win

12 truques simples para fazer sua casa parecer mais limpa do que está

Nunca mais seja pego no flagra.

Chris Ritter / BuzzFeed

Você já teve uma visita inesperada ou queria dar uma festa improvisada, mas sua casa estava uma bagunça?

É só seguir estas dicas fáceis para fazer com que a sua casa fique pronta para a festa rapidinho!

1. Ataque os objetos “TPM”: Televisão, Privadas, Mesas

Macy’s / Via giphy.com

O mínimo: se você tem só um minuto para limpar, tirar o pó e a sujeira visível dessas três superfícies vai fazer uma diferença enorme.

Próximo nível: depois de você ter limpado a poeira, espalhe um desinfetante cheiroso nas bancadas da cozinha e dos banheiros.

2. Jogo de cintura

Twentieth Century Fox / Via giphy.com

O mínimo: comece limpando o primeiro lugar que os seus convidados verão (a entrada) e vá em direção ao próximo lugar que eles visitariam — sala de estar/ou qualquer lugar onde eles vão acabar indo. Limpe essas superfícies/arrume a bagunça desses lugares primeiro; assim você vai gastar o seu tempo limitado de limpeza no que importa.

Próximo nível: pegue seu aspirador de pó, pano de chão ou vassoura e limpe o chão no percurso que seus convidados vão fazer: Entrada → Hall de entrada → Sala de estar → Banheiro → etc.

3. Deixe o banheiro à prova de visitas

O mínimo: dê descarga no vaso sanitário, feche as gavetas, armários e a cortina do chuveiro. Pendure um roupão de banho por cima de toalhas molhadas penduradas.

Próximo nível: use uma toalha de papel ou um pano para passar rápido nos espelhos, na torneira, no interior da pia, e finalmente no assento da privada — nessa ordem.

4. Acabe com a bagunça.

Walt Disney Pictures

O mínimo: empilhe coisas como controles remotos, livros e outros objetos por ordem de tamanho para dar à eles uma aparência de organização. Coloque toda a bagunça visível dentro de um cesto de roupa suja e esconda esse cesto em um quarto com a porta fechada.

Próximo nível: coloque coisas em cestos diferentes dependendo dos quartos onde os objetos devem ser guardados mais tarde, assim você poderá guardá-los até mais facilmente quando suas visitas tiverem ido embora.

5. Troque os panos e toalhas

FOX

O mímimo: Troque panos de prato sujos e toalhas de mão por outros limpos.

Próximo nível: dê uma borrifada com amaciante para que eles pareçam bem-passados.

6. Livre-se dos pelos do seu bichinho de estimação

O mínimo: vire as almofadas do sofá e das cadeiras e pronto: nada de pelinhos de animais de estimação! (Desde que o outro lado não esteja também coberto de pelos.) Jogue um cobertor ou manta limpa sobre o encosto de qualquer móvel com almofadas que não podem ser viradas.

Próximo nível: use um aspirador, rolinho adesivo, ou uma luva de borracha para tirar rapidamente os pelos de animal de estimação de seus móveis.

7. “Lave” a louça

Fox Searchlight / Via giphy.com

O mínimo: rapidinho, se a sua máquina de lavar louça estiver cheia ou você não tem uma, empilhe e guarde a louça suja no forno. Vai parecer mais limpo do que se você colocar tudo na pia. (só tome cuidado para não esquecer e ligar o forno!)

Próximo nível: encha um balde (ou uma banheira que você tenha certeza que ninguém vai ver) com água quente e detergente e deixe os pratos sujos de molho, assim eles estarão mais fáceis de limpar quando você tiver tempo.

8. Cheirinhos bons

O mínimo: Borrife um odorizador de ambientes ou spray para estofados no cômodo em que seus convidados vão passar a maioria do tempo.

Próximo nível: coloque uma panelinha de água para ferver e encha com uma mistura do que você tiver das seguintes coisas: canela, limão ou casca de frutas cítricas, noz-moscada, cravos-da-índia, gengibre. Isso vai deixar a sua casa com um cheirinho bom e os ingredientes cítricos vão disfarçar quaisquer outros cheiros desagradáveis.

9. Ilumine o ambiente

O mínimo: se for dia, abra as janelas para que o espaço pareça mais claro e limpo. Se for de noite, apague as luzes de teto e use abajures. Iluminação mais apagadinha faz sua casa parecer mais aconchegante e também esconde quaisquer imperfeições (tipo sujeira).

Próximo nível: Acenda algumas velas — ou várias. Mas certifique-se de que, se as velas forem aromáticas, que todas tenham o mesmo aroma.

10. Dê um jeito nas janelas

No mínimo: Vire as persianas para esconder a poeira.

Próximo passo: borrife vinagre em um jornal e passe nas janelas para que fiquem limpinhas num piscar de olhos.

11. Exponha coisas bonitas e brilhantes

O mínimo: coloque algo brilhante ou que reflita no cômodo, como um vaso ou um espelho, para prender a atenção das pessoas e manter os olhos longe de outras áreas menos limpas.

Próximo passo: posicione uma luz perto ou apontando para os objetos brilhantes para dar uma amplificada no brilho.

12. Truque de último minuto: tire o aspirador do armário

Quando os convidados aparecerem, é só deixar o aspirador no meio da sala e dizer: “Você me pegou no meio da faxina!” Desse jeito, qualquer bagunça é desculpável!

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Buzzing agora