back to top

11 coisas que eu queria ter ouvido antes sobre fazer novos amigos depois de adulto(a)

Pode ser um processo difícil.

publicado

1. É completamente normal sofrer para fazer amigos, não importa qual sua idade.

instagram.com

Alguns filmes e séries de TV (*cóf cóf*Friends*cóf) fazem parecer que ter um bom grupo de amigos por perto é tranquilo. Mas não é, e às vezes é ainda mais difícil para os adultos.

Para muitas pessoas, sair da escola e chegar ao mercado de trabalho (especialmente se isso envolve se mudar para um novo lugar) significa mais dificuldade em se conectar com as pessoas.

Ou seja, você não é esquisitão/esquisitona só porque tem dificuldades em fazer novos amigos.

2. É importante aprender a ficar confortável consigo mesmo(a).

Disney / Andrew Ward/BuzzFeed

Isso pode parecer contraintuitivo, mas é verdade, porque durante o processo de tentar fazer novos amigos, você vai passar muito tempo sozinho.

Se você passar todo esse tempo odiando ficar sozinho e se odiando, vai ser muito pior.

Pense em atividades que você pode curtir fazer sozinho, seja uma maratona de Netflix ou uma maratona de verdade, e aprenda como ficar de boa sem companhia. Você não tem que amar, só tem que ficar OK com isso. Sozinho não tem que significar solitário.

3. Para fazer amigos, você terá que começar a experimentar coisas novas (mas você não precisa necessariamente sair de casa para isso).

Via giphy.com

Escolha um novo hobby ou passatempo que você não tenha feito antes -- algo que tenha uma comunidade relacionada -- e dê uma chance. Sim, pode ser aterrorizante, e a ansiedade social e o nervosismo podem fazer isso parecer muito mais assustador.

Mas, se você quiser experimentar coisas novas e não sair de casa, também é possível. Há muitas comunidades na internet que permitem conversar com gente nova do conforto do seu lar.

Se você tentar um novo hobby e descobrir que não curte (ou que não gosta das pessoas), tudo bem! Siga adiante e experimente outra coisa. O importante é seguir experimentando até achar a coisa certa para você.

4. Mas, eventualmente, você terá que sair da sua zona de conforto (mesmo que só um pouquinho!).

Universal

"Mas é difííícil."

Agora, a parte assustadora: escolha alguém da comunidade em que você entrou e pergunte se ela quer sair. Use estas palavras: "Ei, quer fazer alguma coisa?".

Seja específico com sua proposta, com o horário e a atividade. Dizer "vamos sair qualquer dia" é vago demais.

Se só de pensar em fazer isso pessoalmente já é demais, sem problemas! Um e-mail curto ou uma mensagem de texto funcionam tão bem quanto.

"Mas elas podem dizer não!" Sim, talvez. E tudo bem! Nem todo mundo tem que ser seu amigo, e você só quer a amizade de pessoas que querem

sair com você. Então simplesmente aceite e convide outra pessoa que pareça bacana. Mas mais pessoas do que você pensa irão aceitar seu convite.

5. Pelo menos por um tempo, é você que tomará a iniciativa de convidar os outros para fazerem coisas com você.

Via giphy.com

"-- Ei, quer sair?
-- Que, é?"

"Mas por que tem que ser eu que faço os planos? Por que eles não podem me convidar?"

Bem, primeiro, as outras pessoas não sabem que você está em busca de novos amigos. E, segundo, apesar de o objetivo final ser fazer amigos íntimos, sua primeira meta é simplesmente ficar mais confortável ao convidar as pessoas para fazerem coisas com você.

Quanto mais você fizer isso, mais fácil será. Isso será importante mais tarde, eu juro.

6. Nem todo amigo que você fizer tem que ser seu amigo para sempre.

HBO

Talvez você saia com uma pessoa uma vez, se divirta, e nunca mais a veja de novo. Ou talvez você conheça pessoas com quem tenha amizade por um tempo, e depois vocês sigam por caminhos diferentes. Isso não tem que ser nada muito dramático; é só porque, à medida que vocês se conhecem melhor, podem perceber que não combinam tanto assim.

Isso pode parecer um fracasso, mas não é. No processo de achar bons amigos, você também está aprendendo mais sobre você mesmo e sobre o que quer de uma amizade. As pessoas podem passar pela sua vida por um período curto de tempo e ainda terem um papel importante.

7. Você não é obrigado(a) a ter um grupo de amigos; amizades individuais são tão importantes quanto.

Paramount

Mais uma vez, a cultura pop faz parecer que, se você não tem um sólido grupo de pelo menos cinco amigos que saem todos juntos regularmente, você é um perdedor.

No entanto, encontrar uma ou duas pessoas com quem você saia de cada vez é uma grande conquista! Isso significa que você encontrou alguém com quem você se conecta de verdade e que o ajudará a sair de casa de vez em quando.

8. Seja paciente e não se force a ser alguém que você não é.

NBC

"Como estão, caras crianças?"

Em sua busca por amizade, você pode se deparar com pessoas que poderiam ser seus amigos, mas que têm algo que não bate com você. Elas não são más pessoas, mas você simplesmente sente que elas não são as pessoas certas para você.

Só porque você está procurando amigos novos, não significa que você tem que aceitar as primeiras pessoas que aparecerem ou mudar aspectos da sua personalidade só para se encaixar.

Quando encontrar os amigos certos, você saberá.

9. Encontrar uma turma de amigos é uma combinação de sorte e preparação.

NBC

Não há um método testado e aprovado para achar um grupo de amigos, mas o mais provável é que você faça uma amizade individual que será sua porta de entrada para a turma de amigos deles.

Como encontrar essa pessoa?

Bem, quando você tiver saído de sua zona de conforto, conhecido gente nova e aprendido como dar o salto e convidá-las para sair, você estará pronto quando essa pessoa aparecer.

Não há como saber quando elas irão aparecer, mas posso garantir que você vai estar preparado.

10. Fazer amigos é um processo, e isso pode tomar um longo tempo.

ABC

Você pode encontrar seus verdadeiros melhores amigos em algumas semanas, alguns meses ou mesmo alguns anos. Mas não deixe isso desanimá-lo(a)! Isso não significa que você ficará sem amigos o tempo todo. Lembre-se: você conhecerá gente nova e fará amigos temporários ao longo do caminho.

À medida que o tempo for passando, você entenderá a si mesmo(a) melhor e melhorará em descobrir que tipo de gente você quer em sua vida, o que é tão importante quanto.

11. E não se esqueça de ser amigo(a) de si mesmo(a) em primeiro lugar.

Jenny Chang/BuzzFeed

Não importa onde você esteja em sua jornada em busca de amigos, não se condene por não ter tudo resolvido ainda. Você está aprendendo e crescendo, e deve ficar orgulhoso(a) por estar experimentando coisas novas e expandindo seus horizontes.

Esteja você totalmente sozinho(a) ou com uma agenda social lotada, a relação mais importante é a que você tem consigo mesmo(a), então faça seu melhor para ser legal. Afinal de contas, você é uma pessoa incrível, e seus futuros melhores amigos terão a sorte de conhecê-lo(a).

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss