 350 g (1,5 copo) de água

* 20 g (1,5 colher de sopa) de azeite extra-virgem

* 3,5 g (0,5 colher de sopa) de fermento biológico seco instantâneo

INSTRUÇÕES

# Com uma colher, misture bem a farinha, o fermento e a água numa tigela grande. Adicione o sal e o azeite e misture bem mais uma vez. Pronto! Não precisa sovar.

# Cubra a tigela com filme plástico ou um pano limpo e deixe a massa crescer de 12 a 24 horas em temperatura ambiente ou, se você tiver mais paciência ainda, de 48 a 72 horas na geladeira.

# Divida a massa em duas partes iguais. Reserve a segunda metade para fazer outra pizza mais tarde.

# Unte a travessa com azeite, polvilhe a massa com farinha e transfira-a para a travessa. Com as mãos enfarinhadas, massageie-a com MUITA delicadeza, para não estourar as bolhas da fermentação, até que ela preencha a travessa quase inteira.

# Cubra a travessa e espere de 2 a 3 horas para que a massa espalhe-se naturalmente até as extremidades.

# Pré-aqueça o forno na temperatura máxima (no meu caso, 250° C) por pelo menos 45 minutos.

# Coloque a travessa no chão do forno pré-aquecido e asse por 10 minutos. Confira a parte de baixo e, se ela estiver dourada, tire-a do forno e vá para o passo seguinte. Se não, asse-a até dourar (até 5 minutos a mais).

# Fora do forno, acrescente as coberturas da pizza de sua preferência.

# Se o seu forno tiver a função grill, ligue-a. Coloque a travessa no meio do forno e termine de assá-la. Pode demorar de 8 a 15 minutos, dependendo do seu forno. Se a massa ficar por muito mais tempo que isso, vai ressecar demais.

# Tire a pizza da travessa, finalize-a como quiser (com orégano, manjericão, azeite e queijo parmesão ralado, por exemplo) e sirva imediatamente.

DICAS

# Aproveite a superfície larga da travessa para preparar vários sabores (eu geralmente faço de cinco ou seis).

# Não exagere na quantidade de molho nem abuse de ingredientes úmidos demais, como muçarela fresca — drene-a antes, se for usá-la. Eles podem MATAR a crocância da sua pizza (acredite, aconteceu comigo e foi bem triste).

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss