back to top

15 dicas importantes para ter unhas saudáveis

Porque existe algo por baixo de toda aquela nail art.

publicado

1. Cuide das suas cutículas em vez de removê-las.

images.newscred.com

Suas unhas são fortalecidas por meio das suas cutículas e uma vez que estas estejam infeccionadas ou danificadas, suas unhas também estarão. Ao cuidar das suas unhas, você não deve morder ou cortar as cutículas, já que isso destrói o material delas e as deixa vulneráveis às bactérias. Contudo, alicates de cutícula podem ser usados para tirar espigões.

Se elas parecerem grossas demais nas suas unhas, basta empurrá-las delicadamente, e tenha cuidado com utensílios como este da imagem. Por fim, mantenha-as hidratadas como o resto do seu corpo.

Fonte

Você pode fazer seu próprio tratamento noturno para cutículas com azeite de oliva e manteiga de cacau:

Julep Beauty Buzz / blog.julep.com

1. Mergulhe os dedos por 5 minutos em água morna.

2. Empurre as cutículas usando um palito de laranja.

3. Misture 3 colheres de sopa de loção e 1 colher de sopa de azeite. Aqueça durante 30 segundos.

4. Esfregue a misturas nas unhas e nas cutículas. Coloque meias ou luvas (limpas) em suas mãos e pode ir dormir!

Instruções completas aqui.

3. Seus utensílios de manicure são só seus.

zhekos/zhekos

Nada de compartilhar lixa, cortador de unha e etc. porque isso é nojento. Bem, nojento no sentido de que seus utensílios carregam muitos germes, portanto basta imaginar como eles devem ficar quando você e todas suas amigas os utilizam.

Certifique-se de substituir esses utensílios quando puder e tente esterilizá-los após utilizá-los algumas vezes.

Fonte

Publicidade

4. Troque suas lixas de metal por lixas de vidro.

Shutterstock / AleksandrN

DIGA NÃO ÀS LIXAS DE METAL. Mas também não tenha medo de dizer sim às de vidro, que são mais limpas e oferecem uma alternativa mais saudável para lixar as unhas em comparação a lixas feitas de esmeril.

Caso esteja preocupada com a possibilidade de as lixas de cristal quebrarem, aquelas lixinhas comuns, basta substituí-las com frequência.

Fonte

5. Lixe suas unhas em uma só direção.

81a/Photolibrary/81a/Photolibrary

O método unidirecional previne que as unhas lasquem e ajuda a obter uma forma quadrada com cantos arredondados ou oval que não irá se quebrar.

Contudo, dependendo da lixa que você usar, como a de vidro mencionada acima, não será tão prejudicial assim se você não conseguir fazer o processo em uma só direção.

Fonte

7. Unhas de gel não são tão ruins se você fizer manutenção corretamente.

Sharon Nail Artist / sharonnailartist.tumblr.com

Apesar das unhas de gel terem a fama de ressecar e quebrar as unhas de verdade, se você cuidar delas entre as aplicações, você não terá problema algum.

Como sempre, mantenha suas cutículas hidratadas e procure uma manicure para ajudá-la na remoção ou use o método do papel alumínio.

Fonte

Publicidade

8. Deixar as unhas de molho nem sempre é bom.

Shutterstock / Dustin Dennis

Fazer as mãos "a seco" pode fazer seu esmalte durar mais. Além disso, deixar as unhas de molho pode ressecar suas cutículas, na verdade. Se você quiser deixar suas unhas de molho um pouco, pelo menos hidrate-as antes e depois.

Fonte

9. Base, fixador e esmalte incolor podem fazer maravilhas.

Via ariva.com

Se quiser evitar as cores, o esmalte incolor é uma ótima opção para ter unhas com uma aparência decente. Além de proteger suas unhas contra a quebra, ele também pode ajudar a evitar que você as roa (principalmente aqueles com um sabor específico).

A base e o fixador selam as cores e podem proporcionar ótimos benefícios, como o Nail Envy, da OPI, que fortalece unhas danificadas. Ao usar cores escuras, lembre-se de sempre usar base para prevenir o aparecimento de manchas.

Fonte: Reddit

Fonte

10. Há uma pequena chance de que a biotina possa fortalecer unhas quebradiças.

amazon.com

Um suplemento que tem tido a fama de fortalecer as unhas é a biotina, mas isso é algo que ainda precisa de confirmação científica oficial. Acredita-se que funciona porque ela ajuda a reformar a queratina nas unhas e nos cabelos. Mas, se usada sem critério, há o risco de uma overdose.

Se você tiver uma deficiência de biotina (comum em gestantes) ou não sabe quais são os seus níveis da substância, consulte seu médico antes de tomar o suplemento.

11. Cuidado com os esmaltes com glitter.

Flickr: play4smee

Como o glitter é MUITO difícil de remover, as pessoas geralmente ficam esfregando algodão com removedor de esmalte nas unhas. No entanto, há outras maneiras para tirar realmente o glitter sem danificar suas preciosas unhas.

Experimente o método do papel alumínio, ou este truque inteligente com cola, que separa o glitter das unhas — o que significa uma fácil remoção!

Publicidade

12. Evite os sapatos apertados ou folgados para não correr o risco de ter unhas encravadas.

Arthur Dries/Arthur Dries

Unhas encravadas doem e são propensas a infecções. Uma causa possível são calçados que não servem direito e fazem com que os dedos dos pés fiquem esmagados (ou escorreguem) contra um espaço apertado.

Fonte

13. O removedor de esmalte sempre deve ser utilizado com cuidado.

Shutterstock / Travis Manley

Apesar de ser tentador mudar de cor de esmalte várias vezes, não é recomendável usar removedor de esmalte mais do que uma vez por semana. A acetona pode ressecar suas unhas e em combinação com os esmaltes que você usa, pode fazer com que elas fiquem amareladas ou irritadas.

Procure usar um removedor mais suave (mas ainda potencialmente nocivo) que não seja tóxico nem à base de acetona. Por fim, sempre use removedor em locais arejados para não sofrer danos causados por vapores tóxicos.

15. Hidratante pode ser fundamental para fortalecer suas unhas.

Shutterstock / Artem Furman

Cremes para mãos e hidratantes são ótimos para as unhas, já que fazem efeito nas cutículas e promovem seu crescimento saudável. Além disso, as unhas retêm a hidratação, o que diminui quebras.

Fonte