back to top

Testamos 14 dicas de beleza vintage para que você não tenha que fazer o mesmo

Toranja nos cotovelos, gasolina no cabelo... minhas amigas e eu fizemos tudo isso e (mal) sobrevivemos para contar a história.

publicado

"O cultivo da beleza é uma arte, assim como o canto ou a pintura", aconselhou a especialista em beleza Susanna Cocroft em seu livro "Beauty, A Duty: The Art of Keeping Young" (Beleza, um Dever: A Arte de se Manter Jovem), de 1915. E ser bonita, escreveu ela, "é, em grande parte, uma questão de conhecimento".

Especialistas em beleza da virada do século recomendavam coisas muito estranhas, como banhos frequentes dos globos oculares ou usar gasolina como xampu. Sempre me perguntei se algumas das dicas realmente funcionavam. Por isso, decidi recrutar algumas amigas e fazer um experimento.

Juntei dicas de beleza e exercícios de revistas e jornais antigos, como o "The LA Times" e o "The Washington Post", jornais dos EUA . Também segui livros de beleza, como o "My Secrets of Beauty" (Meus Segredos de Beleza), de 1914, escrito por Lina Cavalieri (acima), uma cantora de ópera que também era conhecida como a "living beauty mais famosa", e o livro "Arts of Beauty" (Artes da Beleza), de 1858, escrito pela notória dançarina Lola Montez. Os jornais a chamavam de "uma tigresa" e "o cometa do seu gênero."

E quem recusaria a oportunidade de se tornar uma tigresa, um cometa do seu gênero? Eis o resultado:

1. Esfregue uvas escuras nos lábios para lhes dar cor.

O jornal "The Los Angeles Times" noticiou em 1891 que "lábios pálidos podem ser induzidos a ganhar cor pelo atrito com uvas escuras. " Eles não especificaram se a uva deveria ser cortada ao meio ou usada inteira. Experimentados as duas formas e o método com a uva cortada ao meio foi o melhor, já que pudemos sentir o gosto da fruta.

Provavelmente, poderíamos esfregar apenas os dedos nos lábios durante dois minutos que obteríamos o mesmo resultado, mas acho que com a uva o resultado foi muito bom. Esse processo hidrata os lábios e ainda fica o gostinho de brilho labial com sabor.

Publicidade

Uma proeminente especialista vocal no jornal "St. Louis Dispatch" disse às mulheres americanas em 1900 que "apenas ter lábios grossos não é sinal de beleza" e que mobilidade facial era fundamental. Lábios pouco desenvolvidos eram feios e muitas vezes um sinal de um caráter "egoísta, mesquinho, maldoso e vingativo".

Feio, maldoso, vingativo e egoísta? Claramente precisamos fazer estes exercícios: "Mantenha os lábios abertos com os dedos, mantendo a língua, as paredes da boca e a faringe rígidas, em seguida, tente pronunciar os sons das vogais." Dez sequências, pelo menos dez vezes por dia.

Resultado: acho que nossos lábios aumentaram um pouco e toda essa pressão, repetidas vezes, fez com que ficassem mais vermelhos.

3. Embeleze os cotovelos com toranja.

Lina Cavalieri escreveu que "seus braços só são bonitos se os cotovelos também forem bonitos", por isso, seguimos sua recomendação de "esfregar metade de uma toranja neles todas as noites, antes de ir dormir" e, assim, tirar a aparência de "vermelhidão desfigurante. "

Repita isto diariamente, disse ela, mas "não fique satisfeita apenas com este progresso." Você sempre pode fazer mais: esfregue uma pedra-pome nos cotovelos, use um sabão de branqueamento ou peróxido diluído ou, como Lina acrescentou, "uma menina engenhosa que eu conhecia prendia fatias de limão sobre os cotovelos todas as noites antes de ir dormir."

Essa dica realmente faz sentido por causa do ácido cítrico na toranja. É como branquear nossos cotovelos com Vanish totalmente natural. Porém, a toranja pode se espalhar por toda parte. Por isso, é importante prestar atenção na próxima parte do conselho de Lina: "Se você colocar as metades da toranja em uma mesa e descansar os cotovelos dentro delas, será possível ler, conversar ou meditar."

4. Use gordura de carneiro para engordar cotovelos ossudos.

Adrienne Johnson

Lina prometeu que uma massagem com essa gordura completa aqueles "cantos ossudos afiados". E é verdade que a gordura animal (se bruta) é um hidratante óbvio. Na verdade, eu diria que a gordura está voltando com tudo hoje.

