back to top

Vídeo aterrorizante capta o momento em que uma avalanche atingiu um acampamento no Everest

Alpinista alemão filma paredão de neve destruir acampamento no Himalaia.

publicado

Um alpinista alemão filmou uma avalanche invadindo um acampamento-base no monte Everest logo após o terremoto mortal no Nepal.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

A descrição no vídeo de Jost Kobusch diz: "O chão estava tremendo com o terremoto e, assim que vimos as pessoas correndo, nós também corremos para salvar nossas vidas."

No início do vídeo, alguém diz que "o chão está tremendo", e as pessoas riem ao fundo.

Jost Kobusch

Momentos depois, as pessoas começam a correr para se esconder em suas barracas.

Jost Kobusch

Kobusch capta a enorme nuvem de neve da avalanche descendo a montanha, antes dele se proteger.

Jost Kobusch

Ele e outro alpinista se cobrem com um casaco, xingando em inglês e alemão enquanto a avalanche passa, antes de saírem da barraca, cobertos de neve.

Jost Kobusch

"Vamos para a barraca da cozinha", eles dizem, antes de perceberem que "a barraca da cozinha se foi".

Jost Kobusch

O alpinista Alex Gavan também estava no acampamento-base. Ele disse que o campo parece ter sofrido "uma explosão nuclear".

"Desastre imenso. Ajudei a procurar e resgatar vítimas sob os escombros. Muitos morreram. Muitos estão com sofrimentos graves. Muitos vão morrer se o socorro não chegar de helicóptero logo.Grande terremoto no campamento-base no Everest seguido por grande avalanche da montanha. Tentando sobreviver da minha tenda. Sem ferimentos. Muitas muitas pessoas na montanha".
Twitter: @AlexGAVAN

"Desastre imenso. Ajudei a procurar e resgatar vítimas sob os escombros. Muitos morreram. Muitos estão com sofrimentos graves. Muitos vão morrer se o socorro não chegar de helicóptero logo.

Grande terremoto no campamento-base no Everest seguido por grande avalanche da montanha. Tentando sobreviver da minha tenda. Sem ferimentos. Muitas muitas pessoas na montanha".

Dezoito pessoas morreram no Everest depois que o paredão de neve e detritos soterrou parte do acampamento. Acredita-se que, até agora, o terremoto tenha matado 2.500 pessoas.

Roberto Schmidt / Getty Images

O governo federal está investigando relatos de que um alpinista australiano tenha morrido no Everest.

"A embaixada australiana em Kathmandu está tentando confirmar essas informações urgentemente", disse a ministra das Relações Exteriores Julie Bishop.

"Estamos tentando confirmar o número de australianos no país e tentaremos fazer contato com todos eles."