23 pequenas coisas que todos os jovens de vinte e poucos anos deveriam saber

Nunca é cedo demais para dar um jeito na sua vida.

1. Aprenda a cozinhar.

E não, miojo não conta. Cozinhar para si mesmo é simplesmente o melhor. Você pode comer o que você quiser, quando quiser. É muito mais barato E saudável do que comer fora. E é claro que impressiona amigos E potenciais conquistas românticas. Não é tão difícil assim. Nada de desculpas, então aqui estão algumas receitas para você começar.

2. Nunca é cedo demais para pôr suas finanças em ordem.

Você pode ser todo Carpe Diem já que a aposentadoria está longe, mas lembre-se que a nossa geração está fodida e ninguém quer nos ajudar. ENTÃO APRENDA A SE AJUDAR. Isso significa abrir uma poupança, fundos para emergências e até mesmo uma Previdência Social. Se você não sabe o que são essas coisas, procure no Google. Sério, aos 70 anos de idade você vai ficar MUITO agradecido pelas providências tomadas aos 23 anos.

3. Atualize seu currículo.

Os empregadores vão olhar para o seu currículo por uns 30 segundos E OLHE LÁ, então é melhor caprichar muito no seu currículo. E um currículo chato e sem-graça não é mais suficiente, então dê uma melhorada na apresentação. Se você ESTÁ empregado, é apenas uma boa prática manter uma versão atualizada e fresquinha — você não sabe quando vai precisar ter o seu currículo em dia.

4. Aprenda algumas habilidades básicas da vida.

Além de cozinhar, você deve aprender habilidades básicas de vida (como trocar um pneu) ou, no MÍNIMO, procurar no Google como consertar coisas antes de você pagar um profissional para fazê-lo. Você frequentemente descobrirá que pode fazer certas coisas sozinho e economizar dinheiro no processo. ALÉM DISSO, você vai se sentir fodão. Mas, lembre-se também que você não quer estragar nada e causar ainda mais danos!

5. Faça trabalho voluntário.

E além das razões óbvias de ser um benfeitor. Na verdade faz bem para você também. É saudável para seu corpo e mente, é uma ótima maneira de fazer amizades novas, e também um ÓTIMO jeito de aprender mais sobre a comunidade em que vive. Corte uma ou duas horas do tempo de Netflix cada semana, levante do sofá e retribua o que você já ganhou de graça da vida.

6. É normal cometer erros em encontros e no sexo.

Você terá que beijar (e provavelmente fazer um pouco mais do que beijar) muitos sapos antes de encontrar seu príncipe, então pare de se sentir mal por encontros ruins ou casos de uma noite só. Fazer sexo é uma função humana normal, como dormir ou arrotar, então pare de se sentir mal por fazê-lo! E quando se trata de namoros, saiba há uma cara-metade por aí que combina com você, mas você vai ter que cavar para encontrar o seu tesouro. Agora vá em frente!

7. Dito isso, use sempre proteção.

Quer dizer, dãã. Você não quer um “bebê-surpresa”, e definitivamente não quer nenhuma DST. Deste modo, você é um adulto de verdade agora. SEJA RESPONSÁVEL. Sexo é divertido, mas bebês e gonorréia não são.

8. Não tenha medo de pedir conselhos.

Você nunca terá todas as respostas. Mas alguma outra pessoa terá algumas delas. Ninguém espera que você faça tudo isso sozinho… e você também não deveria esperar isso de si mesmo. Esteja disponível para ouvir conselhos e algum dia você estará pronto para dar uns também.

9. E comece a tratar seu corpo como um templo, não como uma Casa da Mãe Joana.

Comer pizza bêbado às 3 da madrugada é divertido e tals, e você não deve cortar isso COMPLETAMENTE, mas pense com carinho em melhorar a sua nutrição E ir para a academia. Não é membro de nenhuma? Então, comece a correr ou fazer ioga. E, lembre-se que o que você come é 90% da batalha. Você vai se sentir melhor e ficar mais atraente, e isso vai melhorar seus passinhos de dança quando você for à balada nos sábados.

