back to top

Acabei de descobrir que é mentira aquela história de que cenoura faz bem para a visão

Nossos pais nos enganaram! :-O

publicado

Olá. Você também cresceu ouvindo que comer cenouras faz bem para os olhos?

Lionsgate

Bem, se sim, estou aqui para te informar que ISSO É MENTIRA.

HBO

Preparem-se, amigos, porque acontece que cenouras têm mais a ver com propagandas de guerra do que com melhorar a visão.

NBC

"Com licença?"

Acredite ou não, foram os britânicos que popularizaram o mito de que cenouras melhoram a visão. E isso tudo para despistar os alemães durante a Segunda Guerra Mundial!

BBC

Para impedir que os alemães fizessem bombardeios aéreos noturnos, o governo britânico promovia apagões em todo o país durante a guerra. No entanto, ao mesmo tempo, os britânicos desenvolveram uma tecnologia de radar secreta que ajudava a Força Aérea Real (RAF, na sigla em inglês) a espionar seus inimigos à noite.

A RAF começou a usar o Radar Aéreo de Intercepção em 1939, o que permitiu que eles identificassem bombardeiros inimigos antes que chegassem ao Canal da Mancha.
Royal Air Force / Via commons.wikimedia.org

A RAF começou a usar o Radar Aéreo de Intercepção em 1939, o que permitiu que eles identificassem bombardeiros inimigos antes que chegassem ao Canal da Mancha.

No entanto, o governo obviamente não queria que ninguém descobrisse e copiasse essa nova tecnologia de radar, então lançou uma campanha que atribuía a ótima visão de seus pilotos às suas dietas ricas em cenoura.

"VISÃO NOTURNA pode significar VIDA ou MORTECOMA cenouras, verduras e vegetais amarelos ricos em vitamina A, essencial para a visão noturna."Quando um piloto britânico era particularmente bem-sucedido em ataques noturnos, o Ministério dizia aos jornais que era por ele comer muitas cenouras.
National Archives and Records Administration / Via commons.wikimedia.org

"VISÃO NOTURNA pode significar VIDA ou MORTE

COMA cenouras, verduras e vegetais amarelos ricos em vitamina A, essencial para a visão noturna."

Quando um piloto britânico era particularmente bem-sucedido em ataques noturnos, o Ministério dizia aos jornais que era por ele comer muitas cenouras.

A campanha também incentivava os cidadãos a comerem cenouras para que pudessem ver melhor durante os apagões.

"CENOURASte deixam saudável e te ajudam a enxergar durante o apagão"Sério, isso aconteceu mesmo.
World Carrot Museum / Via awm.gov.au

"CENOURAS
te deixam saudável e te ajudam a enxergar durante o apagão"

Sério, isso aconteceu mesmo.

Tudo era parte de uma estratégia! Como os alemães pararam de fornecer alguns produtos ao Reino Unido durante a guerra, como açúcar e manteiga, o Ministério de Alimentação Britânico pediu aos cidadãos que mantivessem hortas domésticas e usassem alimentos abundantes, como cenouras, como adoçantes alternativos em suas sobremesas.

"Eu faço uma boa sopa!Pete Batata""Doutor CenouraO melhor amigo das crianças"Conheça o Potato Pete e o Dr. Carrot (Pete Batata e Dr. Cenoura, respectivamente), os rostos da difundida campanha Dig For Victory (Cave pela Vitória, em tradução livre), que encorajava as pessoas a comerem mais legumes e verduras.
@jocki84 / Via Flickr: jocki84

"Eu faço uma boa sopa!
Pete Batata"

"Doutor Cenoura
O melhor amigo das crianças"

Conheça o Potato Pete e o Dr. Carrot (Pete Batata e Dr. Cenoura, respectivamente), os rostos da difundida campanha Dig For Victory (Cave pela Vitória, em tradução livre), que encorajava as pessoas a comerem mais legumes e verduras.

E então, os alemães caíram mesmo nessas propagandas? Infelizmente ninguém tem provas disso, mas há relatos de que eles começaram a dar mais cenouras para seus pilotos.

Sinceramente, adoro imaginar os nazistas tomando litros de sopa de cenoura para melhorar a visão sem resultado algum.
Curvabezier / Getty Images

Sinceramente, adoro imaginar os nazistas tomando litros de sopa de cenoura para melhorar a visão sem resultado algum.

Este post foi traduzido do inglês.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.