14 experimentos do "Mundo de Beakman" que quase te levaram para Biológicas

"As experiências devem ser feitas sempre com a supervisão de um adulto. Todas as instruções devem ser seguidas exatamente e não se deve fazer substituições".

1. Vidro falso que nem dos filmes para quebrar na cabeça do seu irmão!

Para fazer o vidro falso você tinha que fazer uma calda de açúcar e xarope de milho. O duro era achar o xarope de milho e não comer a experiência.

Veja o experimento aqui.

2. Pegar uma moeda na água sem molhar as mãos para tirar uma dos seus amigos.

O truque era UNTAR a mão e a superfície da água com talco. Uma vez que o talco é uma substância hidrófoba, a água FOGE do talco e a sua mão fica sequinha!

Veja o experimento aqui.

Publicidade

3. Cristal de verdade que provavelmente encheria a sua casa de formigas.

Você só precisava fazer uma calda de açúcar, colocar em um copo, esquecer por umas duas semanas com um palitinho dentro. Quando a água evaporava, o açúcar se agrupava em partículas, formando cristais por todo o palitinho!

Veja o experimento aqui.

4. Identificador de digitais caseiro que fazia você se sentir muito CSI.

Você só precisava fazer um pó de carvão com uma faquinha, aplicar bem de leve com um pincel até marcar a digital do SUSPEITO e registrar essa MATRIZ com fita adesiva transparente. Depois era só comparar as digitais do SUSPEITO que você fazia ele registrar em um papel com tinta de carimbo com a MATRIZ que você obteve na CENA DO CRIME.

Veja o experimento aqui.

Publicidade

5. Tingir de flores nas cores mais doidas!

Esse era muito fácil. Você escolhia duas cores de corante alimentício e diluía cada uma em um copo de água. Aí, você cortava o caule da flor na metade e colocava cada pontinha do caule em cada copo de uma noite para outra. Você acordava com a flor metade de uma cor, metade da outra!

Veja o experimento aqui.

6. Papel reciclado de jornal velho para deixar sua mãe puta das calça.

Você rasgava uma folha de jornal jornal bem rasgadinho e batia no processador com água. Aí você pegava um cabide de arame, desmontava e montava de novo no formato de um quadradinho. Daí você pegava uma meia fina e encaixava neste quadradinho. Se você ainda não tinha deixado sua mãe puta essa hora chegava agora, porque você estava prestes a encher a pia com água, gosma cinza, duas colheres de cola branca e usar seu quadradinho de meia fina pra "fazer papel reciclado".

Veja o experimento aqui.

Publicidade

7. Equilibrar dois garfos em um palito de dentes pra passar o tempo no restaurante.

Esse aqui era um dos mais reproduzidos nos restaurantes quando você queria sobremesa e a família toda ainda não tinha terminado de comer. Tudo o que você precisava fazer era entrelaçar os dentes dos garfos e enfiar um palito de dentes entre os dentes entrelaçados. Então, você enfiava um palito de dente no buraquinho do saleiro e equilibrava o palito dos garfos com o palito dos saleiros. TA DAH!

Veja o experimento aqui.

8. Estalagmite e estalactite que dependendo do barbante ficava meio macabro?

Esse aqui você fazia com água quente e bicarbonato em dois copos ligados por um barbante e esquecidos de lado por uns dias. Se fosse desses barbantes bicolores, parecia que o barbante estava sangrando!

Veja o experimento aqui.

Publicidade

9. Levantar um cubo de gelo com barbante sem dar nenhum nó.

Se você deixar o barbante tocar no gelo e "temperar" com sal, o barbante gruda no cubinho. Isso acontece porque o sal abaixa o ponto de congelamento, mas com o tempo, o ponto de congelamento volta a aumentar e água do gelo volta a congelar, inclusive aquela que molhou a ponta do barbante. Assim, o barbante acaba grudando no gelo.

Veja o experimento aqui.

10. Atravessar um balão com um palito de churrasco e deixar todo mundo fazendo "ohhhh".

O segredo é passar o espeto bem cuidadosamente no local lugar certo: próximo das extremidades!

Veja o experimento aqui.

Publicidade

11. Identificador ácido-base para equipar o seu laboratório de química caseiro!

Você só precisava bater um repolho roxo com água destilada e coar o repolho. Difícil era achar água destilada fácil assim! No gif, as substâncias vão da mais ácida (vinagre) para a mais básica (amoníaco). O amoníaco fica VERDE!

Veja o experimento aqui.

12. Descobrir que é impossível dobrar uma folha de papel mais de nove vezes.

Quando você dobra uma coisa mais que nove vezes, a espessura fica maior que seu comprimento. Quando você tenta dobrar pela décima vez você está tentando dobrar mais de 500 folhas de papel de uma vez. É uma questão de geometria.

Veja o experimento aqui.

Publicidade

13. Bomba de fedor especialmente para aquela pessoa que você não gostava.

A receita era a seguinte: você deveria levar ao fogo meia xícara de água com uma colher de chá de açúcar e quatro pacotes de gelatina. Depois que fervesse, você colocava a mistura dentro de um vidro, tampava e deixava ele deitado. Depois de três horas, você deveria esfregar um cotonete entre os dedos do pé e depois na gelatina. Aí era só fechar a vasilha, deixar o pote num lugar escuro e quente por uma semana. Quem fez garante que era fedido demais!

Veja o experimento aqui.

14. A possibilidade REAL de rasgar uma lista de telefônica de uma só vez.

É menos força do que jeito. Você deve usar os polegares para demarcar o ponto onde você vai rasgar, dobrar a área em “v” e finalmente começar a rasgar. Teve gente que destruiu todas as listas telefônicas de casa depois desse episódio.

Veja o experimento aqui.

Publicidade

Veja também:

22 coisas que você aprendeu com a TV Cultura

Você é capaz de dizer de qual programa infantil são estas cenas de abertura?

18 músicas de abertura da sua infância que vão te fazer feliz

Veja também