10. Agora é hora de sair de casa.

Sério, esta é a época da sua vida quando você vai ter menos coisas te prendendo. Você não tem filhos, sua família não está te amarrando e você pode ser mais flexível quando se trata de relacionamentos; a sua carreira também é jovem o bastante para que você não tenha um emprego que te prenda TANTO assim. Então se você já quis morar em qualquer lugar — na cidade, no interior, SEJA O QUE FOR — pense seriamente em fazer essa mudança agora. Onde há vontade, há um caminho a seguir.

11. Mas morar com os pais também é uma atitude esperta.

Tá, morar com a mamãe e o papai pode não ser algo glamouroso e sexy, mas faz sentido em vários níveis. Você estará economizando uma TONELADA de dinheiro — aluguel é caro, e se você estiver com sorte, você poderá até aproveitar um pouco de comidinha de mãe. Mas falando sério, você estará morando com os seus pais como um adulto pela primeira vez, o que lhe permitirá a se relacionar com eles de uma maneira diferente de antes. Então sim, diga adeus às dormidas acompanhadas por um tempinho. É um pequeno sacrifício comparado ao tempo de convivência que aproveitará com a mamãe e o papai.

12. Faça exames médicos.

Se você é sexualmente ativo é só uma gentileza comum básica para os seus parceiros e para você. Sério, teste-se — e existem provavelmente serviços que irão fazer isso DE GRAÇA, onde quer que você more. #abençoado

13. Networking, networking, networking.

Isso mesmo quando você já tiver um emprego! Networking, ou montar a sua rede de contatos profissionais, é normalmente uma droga, mas pense nisso como uma forma de paquera, só que para sua carreira. Nunca se sabe onde você terá sorte, e algumas vezes isso acontecerá no lugar onde você menos esperava. Pode ser que você saia com alguém que trabalha na sua área para tomar uns drinques ou visite uma feira de trabalho — mas aprenda a sair e se VENDER.

14. E não tenha medo de pedir ajuda.

Você estaria disposto a ajudar seus amigos se eles precisassem de você, certo? Bem, eles são tão dispostos por você! A vida pode ser dura às vezes. Tipo, muito dura mesmo. E quando tiver difícil, não tenha medo de pedir ajuda. A força está em pedir ajuda quando você reconhece que precisa. Não tem dinheiro para comprar uma passagem de avião para voltar para casa? Tudo bem pedir ajuda para os seus pais para poder fazer isso. Conhece alguém que trabalha na sua empresa favorita? Pergunte se eles podem ajudar a colocar o seu currículo lá dentro. O pior que podem dizer é não, e o melhor que eles podem dizer pode mudar a sua vida para melhor, ou até mesmo transformar um dia ruim em um bom.

15. Lembre-se todos os dias que você nunca está acima de NADA.

Isso é muito, muito crucial, principalmente quando você está procurando emprego. Se tem uma coisa pela qual nossa geração é constantemente criticada é pelos direitos subjetivos que achamos que temos. COMBATA ESSE ESTEREÓTIPO. Lembre-se que como um empregado jovem, provavelmente recém-formado, você é praticamente descartável e não precisa ser bajulado. Seja tendo que ir buscar café para a chefe ou aceitando um trabalho temporário que você não gosta para se sustentar, espere fazer um pouco de trabalho duro — e quem sabe você não sai dessa história com uma melhora de caráter também, tipo Cinderela. Isto com certeza fará de você um candidato muito mais impressionante para futuras vagas!

16. Você provavelmente vai viver de salário em salário em algum momento, MAS ISSO MELHORA.

Pela lei das probabilidades, você vai ter uns dias ruins ao decorrer do ano. Você pode sofrer um acidente de carro, ou você pode chegar SUPER atrasado no trabalho e levar bronca, ou você vai ficar doente e ter que perder um programa divertido. Isso geralmente não tem a ver com os seus erros, mas sim com a vida te desafiando e atrapalhando de vez em quando. É só se lembrar de ter jogo de cintura e que amanhã é um novo dia.

