back to top

Algumas pessoas estão colocando as cores da bandeira trans no perfil do Facebook

Mudança da foto é em protesto contra violência sofrida por transexuais e tem inspiração na onda pró-casamento igualitário que aconteceu na última sexta.

publicado

Algumas pessoas estão colocando um filtro com as cores azul, rosa e branco na foto de perfil do Facebook. Estas são as cores da bandeira do orgulho trans, e as pessoas estão fazendo isso em protesto contra a violência sofrida por transgêneros no Brasil.

facebook.com

"O Brasil é o país que mais mata travestis / trans* no mundo. E olha que a gente nem ao menos tem dados oficiais, apenas uma contabilização informal mega conservadora a partir das mortes NOTICIADAS.", disse Bruno Grimaldi, um dos que modificaram a foto de perfil.

A mudança foi inspirada pela onda viral que aconteceu na sexta, quando 26 milhões de pessoas no mundo, muitas delas no Brasil, modificaram a foto com as cores da bandeira do orgulho LGBT em apoio à aprovação do casamento igualitário nos EUA.

facebook.com

O número de pessoas que modificou a foto de perfil foi informado pelo próprio Facebook.

"Ficou lindo todo mundo comemorando o casamento igualitário nos EUA, foi super importante, mas também não podemos esquecer to T do LGBT", disse Luciana, que também alterou a foto do perfil.

facebook.com
Publicidade

As fotos foram editadas com as cores da bandeira do orgulho trans, que são: rosa, azul e branca, divididas em cinco faixas horizontais.

mashable.com

As faixas na parte superior e inferior são azul claro, a cor tradicionalmente associada ao sexo masculino e as listras ao lado são cor-de-rosa, cor tradicionalmente associada ao sexo feminino. A faixa central é branca, para aqueles que estão entre os dois sexos, em transição de um para o outro ou consideram ter um gênero neutro ou indefinido.

Quem quiser trocar a foto de perfil do Facebook pode acessar um site que faz isso por você: http://messica.codes/transflag/

Algumas pessoas preferiram colocar uma versão fofinha como imagem de perfil para apoiar a causa.

facebook.com

O movimento LGBT conta também com várias outras bandeiras, como a do orgulho bissexual, que é lilás, azul e roxa.

Wikipédia

A bandeira foi desenhada em 1998 para dar maior visibilidade aos bissexuais dentro do movimento LGBT. A faixa magenta representa a atração sexual ao mesmo sexo, a faixa azul no fundo da bandeira representa a atração sexual ao sexo oposto. No centro as faixas ficam sobrepostas, representando a atração por ambos os sexos.

Ou a bandeira do orgulho pansexual, criada para distinguir os pansexuais dos bissexuais.

Wikipédia

Os pansexuais se dizem atraídos por seres humanos e que o gênero/sexo não faz diferença. A faixa azul representa a atração por homens, a faixa rosa representa a atração por mulheres, e o amarelo representa a atração por pessoas que se identificam como sem gênero, de ambos os gêneros ou de um terceiro gênero.

Ou esta dos ursos, de um grupo da comunidade gay.

i0.statig.com.br

Os ursos são parte da comunidade gay com eventos, códigos e identidade específica. A bandeira tem seis faixas como a do orgulho LGBT, mas as cores são mais sóbrias: tons de marrom, branco, cinza e preto, com uma pegada de pata de urso no canto.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss