back to top

Há cerca de 700 parentes de deputados com passaportes diplomáticos

Justiça cassou documento de filho de Cunha. Superpassaporte é grátis, dá direito a fila especial e dispensa visto. Para cidadão comum custa R$ 257 e tem atraso na entrega.

publicado

Na terça (19), a Justiça Federal paulista suspendeu o passaporte diplomático de Felipe Cunha, filho do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

O juiz argumentou que houve "evidente desvio de finalidade" na emissão do documento. Mas Felipe é só 1 dos 698 parentes de deputados com direito a passaporte diplomático.

Adriano Machado / Reuters

A Câmara disponibiliza a lista de todos os passaportes diplomáticos emitidos a pedido de deputados. Atualmente, são 698 parentes de parlamentares — incluíndo as duas filhas de Cunha, Barbara e Ghabriela, e a mulher dele, Cláudia Cruz, cujo passaporte está em poder da Justiça por causa da Operação Lava Jato.

Por exemplo: o novo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem cinco parentes na lista de passaporte diplomático.

Waldir Maranhão (PP-MA), de gravata azul, levanta a mão de Maia após sua eleição para a presidência da Câmara ser confirmada
Ueslei Marcelino / Reuters

Waldir Maranhão (PP-MA), de gravata azul, levanta a mão de Maia após sua eleição para a presidência da Câmara ser confirmada

São quatro filhos e a mulher dele, Patrícia.

O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), presidente da comissão do impeachment na Câmara e candidato derrotado na disputa pela presidência da Casa, também tem cinco parentes com passaportes diplomáticos.

Ueslei Marcelino / Reuters

São quatro filhos e a mulher dele, Karina.

O passaporte diplomático oferece algumas vantagens inalcançáveis ao cidadão que tem um documento comum.

Antonio Cruz / Agência Brasil

Com o documento diplomático, a pessoa tem direito a:

  • Fila de entrada separada;
  • Dispensa de visto (em alguns países);
  • Emitir o passaporte gratuitamente.

Atualmente, o custo para emissão do passaporte comum é de R$ 257,25. Segundo o Itamaraty, "caso um portador de passaporte diplomático esteja viajando de férias a outro país, não fará jus a tais privilégios e imunidades".

Desde abril, o prazo para emissão de passaportes aumentou de 6 dias úteis para 30 dias úteis. De acordo com a Polícia Federal, responsável pela emissão do documento, o atraso ocorreu porque a Casa da Moeda — que fabrica os passaportes — ficou sem matéria-prima.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.