Restaurante cobra 30% a mais de homens em campanha contra desigualdade

Os valores não chegaram a ser incluídos na conta de fato. Foram mostrados apenas para chamar atenção para a desigualdade salarial entre homens e mulheres.

Na última segunda (13), quem foi comer no restaurante Ramona, no centro de São Paulo, teve uma surpresa: o cardápio mostrava um valor 30% mais alto para homens.

Alguns clientes até perguntaram o motivo: se o prato era diferente, se vinha mais comida. Mas não, o preço era 30% maior para homens e apenas isso.

Publicidade

O ajuste no preço era parte de uma campanha criada pela agência Agnelo Pacheco sobre a desigualdade de salário entre homens e mulheres. Depois de receberem o cardápio, os clientes recebiam este folhetinho:

Algumas clientes gostaram da campanha e cumprimentaram o gerente.

Publicidade

Ivan Finotti, um dos sócios do restaurante, disse ao BuzzFeed Brasil que nunca houve cobrança real e que os preços foram incluídos no cardápio apenas para chamar a atenção dos clientes para a questão.

Ele explicou ainda que "a campanha inicialmente surgiu como uma forma de homenagear o dia da mulher no mês passado, mas demorou algumas semanas pra ficar pronta". A Agnelo procurou o Ramona com a ideia de que "mais que comemorar com flores e tratamentos de beleza, o Dia da Mulher é a representação da luta por uma sociedade igualitária".

"Aceitamos de cara, por concordarmos com a ideia", diz Finotti.

Assista aqui ao vídeo completo da campanha:

Publicidade

Veja também