back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

8 coisas que você não sabia sobre Brasília

O projeto da cidade tem o formato de uma borboleta e não de um avião. E ah, tem jacaré no lago Paranoá, viu?

publicado

1. A bandeira do Brasil que está hasteada na praça dos três poderes provavelmente é maior do que seu apartamento.

José Cruz/ABr

Segundo o Guiness Book, o livro dos recordes, ela mede 286m² e é a maior bandeira hasteada do mundo. O tamanho é maior do que grande parte dos apartamentos do Plano Piloto.

2. Existiu um projeto chamado "Onda Verde", que dava aos motoristas a possibilidade de cruzar a principal via da cidade com todos os sinais abertos.

coletivo.maiscomunidade.com

Desde que eles respeitassem o limite de velocidade da via (60 km/h) e o trânsito estivesse livre, era possível atravessar a W3 inteira. Mas o projeto foi descontinuado em 2012 por prejudicar o tráfego nas vias arteriais.

3. Brasília deve ser a única cidade do mundo na qual os bombeiros correm para colocar fogo em alguma coisa.

scontent.cdninstagram.com

A tocha do Panteão da Pátria, monumento em homenagem a Tancredo Neves, fica acesa 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mas quando apaga, os bombeiros correm para acendê-la.

Publicidade

4. Tem jacaré no lago Paranoá.

Flickr: pedrinhoccn

O bichinho aí em cima é jacaré tinga, nativo do lago Paranoá. A espécie já foi alvo de estudos em Brasília. Além disso, vivem no lago capivaras, cobras e várias espécies de aves aquáticas, além de outros animais.

6. O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e é maior até do que o Central Park, em NY.

wordpress.com

O parque de Brasília tem 420 hectares, mais do que os 320 do parque de Nova York. Alguns sites consideram o Parque da Cidade não só um dos maiores, como o maior do mundo.

8. Lúcio Costa teria desenhado Brasília em formato de borboleta, e não de um avião.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural, Jarbas Marques, disse Lúcio Costa defendia que o projeto de Brasília era mesmo uma borboleta. Disse que "as duas asas são bem mais largas que uma asa de avião". Vários outros sites defendem a tese de que Lúcio Costa teria dito que Brasília era uma borboleta, embora hoje em dia o formato tenha ficado popularmente conhecido como o de um avião.