As pessoas paleo ressuscitaram a culinária com gordura, e agora todos os tipos de gordura animal podem ser encontrados em tratamentos de beleza alternativos. Existem loções e cremes feitos a partir da gordura de todos os tipos de animais: vacas, ovelhas e até mesmo búfalos. Também há receitas de sabonetes de gordura suína (toicinho). Uma homesteader urbana ignorou o processo completo e apenas esfregou a banha de porco direto em sua pele sensível.

Peguei um atalho nas instruções, apenas grelhando uma costeleta de cordeiro. Untei as palmas das mãos e esfreguei um pedaço bem gordo no meu cotovelo. Com exceção dos pequenos pontos de carne, achei que aquele era um bom hidratante. Com certeza eu posso imaginar hipsters comprando gordura de carneiro com aroma de lavanda em mercados rurais.

Publicidade

5. Faça exercícios com as mãos para ajudar a desenvolver o charme feminino.

Adrienne Johnson

"De todo o charme feminino, não há nada mais atraente do que uma mão suave e bem cuidada," escreveu Annette Kellerman em 1918 em seu maravilhoso livro "Physical Beauty, How to Keep It" (Beleza Física, Como Mantê-la).

Ela recomendou pressionar o dedo mindinho firmemente contra o polegar, depois, alcançar o polegar após o indicador em ambos os lados, um de cada vez. E o bom desses exercícios de mão é que você pode fazê-los mesmo deitada no sofá. Então foi o que fizemos.

Esta não parece ser uma má ideia para curar LER por digitação. Algumas das coisas que Annette chama de "contorno gracioso e maleabilidade" poderiam ser úteis após um dia de digitação e toques no celular.

6. Experimente massagens com manteiga de cacau para curar pescoço esquelético.

Em 1913, uma especialista em beleza chamada Winifred Raymond explicou que "a contínua popularidade da blusa sem gola faz com que um pescoço atraente seja algo que muitas desejam." Em outras palavras, uma nova parte inteira do corpo com que se preocupar!

De repente, centenas de exercícios diferentes, cremes e esquemas de respiração, partindo de uma dieta de ovos crus e leite até esfoliação diária, prometiam embelezar o pescoço. A massagem foi o remédio mais popular para um pescoço fino ou "feio". Seguimos atentamente as instruções de Winifred sobre massagem para o pescoço:

1. Aqueça um pouco de manteiga de cacau, colocando-a em um pires sobre um copo de água quente.

2. Esfregue no pescoço com um movimento de rotação suave.

3. Dê atenção especial à área sob seus ouvidos, pois ela "indica a magreza que vem com a idade."

A manteiga de cacau era gordurosa, mas tinha um ótimo cheiro. Não temos certeza por que foram necessários quatro minutos. É um tempo longo para ficar trabalhando com as mãos no pescoço e nos sentimos um pouco sufocadas.

7. Mergulhe seus pés em um banho de alecrim.

Lina escreveu em 1914 que uma forma de "aliviar os seus pés depois de uma longa caminhada" é banhá-los em uma infusão de folhas de alecrim por 20 minutos em uma banheira.

Se os seus pés transpiram muito, Lina diz que você pode adicionar tanino, alum e lycopodium (???). Felizmente, meus pés não transpiram tanto assim, então eu não precisei. O alecrim é como uma erva daninha aqui na Califórnia, então fui até uma praça e colhi alguns raminhos às escondidas.

Deixamos os pés mergulhados por vinte minutos. Foi difícil ficar parada por tanto tempo. Mas pelo menos estávamos juntas nesse processo! Minha amiga Gail (acima) aproveitou bastante esse tempo também. Ela disse: "Se eu tivesse alguém para preparar um banho desses para mim, eu iria fazê-lo todos os dias."

8. Use pepinos cozidos para engrossar as sobrancelhas.

O conselho de 1902 era molhar suas sobrancelhas uma vez por dia com esta receita: corte um pepino maduro fresco, adicione 30 gramas de manteiga de cacau e aqueça essa mistura em uma chaleira de porcelana. Quando estiver quase frio, adicione três gotas de essência de rosas.

Eu não tenho ideia por que ficou tão malcheiroso. Pepino tem um cheiro bom e manteiga de cacau também... mas os dois juntos? Meu apartamento ficou com um cheiro horrível, meio úmido.

