8 sinais que você pode estar sendo abordada por um "pickup artist"

Você desconfia que ele está de joguinho?

Talvez você não saiba, mas existem pelo menos desde os anos 70 "estudiosos" na "arte" de seduzir mulheres. Nos dias atuais, estes "especialistas" se autoentitulam "pickup artists" ou "PUAs" e ensinam técnicas de abordagem, conversa e até mesmo de comportamento para sair com mulheres.

O problema é que essas técnicas, que tem como principal objetivo fortalecer autoconfiança dos caras, se baseiam muitas vezes em machismo (a ideia de que o homem é superior à mulher); objetificação; tratar a mulher como algo ao qual o homem tem direito; misoginia (tratar a mulher de forma depreciativa pelo fato ela ser mulher); e mesmo em coerção física e psicológica, pura e simples.

Estas alegações levaram alguns "gurus" da área a terem sua entrada proibida em vários países, incluindo o Brasil. Mas os "ensinamentos" continuam circulando em vídeos, sites e fóruns de internet.

Aqui estão alguns dos mais citados para você ficar esperta.

1. Ele parece conversar dentro de um roteiro pré-determinado.

Ele vai usar qualquer coisa sobre as circunstâncias, a sua aparência ou personalidade para puxar um assunto, mas você sente que a abordagem parece genérica e/ou ensaiada de um roteiro que ele provavelmente está usando pela vigésima vez.

Publicidade

2. Ele fica fazendo elogios que estão no limiar do insulto.

Essa técnica é chamada de "negging" e consiste em elogiar a pessoa em quem você está interessada, mas de um jeito meio escroto. Ela é normalmente usada para deixar esta mulher intrigada e forçá-la a continuar essa conversa para que ele se explique e/ou mude de opinião: "Por que este cara está falando isso?".

3. Parecer que ele está propositalmente te deixando de fora da conversa.

O objetivo é te isolar e instigar a competição entre as mulheres. Fazer com que você se sinta inferiorizada em relação às suas amigas e comece subconscientemente a tentar chamar a atenção desse estranho que parece não notar que você está ali.

Publicidade

4. Ele fica tocando lugares como braços e ombros o tempo todo para já ir normalizando o contato físico.

Chamada dentro do meio de "kinesthetics", essas interações têm como objetivo evitar que as demais iniciativas físicas aconteçam do nada e também é sobre controle. Ele está te mostrando que pode tocar em você a qualquer momento.

5. Durante a conversa, ele claramente fica inserindo uns causos cujas entrelinhas dizem que ele é muito foda para você (bom de cama, bem sucedido, viajado demais etc.)

Isso também tem um nome dentro do meio: aumentar o DVS (Demonstração de Valor Superior). Não é simplesmente alguém falar que é rico e/ou pegador, mas inserir essas informações dentro de historinhas que mostrem tudo isso de forma casual e bem humorada.

Publicidade

6. Ele vem falar com você, mas faz questão de deixar claro que vai precisar ir embora em um momento próximo.

É como o papinho furado do primeiro item desse post, mas ele vem "amortizado" pela informação de que o cara precisará ir embora logo. Ou seja, você vai ficar mais relaxada porque já sabe que não vai precisar lidar com ele por muito tempo e/ou se você tiver interesse nele é melhor demonstrar logo!

7. Ele precisa estar no controle de qualquer decisão que envolva os dois.

Ele dificilmente te responde na hora que você manda mensagem, ele escolhe quando a conversa acabou, ele escolhe quando e onde vocês devem sair.

Publicidade

8. Quando você finalmente tem um momento íntimo com ele, ele faz questão de se mostrar emocionalmente desconectado.

Mesmo que vocês pareçam conectados no flerte, na hora que vocês transarem o cara quer deixar muito claro que a interação é meramente casual. O objetivo é fazer com que essa mulher fique se perguntando porque ele não está envolvido emocionalmente e incentivá-la a tentar mudar isso.

Veja também:

Quantos tipos de boy lixo você já pegou?

11 listas do BuzzFeed sobre boy lixo para quem tem um gari como Cupido

25 conversas no Tinder para enfiar a cabeça na areia de vergonha

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também