back to top

Perguntei a um professor se era possível voar em uma vassoura, mas a resposta me decepcionou

Todo mundo já pensou nisso.

publicado
Publicidade

Então decidi perguntar a um professor universitário se era realmente possível voar em uma vassoura. Este é o professor Shinichiro Ito, do departamento de engenharia mecânica da Universidade Kogakuin.

Hikaru Yoza / BuzzFeed

A especialidade dele é mecânica dos fluídos, que pesquisa a vazão de líquidos e do ar. Utilizando sua experiência com o estudo sobre o nado dos pinguins e das tartarugas, ele inventou o nado que se tornou o padrão da natação competitiva japonesa.

Então, se você amarrar uma vassoura a um carro com uma corda e puxá-la, ela flutua. Mais ou menos.

Publicidade

Então não seria possível que uma pessoa montasse em uma vassoura?

"Para que uma pessoa monte e voe com ela, a forma e a área das asas é muito importante", disse o professor. "Vamos analisar um paraquedas.”

"Em contrapartida, a parte traseira da vassoura, que seria sua asa, possui uma área pequena e não consegue conter o vento", explicou. "Assim, é impossível que uma pessoa monte e voe com ela."

Tudo bem, como já estamos aqui, vamos fingir que a vassoura possa voar. Como isso funcionaria?

"Se você fosse montar nela, o equilíbrio seria muito importante. Primeiro, a não ser que você ande na parte traseira, você acabaria de cabeça para baixo."

Publicidade

"Mesmo se obtiver o equilíbrio perfeito, se você voasse a uma velocidade que permitisse que uma vassoura e uma pessoa flutuassem, a resistência do ar seria de cerca de 750kg", disse. "Você precisaria de muita aderência para resistir a essa resistência. Mas, como isso é impossível, você cairia, assim."

Então voar em uma vassoura = impossível. Mas será que há algo cuja experiência seja similar a voar em uma vassoura?

"Neste caso", disse o professor. "Acho que o mais próximo seria um traje planador (wingsuit)."

Facebook: video.php

"Você planaria, mas como as asas foram levadas em conta, sim, você poderia voar", disse. "Basta pular de um lugar alto. Nos seus filmes, eles voam a essa altura e velocidade, então acho que a sensação seria bem similar."

Este post foi traduzido do inglês.

Em parceria com