Filho de Lula processa Eduardo Jorge por tuíte de conta fake

Publicação de @EduadoJorge43 (sem o "R") afirmou que Lulinha seria dono da Friboi.

O perfil oficial de Lula no Facebook publicou nesta terça-feira (27) uma notícia afirmando que seu filho processará Eduardo Jorge, ex-candidato à Presidência pelo PV, por causa de um tuíte.

A notícia, publicada pelo Portal Forum, afirma que Eduardo Jorge teria dito que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, seria dono da Friboi, o que é mentira. O tuíte em questão, porém, é de uma conta falsa.

Publicidade

Entramos em contato com o Instituto Lula, que nos enviou um print do tuíte (mais tarde deletado pela conta falsa) que seria anexado ao processo:

Publicidade

Na verdade, o tuíte foi publicado pela conta falsa @EduadoJorge43 (sem o "R"), um dos muitos fakes que se fazem passar pelo político do PV no Twitter:

O BuzzFeed Brasil perguntou ao Instituto Lula se ainda assim Lulinha seguirá com o processo. Leia a resposta na íntegra:

Não há ainda um processo, mas uma interpelação judicial.

A primeira pergunta da peça da interpelação judicial é justamente se o autor, pessoa física, é autor do tweet e dono da conta. A interpelação judicial existe também para verificar isso.

Se houve um uso de perfis fakes, se passando por Eduardo Jorge, usados para difamar o filho do ex-presidente, ele também é uma vítima do uso da internet para difamação política.

Publicidade

Publicidade

Depois da publicação desta reportagem, o post foi removido da página de Lula no Facebook.

Publicidade

A página explicou a remoção em um novo post, com texto semelhante ao enviado pelo Instituto Lula ao BuzzFeed Brasil:

      

Veja também