A trajetória de Waldir Maranhão confirma que o Brasil não é para amadores

Substituto e defensor de Cunha, votou contra o impeachment, cresceu ao lado dos Sarney, flerta com o comunismo e também é investigado pela Lava Jato.

Esse cara aqui chama-se Waldir Maranhão e ele é deputado federal pelo PP-MA. Depois do afastamento de Cunha, é ele quem está sentadinho na cadeira da presidência da Câmara dos Deputados.

Ao menos por enquanto.

E Waldir mostra pra gente que o Brasil, realmente, não é para amadores.

Publicidade

Waldir foi secretário de Ciência e Tecnologia no governo Roseana Sarney. O deputado, aliás, foi por muitos anos um notório "sarneyzista" e progrediu na política com o apoio da família.

Mas nas últimas eleições ele apoiou, de última hora, Flavio Dino (PCdoB), o principal rival de Roseana e aquele que é provavelmente é governador mais comunista que o Brasil possui.

Honório Moreira

Cuma??

Publicidade

Dentro da Câmara, ele sempre foi brother de Eduardo Cunha. Inclusive atrasou bastante o processo de cassação e executou manobras políticas para beneficiá-lo, como a que substituiu Fausto Pinato, deputado que era relator do Conselho de Ética.

Adriano Machado / Reuters

Pinato foi ameaçado por Eduardo Cunha mais de uma vez antes de ser demitido por Maranhão.

Mas discordou do aliado em um momento crucial: o voto do impeachment. Que foi, aliás, outra decisão de última hora.

Divulgação/PP

Por causa disso, ele pode ser expulso do PP (que orientou os deputados filiados a votarem a favor do impeachment) e ir parra justamente no PCdoB, talvez um dos partidos que mais criticam Cunha. Deputados do PCdoB já chamaram Cunha de corrupto e traidor.

Publicidade

Ele substituiu Cunha, afastado porque é réu na Lava Jato acusado de receber R$ 5 milhões em propina. Acontece que Waldir também é alvo de inquérito da Lava Jato.

Ué?

Além disso, ele ainda está sendo investigado pela operação Miqueias, que trata de desvio de recursos de fundos de pensão e lavagem de dinheiro.

Tem mais: ele já teve rejeitada a prestação de contas referente às eleições de 2010 e responde a uma representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de recursos.

Publicidade

Com tanta coisa nas costas, Waldir já foi orientado a ficar quietinho por outros parlamentares. Senão pode ser o próximo a cair.

Veja também:

O que acontece agora que Cunha foi afastado do mandato de deputado?

Substituto de Cunha é suspeito de receber propina do petrolão

Veja também