back to top

Jovem do interior do Ceará lança trilogia e vai parar nos mais vendidos da Amazon

Entrevistamos o autor e descobrimos que "Nita Cairu e a Espada de Gohayó" foi escrito em menos de um ano entre estudo integral e preparativos para o ENEM.

publicado

O estudante de 16 anos Gabriel Damasceno escreveu no começo do ano um livro que chegou a ser o mais vendido na categoria infanto-juvenil na Amazon brasileira.

amazon.com.br

O livro é o primeiro de uma trilogia sobre o Brasil colonial chamada "Nita Cairu e a Espada de Gohayó" e é atualmente o 23º mais comprado na categoria infanto-juvenil.

O BuzzFeed Brasil conversou com o escritor adolescente e descobriu que o sucesso online começou porque na região dele não é tão fácil achar um livro físico para comprar.

Publicidade

"Achei que precisava estender a demanda para livros digitais, principalmente que aqui onde eu moro o acesso ao livro físico é muito difícil", conta Gabriel, que vive em Banabuiú, uma cidade do sertão do Ceará.

Sem divulgar muito a venda online, Gabriel ficou surpreso quando no último mês seu livro entrou na lista dos 60 mais vendidos da Amazon Brasil.

"Depois que isso começou a repercutir, as vendas aumentaram e o livro chegou a ficar em primeiro entre os mais vendidos na categoria infantis e infanto-juvenis e em sétimo na listagem geral de vendas.

Leitor de trilogias como "Jogos Vorazes" e a franquia "Harry Potter", Gabriel contou que está guardando todo o dinheiro para produção do segundo livro de sua própria trilogia.

"Também quero viajar para divulgar o livro, além de entrar em uma faculdade de Jornalismo", conta ele que acabou de prestar o ENEM e que escreve pequenas história desde os 7 anos.

Foi tanto sucesso que Gabriel inclusive passou a ocupar a 25ª cadeira da Academia Quixadaense de Letras, única academia de letras do interior do Ceará, segundo ele.

"Nita Cairu e a Espada de Gohayó" tem 116 páginas e pode ser comprado aqui.

Em parceria com