back to top

Apenas um lembrete de que Sansa Stark é tão foda quanto seus irmãos

Não há motivo para diminuir Sansa Stark.

publicado

Mas agora que ela reencontrou seus parentes que sobreviveram — Jon, Bran e Arya —, algumas pessoas ainda estão com a impressão de que Sansa continua sendo a Stark mimada e malcriada da família, a mesma pessoa que conhecemos lá no início da série.

Publicidade

Algumas pessoas teimam em compará-la com Jon Snow, que seria um líder melhor, com Bran, que tem visões, e com Arya, que é uma guerreira excepcional.

if Sansa thinks she can make a better leader than Jon Snow in this new episode someone needs to smack the sense into her #GoTS7

"Se a Sansa acha que pode ser uma líder melhor que Jon Snow neste novo episódio alguém precisa jogar a real para ela."

E algumas pessoas começaram a achar que Sansa tem inveja de seus irmãos.

When Sansa saw Arya getting crazy w the swordplay and all she know how to do is argue.

"Quando Sansa viu a Arya enlouquecendo com a batalha de espadas e tudo o que ela sabe fazer é discutir."

E que ela "gosta de se fazer de vítima".

Sansa plays the victim when all she's been doing is move from one castle to the next, can't compare that to the L's her siblings have taken

"Sansa banca a vítima quando tudo que ela fez foi mudar de um castelo para o outro, não dá para comparar com o que seus irmãos passaram."

Alguns disseram que ela age como a irmã que nunca conseguiu um "excelente" emprego depois da faculdade.

Sansa is the kid still living at home after college when all her siblings have awesome jobs and shes stuck hearing about it. #GameOfThrones

"Sansa é o filho que ainda está vivendo na casa dos pais depois da faculdade quando todos seus irmãos tem empregos maravilhosos."

Ou que ela simplesmente não se compara aos outros Starks.

Sansa in comparison to her siblings:

"Sansa em comparação com seus irmãos."

Publicidade

Que ela não "subiu de nível" como os outros.

Sansa is big mad that all of her siblings leveled up while they were gone and all she got was little finger… https://t.co/bfwb15fblr

"Sansa está brava que todos os seus irmãos cresceram enquanto estiveram fora e tudo o que ela conseguiu foi o Mindinho."

E algumas pessoas apenas não gostam de Sansa e ponto final.

Arya Stark >> Sansa Strak. And that's that on that. #ThronesYall #GameofThrones

"Arya Stark >> Sansa Stark. E é isso."

Todos têm direito a uma opinião, mesmo que essa opinião esteja errada.

Mas preste atenção no que vou dizer: Sansa é uma excelente personagem e sua transformação em uma pessoa mais madura é tão impactante quanto a do seus irmãos.

Vamos voltar ao início da série, quando Sansa teve de acompanhar a execução do seu pai, Ned Stark. Isso claramente marcou uma mudança na sua atitude.

Joffrey ordenou que Sansa ficasse olhando para a cabeça de seu pai na estaca — e logo após ter presenciado essa brutal execução, Joffrey já estava falando em matar seu irmão, Robb Stark. "Depois de juntar meus exércitos e matar o seu irmão traidor, vou lhe dar a cabeça dele também!", Joffrey disse no 10º episódio (Fire and Blood) da 1ª Temporada. Sansa respondeu com um "ou talvez ele me dê a sua".

Ali ela já demonstrava uma Sansa diferente da que havíamos visto antes — alguém que não tinha medo de se fazer ouvir, mesmo diante do perigo.

Ela sofreu não apenas abusos emocionais nas mãos de Joffrey, mas também abusos físicos.

HBO

Conseguir sobreviver a pelo menos um dia tendo de lidar com Joffrey é prova da força interior de Sansa. Ele a humilhou, mas nunca conseguiu destruí-la completamente.

Publicidade

Tyrion Lannister, mestre em maquinações, até elogiou as habilidades estratégicas de Sansa no 4º episódio da 2ª Temporada (Garden of Bones).

"-- Eu sou leal ao Rei Joffrey, meu único amor verdadeiro.
-- Lady Stark, você talvez sobreviva mais do que todos nós."

Logo após Tyrion resgatar Sansa de Joffrey, que estava abusando da jovem por causa de seu ódio a Robb, ela consegue manter as aparências fingindo lealdade ao rei descontrolado. Tyrion então percebeu que ela estava jogando xadrez.

E Sansa continuou sendo mais inteligente do que Joffrey, como no 1º episódio da 2ª Temporada (The North Remembers), quando ela salva Sor Dontos. Joffrey queria que ele bebesse um barril de álcool por ter aparecido bêbado para um torneio no dia do nome do rei.

"Ele não merece a misericórdia de uma morte rápida. Ele seria melhor como bobo da corte do que como cavaleiro."

E isso é importante porque posteriormente ele salva Sansa quando Joffrey morre, na 4ª Temporada. Sor Dontos a ajuda a escapar pelas ruas de Porto Real até um barco no cais. Apesar de acabar morrendo, pois Mindinho acha que ele não passa de um bêbado, a boa ação de Sor Dontos para Sansa é um lembrete de que mesmo nesse mundo horrível, onde pessoas morrem por qualquer coisa, demonstrar compaixão e formar alianças podem levá-la longe.

Sem mencionar que Sansa sobreviveu aos horrores de ser casada com Ramsay Bolton, que conseguiu ser ainda pior do que Joffrey.

E lembra como ela finalmente derrotou o louco do Ramsay? Ela entrou em contato com Mindinho e os Cavaleiros do Vale, que acabaram com os exércitos de Bolton e ajudaram os Starks a retomar Winterfell.

HBO

Sansa teve um papel importante na vitória de Jon na Batalha dos Bastardos, isso porque ela soube como usar os recursos que tinha. E como Jon provavelmente seria contra isso, ela escondeu seus planos dele.

E, atualmente, na 7ª Temporada de "GoT", Sansa está demonstrando toda sua aptidão para liderar e administrar Winterfell na ausência de Jon.

"-- Eles estão cobrindo essas armaduras com couro? Bom, eles não deveriam? Para quando o frio de verdade chegar?"

Ela está se assegurando de que haverá comida suficiente para o povo do Norte (caso todos tenham de se refugiar em Winterfell para o longo inverno vindouro), delegando responsabilidades e equipando adequadamente o seu exército. E tudo isso enquanto lida com a reunião da família Stark e com como a vida mudou desde a última vez em que eles se viram.

Publicidade

Óbvio, ela não pode lutar como Arya e Jon e não possui a clarividência de Bran. Mas ela é uma líder ponderada e inteligente, que não se deixou abater pelas dificuldades que a vida lhe impôs, e isso diz ~muito~ sobre sua personalidade e força.

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss