back to top

12 pesadelos na vida de quem não manja de cozinha

Receitas, aliviem a nossa barra!

publicado

1. Quando você tem que adivinhar qual o ponto certo da carne.

U?ur Çelik / Getty Images

Pra quem não sabe cozinhar, é preciso uma bola de cristal pra saber quando uma carne está bem passada, mal passada ou ao ponto. O único ponto que a gente acerta na mosca é o torrado.

2. Saber quando uma massa está "al dente".

Cineberg / Getty Images

Esse ponto de cozimento é um mistério pra quem não manja. Não existe um tempo exato e nem uma definição. Tudo que se sabe é que "al dente" significa deixar a massa firme, mas não dura. Tá... Lindíssima, falou tudo!

3. Quando a receita te manda usar o forno a uma determinada temperatura.

Lolostock / Getty Images

Não adianta medir se a temperatura está a 180 ou 320 graus. Quando alguém que não sabe cozinhar coloca algo no forno, é tipo jogar na loteria: você sabe que não vai rolar, mas tenta acreditar na sorte.

Publicidade

4. Ou quando você se depara com medidas como 3/4 de xícara.

Peopleimages / Getty Images

Honestamente, vamos facilitar para as pessoas que não sabem cozinhar. Esse negócio de medidas exatas demais nas receitas é uma armadilha.

6. Decifrar o que os cortes de carne vendidos no supermercado querem dizer.

Bombaert / Getty Images

Você leva a receita toda bonitinha no celular, chega pro açougueiro e pede o peso certinho de carne que você vai querer. Mas não é tão simples assim: tem o patinho, a alcatra, a maminha, o diabo a quatro. HELP!

7. Acertar o rendimento da porção versus a quantidade de pessoas que vai comer.

Andresr / Getty Images

Se você vai cozinhar pra mais de uma pessoa, fatalmente vai faltar comida ou então você vai fazer uma porção do tamanho do Ceará para apenas três pessoas.

Publicidade

8. Preparos que exigem antecedência, como deixar de molho, dessalgar, preaquecer, marinar, etc.

Simarik / Getty Images

Como se não fosse suficiente o desafio de acertar a receita, você ainda tem que acertar o preparo. Ou seja, dobra a chance de você fazer uma cagada.

9. Quando a receita manda cortar os vegetais de modo diferente, como brunoise ou julienne.

Invizbk / Getty Images

É muito difícil seguir uma instrução da escola francesa de cortar vegetais, quando sua maior preocupação é não perder um dedo cozinhando.

10. Separar as claras das gemas.

Dzurag / Getty Images

Ovos são perfeitas criações da natureza. Parem de mandar a gente separar a clara das gemas! É trabalho desnecessário e só aumenta a chance de dar tudo errado.

11. A lei do "mexer" ou "não mexer" uma comida na panela.

Mangostar_studio / Getty Images

Alguém por favor decreta logo essa lei que delimita quais comidas podem e quais não podem ser mexidas na panela. Pra uma pessoa que não sabe continuar, mexer a panela parece uma roleta russa, porque você nunca sabe se está prestes a estragar tudo.

Publicidade

12. Instruções vagas do tipo "bata até formar uma superfície lisa" ou "mexa até ficar firme".

Artem Sidorov / Getty Images

Se não tiver uma imagem em boa resolução (de preferência em 3D) de como tem que ficar o resultado, estaremos para sempre cozinhando no escuro.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Em parceria com