Estes truques do tipo “faça você mesmo” vão derreter absolutamente o seu cérebro

A lição, como sempre: nada é mais legal do que a ciência.

Todos esses truques com água se parecem um pouco com mágica. Mas como eles funcionam na verdade?

1. A ilusão da água

Do que você precisa:
Copo, água e setas impressas.

Como fazer:
Basta servir a água no copo em frente às setas e vê-las magicamente virarem de lado.

Ciência:
Quando a luz atravessa de um material para o outro, ela é refratada ou curvada. Ela também atua como uma lupa, curvando a luz em direção ao centro.

2. O truque da pimenta

Do que você precisa:
Água, pimenta, tigela e sabão.

Como fazer:
Encha a tigela com água e salpique a pimenta por cima. Perceba que quando você toca com seu dedo na água nada acontece. Coloque um pouco de sabão em seu dedo, toque de novo e veja a pimenta se espalhar como mágica.

Ciência:
Devido à tensão superficial, a pimenta fica boiando na água. O sabão interfere com as pontes de hidrogênio entre as moléculas de água, quebrando a tensão superficial. Em estado natural, as moléculas de água são fortemente atraídas umas pelas outras. Por isso, quando a tensão superficial é quebrada, a água se espalha. Ela é atraída pelas moléculas de água mais externas, fazendo com que se alastre, levando consigo as partículas de pimenta.

3. Água e uísque

Do que você precisa:
Água, dois copos de vidro, uísque e um cartão.

Como fazer:
Encha um copo com água e o outro com uísque. Coloque o cartão sobre a o copo cheio d’água. Vire cuidadosamente de ponta cabeça usando o cartão para impedir que derrame. Coloque o cartão com o copo d’água emborcado sobre o copo com uísque e movimente ligeiramente o cartão para criar uma pequena abertura entre os dois. Espere cerca de dez minutos e veja que a água trocou de lugar com o uísque.

Ciência:
Líquidos têm densidades diferentes. O uísque simplesmente boia porque é mais leve do que a água.

4. O balão à prova de fogo

Do que você precisa:
Água, vela, isqueiro e balões.

Como fazer:
Encha um balão com água. Acenda a vela. Posicione-o devagar em cima da vela. É incrível, mas ele não explode! Mas se você deixá-lo muito tempo ele explodirá.

Ciência:
A água obviamente absorve bem o calor. A água dentro do balão absorve o calor que sai da chama, arrefecendo a borracha e evitando que ela se rompa.

5. O truque do laser

Do que você precisa:
Água, garrafa plástica e laser.

Como fazer:
Faça um pequeno buraco na parte inferior da garrafa. Encha-a com água, não esquecendo de segurar o orifício para não derramar. Aponte o laser diretamente no buraco. Deixe a água vazar coloque a sua mão logo abaixo. O laser agora é refletido em direção à sua mão!

Ciência:
Neste caso, a luz não é completamente curvada. O fluxo d’água age como uma fibra óptica, levando consigo a luz. Quando o laser atinge o fluxo, ele é refletido dentro do fluxo, dando a ilusão de curvar a luz.

6. Água tônica fosforescente

Do que você precisa:
Agua tônica e luz ultravioleta.

Como fazer:
Basta apagar as luzes normais e acender a luz ultravioleta sobre a água tônica.

Ciência:
A água tônica contém “fósforos”, como nos pigmentos das canetas marca-texto. Os fósforos transformam a luz ultravioleta em luz visível, deixando a sua água tônica fosforescente.

7. Suspensão aquática

Do que você precisa:
Água, garrafa de vidro, malha de plástico ou tela de arame, elástico e palitos de dente.

Como fazer:
Corte um pequeno pedaço quadrado de tela, coloque-o sobre a boca da garrafa e prenda bem com um elástico. Encha-o completamente com agua através da tela. Cubra a boca da garrafa e gire-a de ponta cabeça; não tenha medo, ela não vai derramar. Agora, empurre os palitos através da tela e ela ainda assim não vai derramar!

Ciência:
As propriedades coesivas da água levam-na a formar elos junto às pequenas aberturas da tela, criando uma “membrana” que essencialmente sela a boca da garrafa. A pressão exterior do ar também é maior do que a pressão dos bolsões de ar dentro da garrafa, mantendo a água suspensa.
Quando o palito é enfiado através da tela, a água se envolve em torno dos palitos devido à sua propriedade coesiva. Depois que o palito entra por inteiro, a água o libera e ele boia, já que é menos denso do que a água.

8. O congelamento instantâneo

Do que você precisa:
Água purificada e um congelador.

Como fazer:
Coloque a água purificada no congelador. Mantenha-a em torno de 0˚C; você pode monitorá-la com um termômetro. Você também pode optar por tentativa e erro, colocando diversas garrafas d’água no congelador e testando-as a cada 30 minutos. Para nós, o processo levou cerca de uma hora no congelador. Retire-as com cuidado, senão elas já poderão formar cristais de gelo. Transforme a água em gel congelado batendo na garrafa. Você também pode despejar a água sobre gelo ou sobre alguma coisa bem gelada. Você acabou de criar um gel congelado instantâneo. (Isto também pode funcionar com refrigerante ou cerveja.)

Ciência:
A água normalmente congela a 0˚C, formando cristais de gelo. Impurezas na água podem ativar a cristalização. A ausência destas impurezas na água purificada sustenta-a num estado líquido abaixo do ponto de congelamento. Quando você bate ou toca na garrafa, o gelo ativa a cristalização, pois ele já se encontra em ponto de congelamento, transformando a água instantaneamente em gelo.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Buzzing agora