Os especialistas de hoje dizem que fatias de pepino podem reduzir o inchaço por uma combinação de antioxidantes e da temperatura fria do pepino. Como o nosso estava morno, a receita só teve metade do efeito. Será que, se as nossas sobrancelhas estivessem inchadas, as fatias teriam reduzido o inchaço?

Publicidade

9. Finja que suas orelhas não existem.

Chicago Tribune, Nov. 2, 1902

"Não existe nenhuma orelha bonita no mundo", disse o "Chicago Daily Tribune" às mulheres americanas em 1905. "É um dos órgãos mais feios do corpo, a menos que seja perfeito, magro, com curvas regulares e lóbulos delicados e suavemente matizados". Um escritor chamou as orelhas de "deformidades". Outro disse que os brincos muitas vezes apenas "intensificavam a sua feiúra."

As orelhas eram órgãos tão deformados e feios que nenhum desses especialistas realmente ofereciam algum tipo de cura. Alguns diziam que a cor vermelha do lóbulos ajudavam. Mas, o que mais receitavam eram formas de esconder ou evitar estes apêndices deformados: ataduras de orelha, achatadores de orelha, faixas de orelha, rolos de orelha, pompons de orelha e algo chamado "ratinho de peruca", que escondia a orelha embaixo dos cachos de cabelo.

Nossas orelhas não podiam ser retiradas e não havia como torná-las menos feias; o que podíamos fazer era apenas tolerá-las. Portanto, recorremos às ferramentas de beleza mais úteis do livro: resignação e aceitação.

10. Experimente uma loção de rábano picante (raiz-forte) para acabar com as sardas.

Adrienne Johnson

Vários manuais de beleza indicam o leite de rábano picante para acabar com as sardas ou com o bronzeado (pele pálida estava em alta na época). Escolhi uma receita de uma revista chamada "Home Needlework Magazine" de 1908: Raspe uma colher de chá de rábano picante em um copo de leite coalhado, deixe repousar durante 6 horas e depois lave o rosto com essa mistura três ou quatro vezes por dia.

O rábano picante é um wasabi não colorido. Depois de comprar a raiz marrom gigante, achei que ela seria dura como um quebra-queixo e que seu interior fosse meio esverdeado. Em vez disso, ela é branca e macia por dentro.

Acontece que o rábano picante não deixa o seu rosto branquinho, ele simplesmente o deixa vermelho. E arde pra caramba!

Adrienne Johnson

Minha pele ficou vermelha imediatamente, mas não de uma maneira ruim. Tipo quando você coloca a cabeça para fora da janela do carro, sabe? Minhas bochechas ficaram vermelhas, os meus lábios incharam um pouco e não posso negar que meu nariz e minha testa pareciam mais brancos do que antes.

Envolvida naquele cheiro e ardor, parecia que eu estava fazendo algo importante. A dor parecia produtiva, como quando você coloca água oxigenada em um corte ou depila as sobrancelhas.

11. Outro remédio para sardas: suco de limão, vinagre, rum e água de rosas.

Adrienne Johnson

O livro de 1908, "Receipts and Remedies: Useful Hints for Everyone on Health, Beauty, Clothing, Food" (Receitas e Remédios: Dicas Úteis Sobre Saúde, Beleza, Vestuário e Alimentação para Todos) contém 10 diferentes remédios para sardas, incluindo "esfregar suco de limão no rosto de uma criança" antes de ir para o sol. Ou misturar cloreto de amônio e água destilada para "esfoliar o rosto."

Escolhi este remédio: aplicar uma mistura de "90 ml de suco de limão, 30 ml de vinagre, 30 ml de água de rosas e 30 ml de loção de barba" no rosto várias vezes ao dia.

Não houve nenhum resultado imediato, mas também não fez nenhum mal! Ficamos apenas com cheiro de vinagre, que não é um cheiro tão ruim.

Publicidade

12. Experimente fazer ginástica com os olhos para torná-los maiores e mais brilhantes.

Adrienne Johnson

"Se os seus olhos são pequenos, apertados e profundos, não se desespere," escreveu Lina em sua coluna de jornal em 1911. "Você pode melhorá-los muito por meio de exercícios."

