back to top

17 maneiras simples de você produzir menos lixo em 2018

Cada brasileiro gera mais de 300 kg de lixo por ano, em média.

publicado
Getty/BuzzFeed Brasil

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) revelam que, das 64 milhões de toneladas de resíduos gerados por ano no Brasil, 24 milhões seguem para destinos inadequados, como lixões. Em média, cada brasileiro gera 383 kg de lixo por ano. Veja como você pode produzir menos lixo em 2018.

1. Tente ir ao supermercado usando ZERO sacolas plásticas.

Fangxianuo / Getty Images

Para isso, você pode levar sua sacolinha super fashion e ecológica às compras. Dá também para pesar seus legumes e frutas sem aqueles sacos plásticos que eles colocam nas gôndolas.

Publicidade

2. E dê preferência à feirinha do seu bairro.

Suzanamarinkovic / Getty Images

As feiras têm produtos frescos produzidos localmente e, diferente dos industrializados, eles geralmente não vêm em embalagens.

3. Congele TUDO!

Bravissimos / Getty Images

Seu congelador é um ótimo aliado na hora de evitar o desperdício de alimentos. Congele seus temperos, vegetais e frutas porque tudo o que você normalmente jogaria fora pode incrementar aquele seu próximo drink, sopa ou risoto.

4. Transforme seu lixinho de pia em composto para as plantas da casa.

Fotomem / Getty Images

Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica do lixo em adubo. A mecânica é bem simples e dá para comprar uma composteira por pouco mais de cem reais na internet. Dá também pra aprender a fazer uma composteira caseira aqui.

5. Descubra receitas com partes dos alimentos que você joga fora.

Tasty Demais

Cascas, sementes e folhas podem servir de base para receitas deliciosas, evitando o desperdício. Aqui você aprende algumas receitas para reaproveitar vegetais, por exemplo.

6. Ande com copos, garrafinhas e canecas legais para você largar mão dos descartáveis.

Vwpix / Getty Images

Além de lindos e práticos, os reutilizáveis são uma ótima forma de você se servir quantas vezes quiser sem sobrecarregar o meio ambiente.

Publicidade

7. Troque o café em cápsulas por uma cafeteira à moda antiga.

Chiari_vfx / Getty Images

As cápsulas de café viraram febre, mas adicionaram mais um item à lista de embalagens plásticas descartáveis. Se você tiver um posto de reciclagem da sua marca preferida perto de você, tudo bem. Mas o melhor mesmo é investir numa cafeteria à moda antiga que faz um cafezinho perfeito.

8. Experimente uma pipoqueira de micro-ondas.

Juliana Kataoka

A preparação é bem simples e demora a mesma coisa da pipoca de micro-ondas industrializada. Só que desta forma você usa um recipiente que não é descartável e ainda dispensa o uso de óleo.

9. Evite frituras para o bem do meio ambiente e da sua saúde.

Yokeetod / Getty Images

O óleo de cozinha é um dos piores poluentes presentes nas nossas casas. Estudos sugerem que o descarte incorreto de um litro de óleo de cozinha pode contaminar até um milhão de litros de água. Então invista em receitas ao forno ou numa fritadeira sem óleo para adaptar aquelas receitas que você adora.

10. Carregue uma toalhinha de microfibra pra evitar o papel toalha.

Hoozone / Getty Images

Vai malhar? Vai correr? Vai cozinhar? Tenha uma toalhinha de microfibra sempre à mão para evitar essa mania de roubar um pedaço de papel toalha ou lenço de papel por segundo.

11. Encontre utilidade para as embalagens que você compra.

Reprodução/Pinterest / Via girllovesglam.com

Dá pra usar na decoração, no armazenamento de alimentos, na organização e até na jardinagem de uma forma bem bonitinha. Aqui você encontra umas ideias legais.

Publicidade

13. Experimente comprar coisas de segunda mão.

Zonecreative / Getty Images

Na hora de comprar uma roupa ou objeto novo, dê uma chance para lojas de segunda mão. As pessoas andam com uma mentalidade muito descartável, mas a verdade é que um único objeto pode servir muitas pessoas diferentes. Ainda por cima é mais barato!

14. Recuse as embalagens na hora de comprar.

Stacey_newman / Getty Images

Já que nem sempre dá pra comprar algo de segunda mão, crie o hábito de recusar embalagens. Você não precisa de uma sacola de cada loja e nem um embrulho para cada item que comprou. O importante está no conteúdo.

15. Mude tudo pro débito automático.

Dolgachov / Getty Images

Praticamente 100% das contas que você recebe podem ser pagas no débito automático, evitando atrasos, multas e principalmente aquela papelada chegando na sua porta.

16. Recuse recibos, comprovantes e extratos bancários.

Cyano66 / Getty Images

Você sabia que aquele papelzinho amarelo ou azul dos comprovantes de cartão e bancários não são recicláveis? Pois é, o papel térmico ou papel termo-sensível como é chamado usa uma substância em sua composição que limita a reutilização. Então opte por controlar seus gastos através de aplicativos.

Publicidade

17. Aprenda sobre reciclagem.

Rawpixel / Getty Images

Existem sites e aulas presenciais para quem quer aprender mais sobre reciclagem. Este é um passo fundamental para diminuir sua produção de lixo, pois vai tornar você mais consciente sobre o destino daquilo que você consome. Você pode começar pegando dicas neste site do Governo de São Paulo.

Para ter um 2018 melhor, veja posts que podem ajudar sua vida no ano novo clicando aqui.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Em parceria com