back to top

A diferença entre buscas de jovens negros e brancos no Google é chocante

Tanto nos EUA quanto aqui.

publicado

O perfil @Q_Piece postou um vídeo no Twitter para mostrar a diferença entre o resultado de duas pesquisas feitas pelo celular no Google dos EUA, em inglês: "três adolescentes negros" e "três adolescentes brancos".

Uma das postagens com o vídeo tem mais de 50 mil retuítes. A diferença é tão grande que o homem que fez o vídeo caiu na risada.

A pesquisa sobre adolescentes negros mostra um monte de "mugshots", que são fotos tiradas na cadeia quando um alguém é preso. Já a busca por imagens de adolescentes brancos mostra pessoas felizes.

A diferença dos resultados é chocante também se a busca for feita em português, no Brasil. Estes, por exemplo, são os resultados da busca por "três jovens negros".

Imagens de cadeia, criminalidade e violência na maior parte das vezes.

Imagens de cadeia, criminalidade e violência na maior parte das vezes.

E estes são os resultados da pesquisa por "três jovens brancos".

Sol, praia, médicos e modelos.

Sol, praia, médicos e modelos.

Na busca pelo computador as imagens são um pouco diferentes, mas seguem a mesma lógica.

O Google disse ao BuzzFeed Brasil que os resultados "são reflexo do conteúdo de toda a web, incluindo a frequência com que as imagens aparecem e a forma como elas estão descritas".

"Isto significa que, por vezes, representações desagradáveis ​​de assuntos delicados podem afetar o que os resultados de pesquisa de imagem mostram para uma determinada consulta. Estes resultados não refletem as opiniões ou crenças do próprio Google --como empresa, nós valorizamos fortemente a diversidade de perspectivas, ideias e culturas", diz o Google.

Veja também:

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.