Olhar para cima era aparentemente a cura para os olhos muito profundos. Para isso, você deveria olhar para cima por um segundo e, em seguida, olhar para baixo mirando em seus joelhos. Se quisesse olhos maiores ou mais redondos, a primeira coisa era ficar de costas para a luz. Depois, manter o rosto parado, virar os olhos para a direita, para a frente e depois inverter. Mude a direção do olhar. Repita até 20 vezes.

É mais difícil do que parece! Ao mover os olhos dessa forma, me senti estranhamente expressiva, como em uma dança. Quem sabe a ginástica para os olhos sejam, na verdade, uma maneira de melhorar a forma como nos comunicamos? Mas eles não ficaram maiores.

13. Lave o cabelo com gasolina para deixá-los macios.

Admito, tive minhas dúvidas sobre esta dica. Em 1914, Lina Cavalieri informou que "Parisienses recentemente estavam lavando os cabelos com gasolina." Por quê? "A gasolina faz com que o cabelo fique macio e sedoso".

Ela ofereceu instruções específicas: "Eu lavo meu cabelo em uma bacia de gasolina, derramo essa primeira bacia e lavo com outra, depois outra, até que a última bacia esteja totalmente limpa." Mas "a gasolina é muito inflamável", alertou, por isso, não faça isso se houver "luz ou o fogo no ambiente."

Essa era obviamente uma ideia idiota, mas fiz de qualquer maneira! Primeiramente, fui para o posto de combustível mais perto e comprei um pouco de gasolina. Planejei adicionar algumas gotas de gasolina em um um recipiente com água, mas o cheiro era muito forte para eu ficar ali no banheiro. Corri para a varanda e tentei mergulhar apenas uma trança no recipiente. Mal coloquei uma trança e já me encostei em uma parede. O cheiro era tão forte que eu senti, quase que instantaneamente, uma dor de cabeça enorme e a vergonha por saber que eu era a culpada por aquilo tudo.

Será que a gasolina que Lina usou em 1914 era diferente? Perguntei a um amigo que trabalhava na ExxonMobil. Ele não soube dizer nada a respeito do xampu de gasolina, mas disse que "hoje em dia, a gasolina é segura até para beber."

Aparentemente, o chumbo era usado como um aditivo comum para aumentar os níveis de octano até os anos 70. Eu não entendo como alguém (até mesmo as mulheres francesas!) poderia recomendar colocar gasolina no cabelo.

14. Ou experimente usar ovo cru como xampu.

Adrienne Johnson

A sugestão de xampu mais fácil que encontrei foi também a mais simples: um ovo batido. Um livro de 1906, intitulado "My Lad Beautiful: Or, the Perfection of Womanhood" (Minha Linda Senhora: Ou a Perfeição da Feminilidade) deu as seguintes instruções: "não há melhor solução de limpeza do que um ovo, clara e gema batidas juntas, aplicado ao couro cabeludo. Antes de fazer a aplicação, o cabelo deve ser penteado para trás, dividido ao meio desde a parte da frente até a parte de trás e com duas tranças".

Então Ruthie trançou meu cabelo, eu bati o ovo e Gail fez as honras de derramar o ovo em meu couro cabeludo. Na verdade, eu substituí o xampu que costumo usar por ovo cru por uma semana e deu certo! Meu cabelo ficou mais grosso, quase arenoso. Tipo quando você vai na praia, se eu quisesse ser mais generosa com a descrição. Pensei que eu poderia usá-lo antes de fazer algum penteado, por causa da maior aderência... mas provavelmente não irei usar.

Então... ficamos mais bonitas?

Adrienne Johnson

Dei uma boa olhada em mim mesma no espelho. Mesmo enquanto o ovo escorria do meu cabelo, me senti meio orgulhosa de mim mesma. Será que ficamos mais bonitas? Com certeza, sim. Nossa orelha vergonhosa não conseguiu nos colocar para baixo. E eu tive uma nova concepção sobre movimento e expressão: o quadro inteiro do que a beleza pode parecer. Após os exercícios para os lábios e a ginástica para os olhos, eu presto mais atenção à forma como ando, falo e me levanto.

As especificidades da "beleza" podem mudar, mas os padrões impossíveis provavelmente nunca mudarão. Não há muito que possa ser feito sobre sardas ou cotovelos e pescoços esqueléticos. Mas você pode sempre se divertir um pouco.

Como disse Gail, enquanto esfregava seus cotovelos com uma toranja: "Não acho que essas misturas fazem milagres, mas pelo menos nos fazem sentir bem."