back to top

Testamos os concorrentes da Uber e essas são as vantagens e desvantagens

Há menos tempo no mercado, Cabify e Televo têm frotas menores, mas ganham da Uber em preço e funcionalidades.

publicado

Principal serviço de motoristas, a Uber oficializou nesta terça (19) seu credenciamento na cidade de São Paulo e anunciou que, por isso, a tarifa vai ficar R$ 0,10 mais cara por quilômetro.

A Uber tem uma posição dominante no mercado aplicativos de transporte no país. Uma pesquisa recente mostrou que 27% dos paulistanos já usou este tipo de serviço e 69% é favorável ao seu funcionamento.

Com o sucesso do aplicativo, concorrentes começaram a operar na capital paulista. O BuzzFeed Brasil testou os principais.

Reprodução

PONTO FORTE

A empresa espanhola começou a operar em São Paulo há pouco mais de um mês. Assim como a Uber no início de sua operação, o Cabify oferece tarifas mais baratas que a concorrência. Nos testes feitos pelo BuzzFeed Brasil, em três regiões de São Paulo, o tempo de espera foi equivalente ao da Uber.

Um diferencial importante é a possibilidade de agendar corridas, que a Uber não oferece. Outra vantagem do Cabify é a possibilidade de pagar com PayPal — opção que a Uber não oferece no Brasil. É menos uma empresa com seus dados de cartão de crédito. Nesse caso, valor da corrida em reais é convertido em dólares.

PONTO FRACO

Assim como ocorreu com a Uber, que aumentou a tarifa conforme se popularizou, o mesmo tende a acontecer com a Cabify, que deve encarecer. Por enquanto, a empresa oferece incentivos aos motoristas que utilizarem o aplicativo, a fim de montar uma frota significativa — assim como fez a Uber.

Reprodução

PONTO FORTE

Ao contrário do que ocorre com os concorrentes, os motoristas da Televo aceitam pagamentos por fora do aplicativo, em dinheiro. É uma boa notícia para quem não tem cartão de crédito ou ultrapassou o limite do cartão.

O preço da corrida — cuja estimativa é informada antes de o carro chegar — também é competitivo. Nos testes feitos pela reportagem, uma corrida de 4 km custou R$ 10,90.

PONTO FRACO

A frota é pequena, e o tempo de espera é superior aos demais. Não é recomendável para dias de pressa.

O BuzzFeed Brasil também tentou testar o Will Go, aplicativo indiano lançado no Brasil em abril. Nas cinco tentativas — em lugares e horários diferentes —, não havia carro disponível.