back to top

15 lugares da Bahia que foram feitos pro Instagram

Para começar a sonhar com as férias já.

publicado

1. Santo Antônio Além do Carmo

Entre uma viela e outra do bairro histórico do Santo Antônio Além do Carmo, é possível dar de cara com a Baía de Todos os Santos. Em torno da Igreja Nossa Senhora do Carmo estão restaurantes, lojas e ateliês que atraíram o público cool da cidade. O tour fica completo com cliques no Convento do Carmo (que hoje funciona como hotel) e com uma pausa pro cafezinho no Cafelier (restaurante com a melhor vista do bairro). Nesta página você encontra tudo sobre o Carmo.

2. Rio Vermelho

Sem dúvida o bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho atrai turistas, artistas, jovens, o público LGBTQ e a velha guarda. Ou seja, todos os caminhos levam ao RV, como é chamado pelos mais íntimos. Suas ruas abrigam restaurantes tradicionais como o Boteco do França, obras de arte nas paredes, o museu Casa de Jorge Amado e ainda são palco da festa de Iemanjá.

3. Parque Nacional da Chapada Diamantina

Englobando diversas cidades do interior da Bahia, o parque é uma surra de lugares lindos como o Morro do Pai Inácio, a Fazenda Pratinha e o Vale do Capão. As cidadezinhas de Lençóis e Mucugê também não ficam devendo em beleza, dando um clima gostoso para a hospedagem depois de horas e horas de trilha. Pontos a mais se você for lá durante as festas juninas para comer um milho assado na fogueira e tomar um licor de jenipapo. Aqui você encontra um guia do parque.

4. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um dos paraísos mais próximos à capital Salvador. Dividida em quatro praias, a ilha atrai jovens baladeiros nas duas primeiras praias e o público mais reservado nas duas últimas. Mesmo com estrutura de restaurantes, lojas e baladas, Morro não perde o charme de lugar pequeno nunca. Saiba mais aqui.

Publicidade

5. Vila de Moreré

Moreré é uma vila de pescadores na parte mais isolada da Ilha de Boipeba e por isso reserva uma experiência mais calma desse paraíso do que a ponta badalada de Morro de São Paulo. Ainda assim, todas essas atrações estão à um curto passeio de lancha de distância, incluindo a vila de Velha Boipeba. Este site reúne informações de turismo da região.

6. Fera Palace Hotel

O edifício imponente da Rua Chile no centro de Salvador foi inaugurado em 1934 e serviu como o mais ilustre hotel da Bahia. Depois de décadas desativado, ele resurge como o Fera Palace Hotel, mantendo seu estilo Art Déco original e ganhando uma das vistas mais lindas da cidade. Os restaurantes são abertos ao público e valem uma visita para aquela foto do pôr do sol. O site para mais informações é este aqui.

7. Trancoso

Seja pelas praias paradisíacas, ou seja pelo Quadrado como é conhecida a vila, Trancoso se mantém como um dos principais destinos do Sul da Bahia. Lá você encontra quem quer badalar e também quem busca sombra e água fresca. O charme extra do lugar fica por conta da Praia do Espelho e da hospitalidade dos moradores. Conheça melhor aqui.

Publicidade

9. Mangue Seco

Cercada de dunas de areia, Mangue Seco se mantém como um dos lugares mais bonitos da Bahia. Localizada na divisa com o estado de Sergipe, a vila se beneficiou da geografia de difícil acesso e manteve o charme que conquistou os brasileiros quando virou cenário da novela "Tieta" em 1989. Aqui você pode buscar mais informações.

10. Castelo Garcia d'Ávila

Considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, a Casa da Torre de Garcia D´Ávila começou a ser construída em 1551. Hoje em ruínas, a construção se misturou à paisagem e se tornou um dos principais pontos turísticos do Litoral Norte da Bahia. Mais informações sobre o Castelo aqui.

11. Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat

A fortificação em formato hexagonal fica na ponta extrema da península da Boa Viagem na cidade baixa de Salvador. Sua cor branca e arquitetura de influência italiana chamam a atenção dos visitantes e moradores que podem aproveitar também os bares tradicionais do bairro para uma lambreta e caranguejo na tábua.

12. Itacaré

Com certeza um dos destinos mais bombados da Bahia, Itacaré tem praias que se misturam à Mata Atlântica, cachoeiras, trilhas, rafting e arvorismo, sem esquecer da vida noturna animada na vila. Ou seja, um lugar completo a poucas horas de Salvador. Veja mais sobre Itacaré aqui.

Publicidade

13. Solar do Unhão

O Solar do Unhão é uma construção do século 17 composta por casa-grande, capela, senzala, cais e armazéns voltados à antiga exportação de açúcar. Na década de 60, o local passou a abrigar o Museu de Arte Moderna da Bahia graças ao projeto de Lina Bo Bardi. Localizado à beira mar, o museu reúne beleza natural, história, gastronomia e arte num só lugar. Saiba mais aqui.

14. Ponta do Corumbau

Uma praia no Extremo Sul da Bahia, Corumbau ainda não atrai muitos turistas e é praticamente intocada, perfeita para os turistas que querem natureza e calmaria. O encontro do rio Corumbau com o mar é o destaque desse destino. Veja mais aqui.

15. Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Destino de mergulhadores e biólogos, o arquipélago de Abrolhos esbanja vida marinha no Extremo Sul da Bahia e atraiu a curiosidade até mesmo de Charles Darwin. O parque marinho possui um dos maiores bancos de corais do mundo e com sorte você ainda vai poder flagrar baleias-jubarte que migram para lá para ter seus filhotes. Conheça mais aqui.

Publicidade