back to top

12 dicas de autodefesa que podem ser úteis um dia

O mundo é cheio de gente horrível. Eis aqui o conhecimento de que você precisa para ter certeza de que essa gente não atrapalhe sua vida.

publicado

Estas dicas não substituem cursos profissionais de autodefesa nem ajuda das autoridades, mas elas definitivamente podem te tirar de uma encrenca.

1. Desprenda-se de um lacre plástico.

Lacres plásticos são muito usados por sequestradores já que são muito mais baratos que algemas. Usando apenas seu corpo e alguma determinação, você pode se soltar deles.

Instruções aqui.

2. Evite ser um alvo de alguém em um elevador, parando a cada andar.

gifstumblr.com

Digamos que você está entrando no seu prédio ou indo embora do seu trabalho tarde da noite e um estranho segue você elevador adentro. Aperte os botões de todos os andares. Ninguém ousará atacar você se a porta ficar abrindo constantemente.

Use esta dica com moderação e confie nos seus instintos. Na melhor das hipóteses: você evitou um ataque. Na pior das hipóteses, você agora é o Buddy (de "Um Duende em Nova York") do prédio. Mas de qualquer forma, você está são e salvo.

3. Se alguém tentar assaltar sua casa ou atacar você, vá para a cozinha.

fyeahgordonramsay.tumblr.com

(Obviamente, se você tiver acesso a um telefone, chame a polícia primeiro.)

Só você, a pessoa que vive aí, sabe onde você guarda facas, pratos quebráveis e temperos que podem ser armas em potencial. Se tudo o mais fracassar, comece a gritar e a jogar utensílios e panelas para alertar os vizinhos com o barulho.

Publicidade

5. Se alguém tentar atacar você na rua, não fique parado.

mmegara.tumblr.com

Mesmo que você não seja um atleta ou treinado em autodefesa, você tem as habilidades para lutar. Lutadores inexperientes tendem a ficar parados, portanto lembre-se de usar todas as partes disponíveis do corpo, como joelhos, cotovelos e pernas.

6. Baixe alguns aplicativos de segurança no seu celular.

sassycouture.flyingcart.com

Se você estiver correndo sozinha ou viajando tarde da noite, o Stay Safe permite que você informe o tempo e trajeto estimados da viagem e, caso você não atenda ao aplicativo no momento estimado, ele automaticamente envia alertas para uma lista de contatos de emergência configurados por você. O My Panic Alarm transforma seu iPhone em um alarme barulhento e luminoso com um simples toque em um ícone.

7. Decore alguns pontos básicos de pressão.

lifehacker.com

Desta forma você pode se proteger sem que isso seja excessivamente exaustivo.

Tente manter-se o mais calmo possível e preste atenção na posição do agressor para determinar qual o melhor lugar para acertá-lo caso ele provoque. Por exemplo, não se aproxime para dar um soco no nariz dele se você estiver no ponto certo para acertar o joelho dele com um chute.

Publicidade