back to top

31 militantes dos direitos LGBT para você acompanhar de perto

Afinal, é sempre bom acompanhar o trabalho de quem luta por direitos. Fora esses outros 30 maravilhosos, claro.

publicado

O BuzzFeed Brasil já reuniu 30 personalidades que lutam pelo movimento LGBT no Brasil, mas como sabemos que luta nunca é demais, é importante sempre conhecer e reconhecer quem se posiciona e trabalha pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Por isso reunimos mais 31 nomes para você acompanhar:

1. Indianara Siqueira

Facebook: gatariaphotography

Indianara é trans, prostituta, ativista dos direitos humanos e tem uma biografia digna de cinema. Em 2013 colocou a justiça brasileira em xeque ao ser presa por atentado ao pudor por ter participado da "Marcha das Vadias" com os seios à mostra. Se a condenassem, estariam reconhecendo legalmente que ela é uma mulher e o que vale é sua identidade de gênero e não o sexo declarado em seus documentos e isso geraria jurisprudência. O caso foi arquivado, mas a luta de Indianara segue firme e forte. Você pode acompanhá-la aqui.

2. Ezio Rosa

facebook.com

Mineiro radicado em Niterói, onde cursa a Universidade Federal Fluminense, Ezio Rosa é responsável pela página Bicha Nagô e pelo Tumblr com textos autorais com reflexões sobre o movimento negro e a comunidade LGBT.

3. James Cimino

facebook.com

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina, nascido em Maringá e criado em Curitiba, James é fã de cultura pop, novelas e escreve sobre tudo, mas em especial sobre celebridades. É um dos fundadores do blog voltado para o público LGBT Lado Bi.

5. Sofia Favero

Facebook: travestilidade

Sofia Favero é uma das figuras jovens de maior alcance quando se fala em visibilidade trans. Dona da página Travesti Reflexiva, já reune mais de 200 mil seguidores. Veja aqui o perfil completo feito pelo jornalista Neto Lucon.

6. Lufe Steffen

facebook.com

Cineasta, jornalista, ator e cantor, Lufe dirigiu e integrou o elenco do grupo Frenéticos, Molhados & Croquettes, inspirado no universo das Frenéticas, Secos & Molhados e Dzi Croquettes, além de dirigir diversos curtas e longas de temática LGBT como "A Volta da Pauliceia Desvairada" e "São Paulo em Hi-Fi". Também é autor do livro-reportagem "Tragam os Cavalos Dançantes", sobre a festa Grind, da tradicional balada paulistana A Lôca e "O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome", sobre o cinema com temática LGBT.

7. Todd Tomorrow

Facebook: todd50505

O publicitário Bruno Maia começou a se destacar em 2013 nas manifestações contra o então presidente da Comissão de Direitos Humanos, Marco Feliciano. De lá pra cá, seguiu como um nome forte nas manifestações de direitos LGBT e concorreu à deputado estadual de São Paulo em 2014 onde teve quase 20 mil votos. Mesmo não tendo sido eleito seguiu na política e na militância. Leia aqui uma entrevista com Todd.

8. Preta Gil

Facebook: pretagiloficial

A cantora baiana é assumidamente bissexual e sempre apoiou a causa LGBT. De confronto ao deputado Jair Bolsonaro à madrinha de paradas gays por todo o Brasil, Preta sempre apoiou a diversidade e sempre que possível traz o tema dos direitos LGBT para a mídia.

10. Fernando Quaresma

facebook.com

Fernando é o atual presidente da Associação da Parada Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo. Formado em Direito e Filosofia, fez pós-graduação em direito empresarial e direto político econômico. É um dos responsáveis pelo evento anual que acontece na Avenida Paulista, e por toda a programação com temática LGBT que move a cidade.

11. Rico Dalasam

Facebook: ricodalasam

O rapper paulistano que tem ganhado o Brasil misturando sua música com militância LGBT e o movimento negro é de encher qualquer um de orgulho. Além da música e da militância, não é nada ruim acompanhar os belos looks, penteados e maquiagens do jovem. Confira a entrevista completa com Rico para o Uol.

12. Maira Reis e Cristina Judar

reversamag.com

Maira Reis e Cristina Judar são jornalistas e produtoras de conteúdo voltado para o público LGBT. Fundadoras da revista eletrônica Reversa Magazine, são responsáveis por ótimos e completos textos sobre diversidade. Leia mais aqui.

13. Amanda Palha

Lucas Patrese @PromisCÚas / Via facebook.com

Estudante de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco, Amanda Palha também integra a geração de novas trans que passaram a militar nos últimos anos. Em seu Facebook produz textos e reflexão sobre o movimento, além de participar de grupos e manifestações. Siga ela aqui.

14. Alexandre Vidal Porto

facebook.com

Alexandre Vidal Porto é diplomata, escritor e ativista de direitos humanos. Colunista do jornal Folha de S. Paulo, é mestre em direito pela Universidade de Harvard e autor de "Matias na Cidade" e "Sergio Y. vai à América". Em seus textos sempre aborda questões ligadas ao movimento LGBT e sempre que possível participa de campanhas em prol do movimento. Veja mais aqui.