17. Perca menos tempo com redes sociais.

Sério, o que você *GANHA* com o uso de Facebook e Instagram? Provavelmente um monte de inveja de todo mundo. Sim, redes sociais são uma ótima forma de manter contato com amigos e familiares distantes. Mas elas também sugam o seu tempo desnecessariamente e TAMBÉM criam expectativas não-realistas de como a vida real deveria ser nos seus vinte e poucos anos. Todas essas férias, noites de balada e compras caras que pessoas compartilham são reais no sentido de que existem, mas são muito, mas muito falsas no sentido de que NÃO são regra, mas sim exceção. É que não é muito saudável comparar sua vida com a conta do Instagram de alguém, sabe?

18. Faça a sua cama, pô.

O Almirante William McRaven listou “fazer a cama” como uma das 10 dicas para o sucesso no discurso de formatura que fez no Texas este ano — e você deveria escutar, porque este é o homem que organizou a missão que derrubou o Osama Bin Laden. Fazer sua cama faz você começar seu dia com o pé direito, dando início a um padrão de realização que você pode seguir pelo resto do seu dia. Providenciará um pequeno senso de orgulho e realização que crescerá durante o dia. E se seu dia não for tão bom, pelo menos você terá cama fresquinha, limpa e imaculada esperando por você em casa. E já que estamos tocando nesse assunto, você provavelmente deveria também pensar em lavar os teus lençóis…

19. Arranje um emprego, mesmo que de início não seja o emprego dos seus sonhos.

Às vezes você tem que trabalhar para subir. Então, enquanto você passa os dias nesse trabalho que não lhe satisfaz, lembre-se que você está indo em direção a sua meta. Tudo o que você faz é construir um currículo que coloca você mais próximo do emprego que será menos um emprego e mais um estilo de vida.

20. Não tenha medo de se afastar daquele “estilo de vida universitário”.

A época de faculdade foi legal, né? Foi mesmo. E mesmo que às vezes não gostamos de admitir que aquilo acabou… tudo bem. A faculdade só será conhecida como a melhor época da sua vida se você deixar. O mundo é agora a sua concha e é hora de fazer o que você bem entender. Então deixe aquele macarrão de microondas de lado e se prepare para tomar o mundo real como chá gelado depois de uma noite em claro.

21. Você vai ficar com inveja de algumas pessoas.

Repita comigo: a inveja é inevitável. Mas veja bem, inveja também não adianta nada. Não importa o sucesso que a garota da sua classe no ensino médio parece estar tendo, isso de nenhuma forma tira o seu sucesso de você. Lembre-se, as coisas não são sempre tão boas quanto parecem e, no final das contas, na verdade não importa o que os outros estejam fazendo. O que importa é o que VOCÊ está fazendo. Você está no controle de apenas uma vida… a tua.

22. Mas também, você ainda é bem jovem, então você ainda pode ser um pouco bagunceiro.

Não tá a fim de lavar a roupa? Não quer trocar a roupa que usou o fim de semana todo? Não quer lavar a louça? Não quer comer de um prato? Então não esquenta. É só não fazer nada disso. Você tem permissão para ser preguiçoso e bagunceiro e um pouco imaturo. É o seu maldito direito. Aproveite isso de vez em quando.

23. E, o mais importante, saiba aonde você está indo.

Objetivos são fantásticos. Nós não estamos dizendo que você precisa ter cada aspecto da sua vida planejado para os próximos 10 anos, porque, não. Mas, nós ESTAMOS dizendo que ter algum tipo de plano e ter objetivos para si próprio é importante. A vida está acontecendo agora mesmo. Enquanto você está lendo isto. O tempo é precioso. Então, o que você vai fazer com o seu?

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Buzzing agora