back to top

A Globo sempre faz vista grossa para o que acontece dentro do BBB

A emissora já tentou blindar o programa em suspeitas de estupro, homofobia e racismo.

publicado

Assim que a notícia da prisão do ex-BBB Laércio tomou a internet, as pessoas começaram a discutir o papel da Globo sobre o caso, pedindo um posicionamento da emissora.

E a Rede Globo precisa se retratar, pois fez uma campanha de ataque às feministas e de proteção de Laércio na época do programa.

Globo deveria ter vergonha na cara e se desculpar por ter colocado um pedófilo no BBB. O lugar desse Laércio é na cadeia! #ChegaDePedofilia

Algumas pessoas ainda levantaram a hipótese da Globo ter escolhido Laércio exatamente por causa das polêmicas que ele poderia criar.

O triste nessa historia do Laercio é pensar q a Globo escalou esse cara pro BBB de proposito por causa do historico conturbado dele

Esta não é a primeira vez que as redes sociais cobram a Globo e a direção do BBB, mas poucas vezes (ou nenhuma) a emissora demonstrou preocupação em elaborar respostas sobre os casos complicados que acontecem dentro do programa.

Pelo contrário, muitas vezes a emissora parece tentar fazer vista grossa ou blindar da crítica as diversas situações delicadas que aparecem no reality show.

Além de Laércio, o BBB 16 teve ainda o caso da "esponja black power". As redes sociais acusaram a escolha do objeto para lavar louça de racista. A emissora negou o racismo e disse que a esponja era "parte de uma coleção".

Reprodução/ BBB / Via gshow.globo.com

No caso de Laércio, a emissora também não emitiu qualquer nota que respondesse às cobranças das redes sociais sobre ele. Pelo contrário, o discurso de despedida pelo Bial teve uma alusão ao “gosto” do Laércio por meninas novas.

Mesmo com o debate acalorado rolando nas redes sociais, Bial tentou adicionar poesia ao perfil complicado de Laércio. O texto de despedida completo foi:
Reprodução/ BBB / Via globoplay.globo.com

Mesmo com o debate acalorado rolando nas redes sociais, Bial tentou adicionar poesia ao perfil complicado de Laércio. O texto de despedida completo foi:

Você que apesar da cara de vilão, quer ser um homem bom. Você é quem não vê cara, não vê coração. Você que prometeu ser o vilão e cumpriu o muito pelo contrário. Você que dorme de cuecas, já que não pode dormir nu como de costume. Você e suas Lolitas, suas Anitas e a maioridade. Você e sua idade. Você que passa do ponto. Você e pronto. Vem para cá, Laércio!

Outra situação problemática foi a do suposto caso de estupro envolvendo Daniel e Monique, do BBB de 2012. A emissora se manteve em silêncio e só tomou providências depois que a polícia bateu na casa.

Reprodução/ BBB

O mesmo aconteceu no BBB 10, quando Dourado disse que "hétero não pega AIDS". A Globo se pronunciou, mas só depois de uma decisão judicial.

No BBB 13, Dhomini disse que "arrancou os dentes de um cachorro com um martelo" para se vingar de uma mordida, e foi amplamente criticado por entidades protetoras dos animais. A Globo e o BBB, novamente, fizeram silêncio.
Reprodução / Via g1.globo.com

No BBB 13, Dhomini disse que "arrancou os dentes de um cachorro com um martelo" para se vingar de uma mordida, e foi amplamente criticado por entidades protetoras dos animais. A Globo e o BBB, novamente, fizeram silêncio.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a Rede Globo para comentar este post. Publicaremos uma atualização assim que tivermos uma resposta.

Atualização: 19/05/2016, 12h50.

A Rede Globo enviou uma resposta a este post, por meio de sua assessoria de imprensa:

Não houve omissão da Globo em nenhum dos episódios citados pelo site. O Big Brother Brasil é um reality show e, por isso, não há roteiro nem falas pré-determinadas ou dirigidas pela Globo. Qualquer manifestação pessoal, equivocada ou não, feita pelos participantes não reflete o posicionamento da emissora.Sobre o suposto caso de estupro do BBB 12: A Globo se pronunciou logo no dia seguinte ao ocorrido. Somente após, foi instaurado inquérito policial, que acabou arquivado.Sobre a fala de Dourado sobre HIV: No mesmo dia do ocorrido, Pedro Bial informou no ar que "as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde". Na ocasião, o site do Ministério bateu o seu recorde de acessos. Em 2014, o tema voltou à tona e a Globo convidou a médica infectologista Rosana Richtmann para ir até a casa do BBB orientar os brothers – e o público - sobre as formas de contaminação por HIV, bem como sintomas e o tratamento da doença.Sobre a fala de Dhomini: Na época, a Globo reiterou que qualquer manifestação dos participantes não reflete o posicionamento da emissora. O próprio Big Brother Brasil, além de outras atrações da emissora, sempre que possível, aborda a importância de ações em prol da proteção dos animais. O tema esteve presente inclusive em outras edições do Big Brother Brasil.

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.