back to top

17 importantes lições de vida que aprendemos com nossas mães

"Sempre perdoe, mas nunca se esqueça".

publicado

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Community quais foram os melhores conselhos de vida que elas já tinham recebido de suas mães. Abaixo, o que elas disseram:

1. "Aprenda a dizer não."

Jasmyn Lawson / Via giphy.com

"Minha mãe sempre me disse, desde criança, para eu aprender a dizer não e a não ser capacho de pessoas que tendem a tirar proveito da minha bondade. Eu ainda estou aprendendo, mas eu sei que ela está certa.

Bbpossum

2. "A vida não é justa".

Fox 2000 Pictures / Via giphy.com

"Toda criança diz em algum momento da vida é: 'não é justo'. E minha mãe sempre nos respondia: 'a vida não é justa'. Na minha infância e adolescência eu odiava quando ela dizia isso, mas isso significa muito para mim agora que eu sou mais velho. É simplesmente um excelente lembrete de que a vida não é justa, algumas vezes as coisas funcionam bem e outras vezes não. É o que você faz com as lições que aprende que interessa.

harmonie333

3. "Você é importante."

Dreamworks / Via giphy.com

"Lembre-se sempre de que você é importante e necessário. Tudo o que você é, cada parte de você é linda e única".

ilope6659

4. "Sempre perdoe, mas nunca se esqueça".

Citytv / Via giphy.com

"Minha mãe me disse uma vez: sempre perdoe, mas nunca se esqueça. Quando perguntei o que queria dizer, ela explicou que eu deveria sempre buscar em meu coração a vontade de perdoar alguém (eu estava sofrendo um bullying terrível na escola quando ela falou isso para mim). Mas, o perdão não significa que você deve esquecer o que a pessoa fez e sim aprender com isso. Ela me ensinou a perdoar a garota que estava me incomodando, mas nunca me esquecer de como eu me sentia sobre aquilo. Isso me ajudou a perceber que eu não gostaria que outra pessoa sentisse a dor que eu havia sentido e que perdoá-la me ajudou a ser uma pessoa melhor, a manter minha cabeça em pé, em vez de ter vergonha. Ainda sigo tal conselho em minha vida, estou sempre disposta a perdoar, mas não me esqueço de como uma situação ou uma pessoa me fez sentir e uso isso para aprender e crescer".

lbeth

5. "Afaste-se da situação para ter uma noção melhor do problema".

Bravo / Via giphy.com

"Minha mãe realmente me ensinou muito, mas eu diria que a coisa mais importante que ela me ensinou foi a me afastar da situação. Quando eu estava aprendendo a tocar piano, eu ficava tão frustrada quando fazia uma confusão com as notas! Quando isso acontecia, minha mãe me dizia para me afastar por 10 minutos e, então, tentar novamente. Isso ajudava a limpar minha mente e perceber o que eu precisava fazer em seguida. Aprendi a usar isso nos momentos de muito estresse. Eu simplesmente me afasto da situação, consigo visualizar todo o problema e depois percebo que o mundo não está acabando, mesmo que às vezes pareça estar. Essa foi uma lição muito difícil de aprender, mas provavelmente uma das melhores coisas que eu já apliquei na minha vida".

jessiew4de9f3780

6. "Nunca ignore sua intuição".

General Hospital / Via giphy.com

"Nunca ignore sua intuição. Essa pequena voz na sua cabeça, esse sentimento profundo que você tem, geralmente está correto".

katk4d0681240

7. "Você não é responsável pela felicidade das outras pessoas".

CW / Via giphy.com

"Minha mãe me disse: você não é responsável pela felicidade das outras pessoas. Acho que a primeira vez em que ela me disse isso foi quando meu pai saiu de casa e eu me culpei. Ainda repito essa frase para mim mesmo de vez em quando, o que me ajuda muito com a culpa e a pressão que recebo dos outros. É claro que devemos amar e apoiar os outros, mas, em última análise, só podemos nos encarregar de nossa própria vida e temos que entender nossos limites. Não podemos esperar que faremos todos felizes o tempo todo, porque isso é impossível".

c43a23d9d5

8. "Case-se com alguém com quem você gosta de conversar".

theteenagegentleman.tumblr.com / Via giphy.com

"Minha mãe, casada com meu pai há 31 anos, sempre diz: 'case com alguém com quem você gosta de conversar, porque vocês farão isso por toda a vida'. Meus amigos e eu sempre lembramos disso quando estamos namorando. Parece óbvio, mas isso realmente ajuda você a analisar seu relacionamento com alguém e em que esse relacionamento está ancorado.

joannas47118ffe6

9. "O amor é completamente incondicional".

Sony Music Colombia / Via giphy.com

"Minha mãe me ensinou muito, mas principalmente, e acima de tudo, que o amor é incondicional. Apesar de todo os erros que cometi, fugindo de casa aos 15 anos, largando a faculdade, de ter brigado quando ela estava apenas tentando me mostrar meus próprios erros, ela AINDA assim me amou. Ela sempre nos colocou em primeiro lugar, e ainda coloca. Nunca pensou apenas em si mesma e sempre esteve a apenas um telefonema, uma mensagem de texto ou uma visita. Ela me ensinou a ser eu mesmo, que não importa o que aconteça, ela sempre estará ao meu lado e que eu realmente sou bom o suficiente".

joes4521aad50

10. "Nunca tome uma grande decisão quando estiver cansado".

CW / Via giphy.com

"Nunca tome uma grande decisão quando estiver cansado. Seja depois de uma discussão com um amigo ou para decidir que curso fará na faculdade. Se a decisão é importante para sua vida, durma e, ao acordar pela manhã, você se sentirá mais capaz de enfrentar a situação. Muitas vezes suas ideias serão completamente diferentes daquelas de antes de dormir e você saberá exatamente que decisão tomar".

cgreenbury

11. "Aventure-se".

NBC / Via giphy.com

"Minha mãe me ensinou a fazer da vida uma aventura. Há momentos para se comportar, mas também há momentos em que a vida não precisa ser levada a sério. Divirta-se, sorria e sempre seja positivo".

laurazuber94

12. "Ela me ensinou como ser mãe".

Real Food RN / Via giphy.com

"Ela me ensinou como ser mãe. Minha filha nasceu 10 meses depois que minha mãe faleceu. Sempre que não tenho certeza sobre algo ou que duvido de mim mesma, eu penso "o que a mamãe faria?". Até agora tudo está indo bem".

amyw406029465

13. "Aprenda a relaxar".

VH1

"Não trabalhe demais, aprenda a relaxar. Lembre-se de que você é substituível no trabalho, mas a sua vida é apenas uma.

– Tammy Taitt, Facebok

14. "Não economize em sapatos nem em colchão".

nrkp3 / Via giphy.com

"Minha mãe é bem econômica. Antes do advento da internet, lembro que ela gastava uma hora passando em três lojas diferentes só para comparar preços. Apesar disso, ela diz que existem duas coisas nas quais ninguém deveria economizar: sapatos e colchão, afinal, você passa a maior parte de sua vida em um ou em outro. A primeira vez que ela me disse isso, revirei os olhos, mas ao longo dos anos percebi como ela estava certa. Agora que estou com 30 anos e meu corpo já não é mais o mesmo, faço questão de ter sapatos confortáveis e uma cama macia. Isso faz uma grande diferença. "

– Melissa NG, Facebook

15. "Você nunca sabe pelo que as pessoas estão passando".

Showtime / Via sho.com

"'Quando alguém está reagindo com exagero, existe um porquê'. Em outras palavras, lembre-se de que todos os seus amigos e conhecidos passam por problemas e situações que você desconhece, por isso, tente praticar a empatia e a paciência quando alguém ficar chateado por algo que, para você, parecer insignificante. Conselhos muitas vezes são muito mais fáceis de serem ditos do que de serem seguidos, mas faça o melhor que puder".

etconner

16. "Você só está desperdiçando seu tempo chorando por causa de ciúmes".

Bravo / Via giphy.com

"Quando eu estava na faculdade e saindo da adolescência, minha mãe me disse algo que eu nunca mais me esqueci. Sempre haverá alguém mais rico, mais bonito, mais inteligente, mais sortudo ou que terá mais oportunidades do que você, então, não desperdice seu tempo chorando por causa de ciúmes e inveja. Todas essas coisas não significam necessariamente que eles são melhores do que você. Eu repeti esse conselho para meus amigos várias vezes durante a minha vida e, embora pareça muito duro, é a vida como ela é, e isso ajuda a mostrar que se afogar em mágoa não ajuda em nada".

athorup1

17. "Pessoas vêm e vão".

Wonderland Sound and Vision / Via giphy.com

"Durante a minha infância e adolescência, quando eu terminava um relacionamento amoroso ou perdia um amigo, minha mãe sempre me lembrava que pessoas vêm e vão. Há muitas pessoas no mundo que vão te amar. Basta apenas tentar novamente."

k41426ef8e

Este post foi traduzido do inglês.