back to top

Qual é sua opinião na grande disputa natalina panetone x chocotone?

Natal não é Natal sem esse papo.

publicado

A seguir, você lê duas defesas sérias e muito bem embasadas pró e contra chocotone criadas com o intuito de te ajudar a tomar uma decisão equilibrada sobre esta polêmica tão importante.

Publicidade

Panetone é uma marca registrada do Natal.

Nós abraçamos várias tradições de várias culturas distintas e uma delas é a do "Pane Di Toni", o verdadeiro Pão do padeiro Toni, que inventou uma das maiores iguarias dessa época do ano. Ninguém sabe ao certo onde foi criado, mas é algo tão mitológico que existem várias e várias lendas, mas todas elas envolvendo o padeiro Toni e como ele acidentalmente jogou uvas passas na massa de um pão.

Por falar em uva passa, já é passada a hora de criticar essa iguaria. Especialmente no panetone. Se você disser que não gosta de comê-las sozinhas, é compreensivo, ela tem um gosto realmente peculiar e muitas vezes é bem seca, mas as de um panetone são tão macias e saborosas que podem lembrar tranquilamente uma ameixa, por exemplo. Isso sem contar nas inúmeras qualidades para a saúde que a uva passa oferece, como o combate ao câncer e alzheimer.

O Panetone é tão maneiro que foi imitado na Páscoa e criaram a "Colomba Pascal", que é basicamente a mesma coisa só que em outro formato para que os verdadeiros amantes do panetone tenham mais uma época do ano para aproveitar.

Quem teve a ideia de inventar o "chocotone" na verdade está ofendendo a verdadeira tradição do Natal, é mais ou menos que se inventassem um Peru recheado de chocolate. Soa absurdo, não é?

Chocotone nada mais é do que uma maneira que o mercado criou para ganhar dinheiro em cima de pessoas mimadas que pediam para suas mães tirarem as frutinhas antes de comer o panetone e sequer experimentaram essa delícia. Não se deixe enganar. - Raphael Evangelista

A única serventia de todo o Natal é o chocotone.

Se os italianos inventaram o tal do panetone um dia eles estavam apenas criando a possibilidade de alguém muito bem intencionado substituir aquelas frutas cristalizadas sem graça por um delicioso chocolate. É o toque contemporâneo nessa maravilha que faz as comemorações de fim de ano valerem a pena. Porque não há a menor necessidade de pegar uma fruta e deixá-la da pior forma possível: cristalizada. Ou pior: colocar um projeto de fruta artificial e botar no meio de uma massa de panetone. Que tristeza.

A gente sabe que chocolate é bom com tudo e mais um pouco e só ele pode salvar o Natal de ser uma completa perda de tempo. Tem coisa melhor que abrir um chocotone e dar de cara com um chocolate derretido maravilhoso para deixar suas papilas gustativas mais felizes? Até se a receita de chocotone der errado e a massa ficar seca, o chocolate salva o dia pois deixa tudo deliciosamente doce e com a textura certa para alegrar a vida.

Fora que, pelo amor de Deus, o Natal está totalmente distorcido há muito tempo. Só serve para juntar famílias e elas começarem a brigar, trocar presentes ruins com gente falsa em amigos secretos que você não queria participar, ouvir os parentes fazendo um milhão de perguntas pessoais, pegando estrada lotada em qualquer lugar do mundo. Se não tiver pelo menos um delicioso chocotone para fazer a alegria da galera a coisa não vai. - Davi Rocha

  1. E qual é a sua nessa?

    Davi Rocha/BuzzFeed Brasil/ Getty Images
    Eu amo os dois
    #ForaPanetone
    #ForaChocotone
    Eu odeio os dois, eu odeio o Natal
    Eu como qualquer coisa se for de graça
    Entrei só pra ler os comentários. Feliz Natal, BuzzFeed

Qual é sua opinião na grande disputa natalina panetone x chocotone?

Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Take quizzes and chill with the BuzzFeed app.
Get the app
Oops, alguma coisa deu errado. Por favor, tente de novo mais tarde
Parece que estamos com um problema no servidor.
E qual é a sua nessa?
  1.  
    voto votos
    Eu amo os dois
  2.  
    voto votos
    #ForaPanetone
  3.  
    voto votos
    #ForaChocotone
  4.  
    voto votos
    Eu odeio os dois, eu odeio o Natal
  5.  
    voto votos
    Eu como qualquer coisa se for de graça
  6.  
    voto votos
    Entrei só pra ler os comentários. Feliz Natal, BuzzFeed

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss