back to top

As pessoas acham que os filtros de beleza do Snapchat estão deixando suas peles mais brancas

O Snapchat se recusou a comentar.

publicado

Muitos usuários do Snapchat estão preocupados que alguns dos filtros do aplicativo parecem favorecer a pele branca, ou clareiam anormalmente o tom da pele dos usuários.

Lol, people thought I didn't have eye bags.. It was a snapchat filter peeps it made my skin whiter than it really is

"As pessoas acham que eu não tenho olheiras... mas foi só um filtro do Snapchat que fez com que minha pele parecesse mais branca do que realmente é."

Lol so they try put flowers on top of the face to distract from the fact that it's a skin lightening feature 😂😂 Snapchat you're not slick

"Então eles estão colocando flores no alto da cabeça para me distrair do fato de que é uma função que branqueia a pele.

Snapchat, você não fez direito."

Real talk though: can snapchat keep the flower crown filter but take the skin lightening thing away b/c 🤔.

"Falando sério: o Snapchat poderia manter o filtro da coroa de flores mas sem o branqueamento da pele."

@Snapchat can we please have the flower crown filter without the skin lightening? 😧 @snapchatsupport

"Snapchat, será que nós poderíamos ter o filtro da coroa de flores sem o clareamento da pele?"

O problema parece ser com os filtros "bonito" ou "beleza" do Snapchat, que pretendem fazer o usuário parecer mais atraente.

but why do the snapchat "beautifying" filters make your skin whiter and eyes lighter

"Por que os filtros de 'embelezamento' do Snapchat clareiam sua pele e seus olhos?"

Snapchat, I am very disturbed by the fact that your "beautification" filters make my skin lighter, and my nose and jaw smaller. Just saying.

'Snapchat, eu estou muito perturbada pelo fato de que os seus filtros de 'embelezamento' fazem com que minha pele fique mais clara e meu nariz e mandíbula pareçam menores. Só avisando."

O BuzzFeed News decidiu experimentar alguns dos filtros que geraram as reclamações dos usuários.

Filtro #1

Minha pele parece estar notavelmente mais clara. Mas o filtro clareia a foto inteira, também.

Filtro #2

Este é possivelmente o filtro de "beleza" mais conhecido do aplicativo. Embora neste caso minha pele não esteja branca, ela foi artificialmente alisada e ficou mais rosada, tirando seu tom natural. Meu nariz e queixo estão ambos digitalmente mais finos e meus olhos estão aumentados.

Filtro #3

Este filtro de beleza está temporariamente disponível no aplicativo. Parece adicionar maquiagem digital ao rosto do usuário, mas a clareza do efeito do batom e do olho parecem ser destinadas somente para usuários com tons de pele mais claras. Também diminuiu meu queixo e, outra vez, clareou a foto em geral, incluindo minha pele.

Como os filtros têm efeitos diferentes em rostos e tons de pele diferentes, pedimos que a escritora de beleza e estilo de vida do BuzzFeed Reino Unido Tolani Shoneye e a repórter júnior de celebridades do BuzzFeed Reino Unido Ellie Bate testassem dois dos filtros de beleza e escrevessem sobre como eles as fizeram se sentir.

Filtro #1

Tolani: Então, minha primeira reação sincera é OLHA COMO EU ESTOU BONITA. Minha pele parece impecável — tudo bem, um pouco mais clara do que minha pele real, mas ainda assim impecável — e minha maquiagem parece perfeitamente homogênea. Eu não sei se eu deveria estar ofendida pelo filtro de pele mais clara, mas eu realmente não estou. Eu não me preocupo muito em quão fino meu nariz está, porque, nas palavras de Beyoncé: "Eu gosto do meu nariz negro com narinas do Jackson Five".

Ellie: Eu entendo o conceito de ter um filtro de coroa de flor — está ~na moda~ e tudo bem. Mas isso clareia até a minha pele e eu nem achava que isso fosse possível. Ele apaga minhas sardas, o que é irritante, pois apesar de dizerem que elas são uma "imperfeição", eu gosto das minhas sardas. Eu pareço uma boneca, e a coisa do olho é estranha — eu não sei se deveria parecer que eles estão brilhando ou que eu estou chorando.

Filtro #2

Tolani: Então, o filtro de beleza me faz parecer mais bonita clareando minha pele (obrigada, Snapchat) e deixando meu rosto mais fino — algo que eu não achava que queria até agora. E também contorna tanto a ponte do meu nariz quanto as narinas. EU GOSTO DO MEU NARIZ, Snapchat! Mais uma vez, eu não estou tão ofendida com o clareamento do filtro; é mais a reconstrução das minhas características que me incomoda. Mas ei, é só o Snapchat — é só um pouco de diversão, certo?

Ellie: Em vez de clarear minha pele, o filtro de "beleza" parece escurecê-la um pouco — embora isso possa ser apenas o tom sépia que eles adicionaram à foto. O estranho nisso é que ele afina meu nariz tão significativamente que parece completamente antinatural, e aumenta meus olhos ainda mais do que meus óculos já fazem. Eu nunca gostei do meu nariz grande e olhos pequenos, então não posso decidir se estou feliz que o Snapchat me deu a oportunidade de me ver do jeito que eu sempre quis, ou brava porque eles me asseguraram que minhas inseguranças são completamente legítimas.

O Snapchat se recusou a comentar o assunto.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.