Eis por que falar sobre sexo e abuso com as crianças é necessário

"Expliquem o que é abuso, mesmo que eles ainda sejam muito pequenos, pois eles não são pequenos demais para os abusadores."

Com mais de 8 mil compartilhamentos, este post da Ariane Carmo explicando como foi que seus pais falaram com ela sobre sexo e abuso na infância viralizou no Facebook.

      

No texto, Ariane conta que não quer ensinar ninguém a educar seus filhos, mas que foi aconselhada a dividir sua história para que outras mães e pais pudessem se inspirar.

"Eu era tão pequena que não lembro quantos anos tinha", escreve Ariane, relembrando que sua mãe explicou que se qualquer homem tentasse fazer algo com ela, inclusive seu pai (que estava presente na conversa), ela deveria contar.

"'Se qualquer homem tentar fazer algo contigo, você deve me contar. Inclusive se for um amigo do papai ou da mamãe. Inclusive se for um tio ou um parente. Inclusive se for o seu próprio pai' – e apontou pra ele. Na frente dele – 'você pode me contar e eu vou te proteger'", escreveu.

Publicidade

Os pais também explicaram que Ariane não deveria ter segredos com adultos e contar caso ouvisse frases como "não conta para sua mãe se eu te der esta bala".

"Eu nunca deveria ter nenhum 'segredo' com nenhum adulto, pois adultos não tem segredos com crianças, mesmo segredos bobos do tipo 'vou te dar uma bala'". Ariane conta que os pais chegaram a conversar com amigos que tenham falado, mesmo sem maldade, coisas do tipo para a filha.

Outra coisa importante: "Eles me disseram, ainda, com todas as letras, que se alguém se aproximasse de mim eu nunca seria culpada".

"Eu era tão pequena que nunca ouvira falar de nada daquilo. Nenhuma outra fonte chegou em mim antes deles", escreve.

Publicidade

Ao fim do texto, Ariane pede: "Conversem com seus filhos sobre sexo. Conversem juntos. Contem a eles o que é sexo antes de qualquer outra fonte, pois podem contar da forma errada. Expliquem o que é abuso, mesmo que eles ainda sejam muito pequenos, pois eles não são pequenos demais para os abusadores."

"Eu só sou muito grata pelo que meus pais fizeram. E espero que todas as crianças possam ter a chance que eu tive. Permita que no futuro seus filhos sejam gratos, também."

Veja também:

Como denunciar assédio sexual envolvendo crianças?

Veja também