19 curiosidades olímpicas que você provavelmente não conhecia

As medalhas de ouro quase não têm ouro.

1. As medalhas de ouro não são feitas de ouro puro.

Christophe Simon / AFP / Getty Images

Na verdade, elas são feitas de prata e banhadas a ouro. A última vez em que as medalhas de ouro foram feitas com ouro puro foi em 1912.

2. O primeiro atleta negro a ganhar uma maratona correu descalço.

Central Press / Getty Images

O corredor etíope Abebe Bikila foi o primeiro atleta negro a ganhar a medalha de ouro na maratona, derrotando todos os outros atletas na Olimpíada de 1960... descalço.

Publicidade

3. Os primeiros Jogos Olímpicos modernos, em 1896, nem tiveram medalhas de ouro.

Getty Images

O primeiro lugar recebia uma medalha de prata e uma coroa de ramo de oliveira, uma referência aos jogos da Grécia Antiga. O segundo lugar recebia uma medalha de bronze e o terceiro lugar não recebia nada.

4. Os Jogos Olímpicos de 1900 foram muito desorganizados e mal tiveram público.

Hulton Archive / Getty Images

E algumas equipes tinham atletas de vários países diferentes.

Publicidade

5. A primeira suspensão de um atleta em uma Olimpíada teve como motivo — veja só — o álcool.

Tony Duffy / Getty Images

O pentatleta sueco Hans-Gunnar Liljenwall testou positivo para álcool nos Jogos de 1968, o que era proibido na época. Atualmente, isso só desqualificaria um atleta caso o nível de álcool no sangue fosse maior do que 0,1 g/L e para esportes em que a embriaguez pode ser perigosa, como tiro com arco.

6. A Olimpíada de 1900 contou com um atleta desconhecido até hoje e que foi provavelmente o mais jovem da história.

A equipe de remo holandesa estava sem o seu timoneiro e por isso chamou um garoto francês local (a competição foi em Paris) para substituí-lo. Até hoje, ninguém sabe a identidade do garoto, que deveria ter por volta de 10 anos.

Publicidade

7. A bandeira olímpica representa todos os países do mundo.

Getty Images / Staff

Os anéis representam os cinco continentes (América, Ásia, África, Europa e Oceania). Além disso, todas as bandeiras de todos os países no mundo têm pelo menos uma das cores dos anéis: amarelo, verde, vermelho, preto e azul.

8. O maratonista norte-americano Fred Lorz foi desclassificado por andar de carro durante uma maratona.

Boston Globe / Via explodeded.com

Durante a Olimpíada de 1904 em Saint Louis, Lorz pegou uma carona em um carro, onde passou boa parte da prova, descendo para correr os últimos seis quilômetros.

Publicidade

9. A Olimpíada de 1912 teve uma prova de literatura.

Str (files) / AFP / Getty Images

A competição de artes foi fundada pelo barão Pierre de Coubertin, que também foi o fundador dos Jogos modernos. Curiosamente, foi ele quem ganhou a medalha de ouro em literatura naquele ano.

10. O nadador Johnny Weismuller ganhou cinco medalhas de ouro na natação e também interpretou Tarzan em 12 filmes.

Weismuller é o autor do famoso grito do Tarzan.

Publicidade

11. A luta mais longa da história dos Jogos Olímpicos durou mais de 11 horas.

Foi na semifinal de luta greco-romana em 1912, entre o russo Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen. Klein venceu, mas não conseguiu competir na final por estar exausto após 11 horas de luta.

12. Atletas da Vila Olímpica supostamente utilizaram 70 mil camisinhas em 2000 e 100 mil em 2008. Serão fornecidas 450 mil camisinhas em 2016.

Oda / Getty Images

É isso aí.

Publicidade

13. O primeiro medalhista de ouro dos EUA (na verdade, apenas o vencedor de sua prova, já que não existia medalha de ouro na época) largou a faculdade para competir.

James Connolly pediu uma licença da Universidade Harvard (EUA) para competir nos Jogos Olímpicos de 1896, mas teve seu pedido negado. Ele teve de largar seu curso para participar dos Jogos e acabou ficando com o primeiro lugar em salto triplo. Mais tarde, Harvard ofereceu a ele um grau honorífico, o que Connolly recusou.

14. A golfista norte-americana Margaret Abbott ficou com o primeiro lugar em 1900 por acidente.

Abott estava visitando Paris e decidiu competir em um torneio que ela pensou ser uma competição qualquer de golfe que estava acontecendo na cidade. Mesmo vencendo, ela só descobriu que tinha sido a primeira mulher norte-americana a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas ao retornar aos EUA.

Publicidade

15. Uganda possui o hino mais curto do mundo, com apenas oito compassos de música.

Isso é conveniente, já que as cerimônias de entrega de medalhas cortam ou aceleram os hinos para que tenham apenas um minuto de duração.

16. Por causa das regras de quarentena australianas, os eventos equestres da Olimpíada de 1956, em Melbourne, ocorreram em Estocolmo, na Suécia.

Keystone / Getty Images

Se Johnny Depp soubesse disso antes....

Publicidade

17. Muhammad Ali tinha pavor de voar, por isso levou um paraquedas com ele no voo para a Olimpíada de Roma, em 1960.

Central Press / Getty Images

E é óbvio que ele ganhou a medalha de ouro.

18. Nadia Comaneci foi a primeira atleta a conseguir uma nota perfeita (10,0) nas barras assimétricas, mas o placar exibiu sua nota como se fosse 1,0.

Afp / AFP / Getty Images

Provavelmente porque uma nota 10 era totalmente inesperada.

Publicidade

19. O McDonald's teve um prejuízo de milhões porque os EUA saíram-se muito bem nos Jogos de 1984.

A rede de fast food ofereceu refrigerante, batatas fritas e Big Macs grátis aos clientes se os EUA ganhassem a medalha de ouro em determinadas provas, definidas por uma raspadinha dada pelo McDonald's. Nos Jogos anteriores, em 1976, os EUA haviam ganhado 34 medalhas de ouro. No entanto, por causa do boicote do bloco comunista à Olimpíada de 1980, os EUA ganharam 83 medalhas de ouro, o que fez com que as lanchonetes ficassem sem Big Macs e a empresa tivesse um grande prejuízo.

Veja também