15. Marcelo Gil

facebook.com

Formado em Teologia e Filosofia pela Faculdade da Diocese de Santo André, Marcelo fundou a ONG ABCD'S em São Bernardo que depois foi transferida para Santo André, onde atua junto a diversas esferas de governo e da sociedade civil para combater os crimes de homolesbotransfobia e articulador de políticas públicas para este público no Grande ABC. Saiba mais sobre ele aqui.

16. Bia Pagliarini Bagagli

facebook.com

Bia é estudante de Letras da Unicamp e responsável pelo site e pela página Transfeminismo, que traz informação sobre o movimento trans. No futuro do projeto estão as realizações de cursos, palestras, workshops e encontros. Confira mais aqui sobre ela e o Transfeminismo.

17. Lorelay Fox

facebook.com

Lorelay Fox é a uma drag queen youtuber que mescla em seu canal Parou Tudo temas complexos com humor, delicadezas e tutoriais de maquiagem. É para amar ou não? Por trás de toda maquiagem está o publicitário Danilo Dabague. Confira aqui os vídeos.

18. Luis Arruda

facebook.com

Advogado formado pela PUC-Campinas, Luis é um dos responsáveis pelo grupo Mães Pela Diversidade, que reúne mães de todo Brasil que apoiam a luta pelos direitos LGBT. Siga ele aqui.

19. Toni Reis

Antonio Costa / Via facebook.com

Toni é professor e ativista dos direitos humanos, e é um nome forte no Paraná. Licenciado em letras, é também especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia e doutor em educação. Foi um dos idealizadores da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e o primeiro presidente da organização em 1995. Saiba mais aqui.

20. Mel Gonçalves, Fernando Oliveira e Ellen Oléria

Ravena Rosa / Facebook: estacaoplural

Exibido pela TV Brasil, o Estação Plural é um programa de entrevistas e debates encabeçado pela cantora e compositora Ellen Oléria, o jornalista Fernando Oliveira (Fefito) e a integrante da banda Uó, Mel Gonçalves. Com humor, qualidade e respeito, o trio aborda temas LGBT com maestria. Saiba mais aqui.

21. Heloisa Alves

facebook.com

Ex-coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo, Heloisa se formou em Direito na PUC São Paulo e é uma defensora ferrenha dos direitos LGBT. Você pode acompanhá-la aqui.

22. Beto de Jesus

facebook.com

Educador, Beto foi um dos fundadores da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Atualmente trabalha na AIDS Healthcare Foundation e segue militando pelo movimento. Acompanhe sua atuação aqui.

23. Rodrigo Ladeira e Fábio Lamounier

facebook.com

Rodrigo e Fábio são os criadores do projeto "Chicos", uma publicação de arte, gay e independente, que realiza ensaios de homens gays nus de forma plural. Além das fotos, os modelos são entrevistados contando um pouco da sua experiência de ser homossexual. Acompanhe o projeto aqui.

24. Marcos Visnadi

facebook.com

Marcos é um dos fundadores de dois dos melhores projetos de temática LGBT atual. A primeira, a Revista Geni, publicação online sobre sexualidade, e o Vote LGBT, o coletivo que reune nomes de candidatos pró diretos humanos e LGBT para eleições.

25. Dimitri Sales

facebook.com

Doutos em Direitos Humanos, Dimitri Salles se especializou em direitos humanos e direitos LGBT e segue como professor da área, além de trabalhar em casos relacionados à violência contra LGBTs e participar ativamente de manifestações. Acompanhe seu trabalho aqui.

26. Keila Simpson

facebook.com

Residente de Salvador, Keila foi a primeira travesti a ocupar o cargo de presidenta do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais em 2012. Atualmente é presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA).

27. Karina Buhr

Facebook: KarinaBuhrOficial

A cantora e compositora Karina Buhr começou a carreira em 1992 nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante do Recife. Depois de participar de diversos projetos musicais, passa a integrar o Teatro Oficina, em 2000, onde também foi atriz. Em 2010 lançou o primeiro disco solo “Eu Menti pra Você” e em 2014 lançou a versão anual da revista Sexo Ágil, com seus textos e ilustrações. Além de sua incursão pela música, produz o blog Pane no Pântano e milita por diversas causas relativas aos Direitos Humanos.

28. Maria do Rosário

Facebook: 154111111330577

Maria do Rosário é política desde 1993 e foi Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República de 2010 a 2014. Além de ser uma das responsáveis pela aprovação do projeto de lei que criou a Comissão da Verdade, e pela emenda constitucional que exige punições severas para trabalho escravo é a autora do projeto de criminalização da homofobia. Acompanhe seu trabalho aqui.

29. Amanda Guimarães

youtube.com

Mais conhecida como Mandy Candy, Amanda é uma youtuber transexual que trata de temas diversos como cosplay e cirurgia de resignação de gênero. Espontânea e simpática vai, aos poucos, esclarecendo o público sobre o universo trans. Veja seus vídeos aqui.

30. Murilo Araújo

facebook.com

Segundo o próprio Murilo, seu canal no YouTube é feito por "uma bicha preta cristã e militante falando de sonhos e aleatoriedades, problematizando a vida, espalhando amor e viadagens por aí." Você pode acompanhar sua página aqui.

31. Felipe Cabral

facebook.com

Um dos roteirista da novela "Totalmente Demais", Felipe Cabral deu um toque de cor à trama, uma consequência do seu trabalho com temática LGBT, como seus curtas "Gaydar" e "Aceito". Acompanhe seu trabalho aqui.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss