back to top

O novo recurso do Snapchat, Memórias, vai deixar o app ainda mais viciante

O "Memórias", traz grandes mudanças: ele sacrifica um pouco do elemento "básico" matador do Snapchat, ao mesmo tempo em que tenta atrair os usuários a gastar mais tempo no aplicativo.

publicado

O Snapchat divulgou um novo recurso ontem (6) chamado Memórias, que mudará a maneira como você usa o aplicativo.

O Memórias permite que você salve Snaps e Histórias dentro Snapchat, edite e envie-os novamente.

Você pode ainda salvar Snaps e Histórias na sua galeria da câmera, mas as ferramentas dentro do Memórias te darão uma chance para editar seu material antigo e exibi-lo outra vez. Você ainda será capaz de combinar essas coisas com fotos e vídeos da sua galeria da câmera (pense nas opções #TBT!). Essa atualização tornará o Snapchat um pouco menos básico e atual, um pouco mais refinado e, err, obsoleto. Isso é um grande negócio, e nós vamos voltar a falar dele daqui a pouco. Antes disso, aqui está um resumo de como usar o recurso Memórias:

Para salvar um Snap em Memórias, você pode clicar no botão de salvar na tela da câmera (ou setar o app para que os seus Snaps para salvar automaticamente nas configurações).

Publicidade

Um deslizar para cima na tela da câmera leva você para o módulo Memórias, onde você pode ver todos os seus Snaps e Histórias salvos.

Dentro de Memórias, você pode editar seus Snaps e Histórias salvos e transformá-los em novos Snaps e Histórias.

Junte esses Snaps e você pode criar uma nova história a partir deles.

Você pode alterar os Filtros do dia que você usou pela primeira vez neste Snap, ou adicionar um novo texto como #TBT.

Publicidade

Outra mudança importante: dentro do Memórias, você pode importar fotos e vídeos a partir da sua galeria da câmera, e postá-los à sua História pela primeira vez.

Você já podia enviar coisas a partir da sua galeria da câmera em snaps privados. Mas isso é novo.

Aqui está um gif de alguém adicionando Snaps a partir do Memórias para a sua História.

Ah, e existe ainda um novo recurso que permite que você salve Snaps protegidos por senha, chamado My Eyes Only.

O Snapchat projetou o recurso Memórias para momento em que você usaria seu telefone para compartilhar suas fotos com alguém. Com My Eyes Only, você pode entregar seu telefone para outra pessoa sem medo de que seus amigos vejam suas selfies embaraçosas. Ou os seus nudes.

Você sentirá a influência de Memórias através de todo o Snapchat. Aqui está o que provavelmente acontecerá:

O Snapchat ficará mais viciante

Postagens do Snapchat serão regularmente reaproveitadas. Todos os dias você provavelmente encontra Snaps salvos no Facebook, Instagram e Twitter. As pessoas postam Snaps em outras redes porque não desejam restringir-se a uma única rede. Mas elas também os publicam em outros lugares porque salvar um Snap em uma galeria da câmera pode parecer como lançá-lo no abismo. Postar um Snap no Instagram, no entanto, pode gerar um sentido de permanência e organização.

Com a criação de Memórias, o Snapchat está construindo seu próprio lar para estes Snaps antigos. Sendo a intenção da empresa ou não, o recurso Memórias criará um caminho dentro do Snapchat para as pessoas fazerem o que estão fazendo com os snaps fora, como: salvar, organizar, editar e publicar. O resultado provável: mais tempo dentro do Snapchat, menos em outros aplicativos.

O Snapchat ficará menos básico e mais refinado

Uma das qualidades matadoras do Snapchat é a sua forma básica, e ela com certeza diminuirá com essa atualização. Antes do Memórias, cada imagem ou vídeo publicado na História tinha que ser feito espontaneamente dentro do aplicativo.

Assim, enquanto outras redes sociais eram repletas de imagens de praia perfeitas e vídeos bem editados, o Snapchat tornou-se o lar do conteúdo estranho e imperfeito, gerando a diversão do app (o fato do conteúdo desaparecer também tinha a ver com isso). Agora que as pessoas serão capazes de acessar suas galerias do celular e criar histórias a partir do conteúdo gravado ao longo de vários dias, o Snapchat começará a hospedar conteúdo mais editado e controlado. Isso com certeza mudará a percepção e o funcionamento do conteúdo na plataforma.

O Snapchat pode ter um limite para postar

O Facebook está passando por um declínio no compartilhamento original, de acordo com relatórios, com alguns argumentando que um excesso de conteúdo profissional e de curadoria na plataforma está afastando os usuários de compartilharem coisas. Se o seu vídeo vai ficar preso entre um do The Rock e outro da BBC, você pode ter menos vontade de publicá-lo, por exemplo.

Uma das grandes qualidades do Snapchat é que seus usuários não se sentem como se eles — ou seus snaps — precisassem parecer perfeitos. Mesmo o DJ Khaled, a maior estrela do Snapchat, publica histórias que você pode dizer que são tiradas dentro do mesmo aplicativo que você está usando. Mas se essas novas ferramentas levam a um conteúdo mais refinado espalhando-se através do Snapchat, a plataforma pode encontrar um problema semelhante ao do Facebook.

O recurso Memórias começará a ser implantado na Califórnia nesta semana, com o objetivo de tornar-se disponível em todo o mundo dentro de um mês.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss