Estudos citados por Bela Gil não recomendam cúrcuma para escovar os dentes

Artigos científicos falam do uso da planta no tratamento de doenças e como enxaguante bucal aliado à escovação comum.

Nesta segunda-feira (20), Bela Gil recomendou aos seus seguidores no Facebook que escovassem os dentes com cúrcuma (ou açafrão-da-terra) em vez de pasta de dente.

      

Nos comentários do post, Bela foi criticada por dar orientações sobre odontologia apesar de não ser formada na área -- ela é nutricionista. No comentário mais curtido do post, Adriela Mariath, professora de odontopediatria, escreveu:

Cara Bela, acredito que no quesito temperos, sabores podemos ter opinião, mas quando se fala em doença, saúde, temos que ter algo além. A indicação de algum produto para higiene bucal, envolve um dos fatores mais relevantes da doença cárie, extremamente impactante na saúde da nossa população. Cárie é uma doença que acomete 30% das crianças de até 5 anos de idade no Brasil, que está envolvida com dor, perda dentária, desnutrição, inclusive. Flúor da pasta de dentes é cientificamente provado como o maior responsável pelo controle da cárie no mundo, e num país como o nosso, com 40% da população adulta desdentada, temos que cuidar com o que falamos, ainda mais uma pessoa formadora de opinião como você e que desconhece cientificamente fatores de risco de cárie e protocolo para teste de qualquer tratamento em saúde. Por favor, continue a falar de temperos e sabores, que por sinal falas tão bem! É um cuidado com nossas crianças tão desassistidas e acometidas por doenças. Obrigada

Publicidade

Depois da repercussão, Bela publicou mais um post dizendo que "nunca quis ofender" ninguém e discorreu sobre os "efeitos maléficos da ingestão de flúor pela água e pasta de dente".

      

Por fim, ela publicou um post em seu blog reiterando a recomendação e incluindo, ao fim, oito links sobre "os benefícios da cúrcuma e seus derivados para a saúde dentária e bucal" e "olhares sobre o consumo de flúor".

Publicidade

Em nenhum dos links fornecidos por Bela Gil, porém, recomenda-se usar cúrcuma diariamente no lugar da pasta de dente tradicional.

Um dos artigos linkados por ela, assinado por Monika Nagpal e Shaveta Sood, da universidade indiana Punjab, fala sobre o uso da cúrcuma no tratamento de doenças, mas em nenhum momento sugere que ela seja usada no lugar da pasta de dente. Leia a conclusão:

A cúrcuma é considerada uma alternativa segura, não tóxica e eficiente a muitos medicamentos convencionais devido às suas propriedades terapêuticas e aos seus efeitos múltiplos em vários sistemas do corpo. Seu papel no tratamento de cânceres é muito promissor. No entanto, há escassez de informação e pesquisa nessa área. Portanto, requerem-se mais pesquisas para determinar a dosagem ideal, a biodisponibilidade e a bio-eficácia de medicamentos baseados em cúrcuma.

Publicidade

O outro, de Amita M. Mali, Roobal Behal e Suhit S. Gilda, da universidade indiana Bharati Vidyapeeth, conclui que um enxaguante bucal à base de cúrcuma é eficiente quando aliado a duas escovações diárias:

Com base nas observações do nosso estudo, pode-se concluir que tanto o enxaguante bucal de gluconato de clorexidina quanto o de cúrcuma podem ser usados eficientemente como um complemento ao controle mecânico de placa na prevenção da placa e da gengivite. Ambos os enxaguantes bucais têm propriedades anti-placa, anti-inflamatórias e anti-microbiais. O enxaguante bucal de cúrcuma foi biocompatível e bem aceito por todos os indivíduos sem efeitos colaterais. É necessário estudar a substantividade do enxaguante bucal de cúrcuma no futuro.

Bela Gil incluiu ainda entre os links dois textos do americano Joseph Mercola, famoso defensor da medicina alternativa. Em um deles, Mercola recomenda o uso de óleo de coco como pasta de dente.

Autor de best-sellers, Mercola se opõe à vacinação e, assim como Bela Gil, ao uso de flúor.

Publicidade

Em entrevista ao G1, Bela Gil disse não se arrepender do post.

"Muita gente me falou ‘tira isso, é uma irresponsabilidade social’. Cada um tem seu olhar. Eu vou continuar com o meu. Gosto do que faço, das minhas experiências e acredito que faz quem quer e segue quem quer. Não estou aqui para apontar o dedo a ninguém”, afirmou ela.

Procurada pelo BuzzFeed Brasil, que pediu mais referências sobre a recomendação do uso de cúrcuma como pasta de dente, a assessoria de imprensa de Bela Gil enviou o link para um artigo sobre o "efeito de gel de cúrcuma oral no tratamento de gengivite".

Segundo o estudo, de H. Nilofer Farjana, S. C. Chandrasekaran e Bagavad Gita, da universidade Sree Balaji, na Índia, a cúrcuma se mostrou eficiente no tratamento de "dez indivíduos com gengivite severa".

Publicidade

Veja também