Bruno Gagliasso posou de toalha na cabeça tentando retratar uma "mulher trans"

Pessoas trans criticaram nas redes sociais dizendo que "colocar uma toalha na cabeça não representa identidade".

O ator Bruno Gagliasso postou imagens do ensaio que fez para o fotógrafo Eduardo Bravin e dividiu opiniões nas redes sociais ao tentar retratar uma mulher trans.

As fotos fazem parte da exposição chamada "RE.VER.SO", do cunhado dele Gian Luca Ewbank e de Vini Parisi, que tem como tema a diversidade e está em cartaz na galeria Luis Maluf, em São Paulo.

As fotos mostram o ator, que é cisgênero, usando maquiagem e toalha na cabeça, com legendas como "eu de mulher" e "o lado feminino de homem masculino".

Em seu Facebook, Giovana Ewbank, esposa do ator, disse que estava "sem fôlego" com a obra do irmão e com a foto do Bruno de "transexual".

Publicidade

Enquanto muitos seguidores o elogiaram e outros fizeram comentários preconceituosos, pessoas trans evidenciaram a confusão nas postagens do ator, que ainda traziam as tags #trans e #naoahomofobia.

Reprodução/Facebook / Via Facebook: GiovannaEwbankOficial

Gian Luca Ewbank, idealizador da exposição, disse no seu Instagram que optou "por uma temática que é muito falada, mas pouco sentida: a diversidade. Seja ela de cultura, cor ou gênero." Mas não explicou porque a fotografia de Bruno representa as mulheres trans.

Ativistas transexuais foram às redes sociais para criticar a representação equivocada de sua identidade.

Reprodução/Facebook / Via Facebook: renatacarvalhoteatro

"Passei só para lembrar que colocar uma toalha na cabeça e maquiar-se não torna você uma pessoa transexual, apenas uma pessoa com uma toalha na cabeça e maquiada", postou a atriz Renata Carvalho.

Publicidade

Teve leitor até tentando explicar a iniciativa da exposição.

Reprodução/Twitter / Via Twitter: @dioniziusbshit

Publicidade

Veja também:

Este cara provou que é muito melhor ser bicha do que ser "macho"

Este projeto fotográfico faz um alerta sobre o suicídio de homens trans

Veja também