back to top

Estes retratos inspiradores capturam a luta emocional contra o câncer

"No meio da filmagem, ela me disse que ela estava prestes a perder seu cabelo na quimioterapia."

publicado

Retratos cativantes do fotógrafo Robert Houser mostram mulheres de todas as esferas da vida, enfrentando o câncer de frente com fé e determinação.

Algumas imagens capturam as mulheres durante e após o tratamento, enquanto outros provam que os efeitos visíveis da quimioterapia podem nunca tirar de uma mulher a sua verdadeira beleza.

Robert falou com BuzzFeed sobre como este projeto foi iniciado por ele:

Publicidade

"Anos atrás, eu estava fotografando uma jovem mulher para uma história de revista. No meio da filmagem, ela me disse que estava prestes a perder seu cabelo na quimioterapia ...

...Eu me ofereci para fotografá-la durante o tratamento, mas dava para ver que ela queria terminar a quimioterapia e deixar tudo aquilo no passado."

"Quatro anos depois, do nada, ela me ligou de volta e perguntou se a minha oferta ainda estava de pé. Eu disse: 'Absolutamente'. É como comecei o meu projeto Enfrentando a quimio."

Publicidade

"Alguns dias depois, eu estava em seu apartamento em San Francisco tirando, o que para mim foi um dos retratos mais emocionantes que eu já tinha feito."

"Mais tarde, ela escreveu que durante anos ela tinha sido olhada, fotografada, estudada e analisada, e como resultado havia chegado a um ponto em que ela não queria ver seu próprio reflexo, nem mesmo em uma janela do carro."

Publicidade

"Ela disse que as fotos que fizemos juntos foram as primeiras imagens que mostravam ela e não a doença dela."

"Por ser um fotógrafo de retratos com 20 anos de experiência, eu sempre contei histórias sobre as pessoas. Fotografar alguém passando por quimioterapia foi algo que eu nunca tinha experimentado."

Publicidade

"Revendo as imagens, dá para sentir o quanto cada foto é genuína e crua.

"A perda de cabelo é definitivamente uma parte dela, mas realmente, as pessoas submetidas a quimioterapia vivem à beira de suas emoções, eles não podem esconder o medo, ou fingir estar sentindo algo diferente."

Publicidade

"Enfrentando a Quimio teve um efeito profundo em mim e eu não sabia disso na época, os indivíduos que fotografamos me disseram o quanto a experiência significou para eles em sua jornada com a quimioterapia."

Publicidade

"Muitos deles disseram que ser fotografado foi um ponto de virada para eles em sua luta contra o câncer."

Para mais informações sobre Enfrentando a Quimio e a Fundação Facing Light visite facinglight.org.