back to top

Instagram lança recurso em que fotos e vídeos somem como no Snapchat

Imagens postadas na plataforma também poderão ficar de fora do feed principal.

publicado

O feed do Instagram muitas vezes dá a impressão de ser como um museu, apresentando o melhor da produção de seus usuários.

Agora, a empresa está adicionando uma nova seção que mais parece uma mostra de galeria pop-up: ela é mais confusa, mais caótica e tem a característica do veja-agora-ou-nunca.

Batizada de “Stories”, a nova seção receberá fotos e vídeos que não ficarão no feed principal do Instagram e desaparecerão após 24 horas.

A empresa espera que o “Stories” incentive as pessoas a compartilharem mais fotos e vídeos, passando mais tempo no app e menos nos concorrentes, como o Snapchat.

Será uma grande mudança, provavelmente a atualização mais importante da plataforma desde que ela passou a aceitar vídeos.

Como o ‘Stories’ vai funcionar?

O ‘Stories’ ficará no topo do feed do Instagram. Ele consistirá numa série de círculos com avatares de pessoas e marcas que você segue.

Ao clicar em um dos círculos, vídeos e imagens começarão a tocar, pulando de um a um automaticamente.

Se o usuário postar uma série de atualizações durante o dia, o seu “story” no Instagram irá apresentá-las na mesma ordem que foram enviadas. Ao terminar a “story” de uma pessoa, o aplicativo avança automaticamente para a próxima pessoa ou marca, e assim por diante.

Como o principal feed do Instagram ou o feed do Facebook, as “stories” serão classificadas por algoritmos. As atualizações das pessoas com quem você mais interage terão prioridade.

O Instagram diz que tentará apresentar as “Stories” mais relevantes para o usuário no momento do acesso. Uma vez que você começa a ver as “stories” listadas, poderá ver as atualizações postadas nas últimas 24 horas.

O novo recurso também permite que você saiba quem viu suas “stories” e impeça algumas pessoas de vê-las. Ele também permite que fotos e vídeos publicados no “Stories” depois sejam movidos para o seu feed principal.

A gravação de “Stories” também será diferente, utilizando a câmera do celular no modo fullscreen (em vez da tradicional janela quadrada do Instagram) e orientada para o formato retrato. Também existirão ferramentas para adicionar textos, desenhos e emojis às fotografias.

Para gravar um vídeo, basta pressionar um botão na parte inferior da tela. Assim que você fizer uma imagem ou um vídeo, em um clique poderá publicá-los como parte de uma “storie” –mas também poderá adicionar outros efeitos antes disso. A ferramenta de texto permitirá adicionar palavras ou emojis. Existem também ferramentas de desenho para pintar ou realçar as cores das fotos.

Em suma, a experiência do ‘Stories’ lembra muito a rapidez e a informalidade do Snapchat.

A história do “Histórias” do Snapchat

É difícil ver a nova ferramenta do Instagram como algo além de uma concorrência direta (ou uma simples imitação) das “Histórias” do Snapchat. O Instagram adicionou o mínimo para que o novo serviço possa se diferenciar do concorrente.

O Instagram diz que a inspiração para a nova ferramenta veio do que observou na própria plataforma, ou seja, que o novo recurso foi impulsionado pelo que as pessoas já estão fazendo no Instagram de outras maneiras --por exemplo, importando imagens com textos de outros aplicativos ou criando contas secundárias, os chamados "finstagrams", para post mais informais ou do dia-a-dia.

A empresa disse que percebeu que sua comunidade queria compartilhar mais, mas estava relutante em fazer isso no principal feed da plataforma.

Apesar disso, é difícil não ver a atualização como uma resposta do Instagram ao sucesso do Snapchat.

Kevin Weil, diretor de produtos do Instagram, disse que esse não é o caso. “Eu acho que o formato ‘stories’ terá ampla adoção. Da mesma forma que o Facebook foi o primeiro a ter um feed, e depois muitos outros aplicativos o seguiram. O Twitter também foi o primeiro a usar hashtags, e agora as hashtags estão por toda parte. Eu acho que as “stories” serão vistas da mesma maneira. É um novo formato, é um formato poderoso, é um formato que, acho, será adotado por todos."

Ainda assim, muita gente vai achar essa atualização um pouco...familiar, quando ela for lançada globalmente para iOS e Android nesta terça (2).

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss