back to top

12 regras para fazer planos com os amigos como um adulto de verdade

"Vamos nos ver um dia desses?"

publicado

É uma verdade universalmente aceita que sair com os amigos é divertido, mas fazer os planos para isso sempre é complicado.

Sim, a tecnologia moderna *supostamente* faz com que seja mais fácil organizar um jantar, um cinema ou seja lá o que for, mas ela também introduz uma série de outras dificuldades e irritações e problemas e AHHHHH!!!!

Por isso, criei meio que um método para evitar o stress.

Quando eu quero ter certeza de que eu vou realmente poder ver essas pessoas e fazer as coisas que eu quero fazer, eu sigo os seguintes passos.*

*Reunir todas essas prescrições pode parecer uma overdose e a antítese da diversão. Mas, para mim, o que é a antítese da diversão é ficar preso em um ciclo eterno de "Vamos marcar qualquer dia desses!", "Isso, vamos marcar!".

Enfim, você não precisa seguir essas regras ao pé da letra. Na verdade, nem precisa seguir essas regras. Faça o que faz sentido para o seu estilo de vida e seus relacionamentos, contanto que seu objetivo final dê certo!

1. Tome as rédeas e seja aquela pessoa que vai atrás e sugere um plano.

Eu entendo: esse é um passo enorme e assustador se isso não for algo que você já faça. Eu costumava esperar os outros me procurarem e, inevitavelmente, ficava me sentindo triste e solitária quando não tinha nada para fazer em uma sexta à noite, especialmente depois de me graduar na faculdade e ir morar em Nova York com uma longa lista de coisas que eu queria fazer. Depois de tantas semanas disso, decidi pôr em ação um velho conselho da minha mãe – de que o telefone funciona dos dois lados – e comecei a enviar mensagens às pessoas quando queria experimentar um bar novo ou alguma coisa legal. Isso é tão simples que, em retrospecto, parece ridículo que tenha sido um daqueles momentos "plim", mas eu descobri bem rápido que a minha mãe estava certa. (Valeu, mãe.)

Eu lutei contra a ansiedade a maior parte da minha vida e, por muito tempo, eu deixei os demônios-trigêmeos do "E se eles disseram não?", "E se eles disserem sim, mas não estiverem a fim de sair comigo?" e "E se o que a gente for fazer for uma droga e a culpa for minha porque fui eu que sugeri?" vencerem. Para ser totalmente sincera, eu tive mais uma trégua com os demônios do que uma vitória contra eles, mas aprendi que, quando você encara um demônio nos olhos e age como se ele não existisse, ele chora e põe o rabo entre as pernas. Porque, adivinhe só: a maioria das pessoas adora que uma atividade legal seja apresentada a elas – você está literalmente fazendo um favor – e quanto mais você se depara com reações positivas, mais fácil fica fazer isso de novo. Se você fizer isso várias vezes, se torna um hábito e, sem perceber, você vai ter coisas para fazer sempre que quiser.

2. Tente colocar a bola em jogo pelo menos uma semana antes, não importa que tipo de plano você esteja fazendo.

Charlotte Gomez / BuzzFeed

Fazer planos para sexta-feira na quinta-feira à tarde pode funcionar em 4 de cada 10 vezes, mas é arriscado. Planejar com uma semana ou mais de antecedência não é!

Dependendo do tipo de atividade que você quiser fazer (bar x jantar x praia x jogo de RPG), quantos amigos você quer encontrar e como está o seu horário, você pode precisar ajustar esse horário para que seu plano possa efetivamente acontecer. Mas, geralmente, pense nisso desse jeito: Sua disponibilidade é, no máximo, igual à disponibilidade do seu amigo mais ocupado, portanto, planeje com tempo suficiente para dar espaço para dias e horários alternativos.

3. Melhor ainda, sugira um dia quando você entrar em contato.

Serviço de utilidade pública: "Ei! Vamos marcar um dia desses, faz um tempão que a gente não se vê!" significa que você provavelmente não vai ver essa pessoal ainda nesta década, mas "Ei! Faz um tempão! Vamos tomar um café essa quarta ou quinta-feira, se você estiver livre?" basicamente abre as portas para um belo programa na vida real.

Dito isso, você nem sempre vai estar no comando dos planos, mas ser um bom convidado é igualmente importante. E agradeça a Deus por isso! Preste bastante atenção à próxima parte:

4. Se alguém estiver fazendo todo o esforço, ofereça ajuda.

Charlotte Gomez / BuzzFeed

"– Me avise se você quiser que eu pense em algumas opções de lugares!
– Por favor"

Um amigo seu perguntou se você quer ir jantar e você quer. Legal! Agora que ele deu o primeiro passo, sugira algumas datas em que você vai estar livre e talvez até alguns lugares para ir. Não deixe ele fazer todo o esforço.

Ou, se você e alguns amigos decidiram ir, digamos, ver um filme, não seja aquele amigo que some enquanto todos os outros resolvem as dificuldades logísticas. Você não é invisível e, acredite, eles sabem que você não está ajudando. E quando você tiver que se deslocar 45 minutos para ir a um cinema que você nunca teria escolhido, ninguém vai se sentir mal por você.

5. Se você disser não para uma data ou lugar, sugira uma alternativa.

Seus amigos dizem: "Vamos sair no sábado"! O que você faz?

A. Diz "Ah, eu tenho compromisso nesse dia".

B. Diz "Sábado eu não vou poder, mas domingo eu posso".

Se você disse B, parabéns – você provavelmente vai dividir uma pizza com outro ser humano no domingo, porque você sabe a diferença entre passar a mensagem de "Não me importo nem um pouco com esse programa" e passar a mensagem de "Eu gostaria, sim, de ter a sua companhia no meu tempo livre".

Recusar uma hora ou um lugar – com ou sem um motivo legítimo – sem dizer quando ou onde você pode fazer alguma coisa não só é um pouco mal-educado como também devolve à pessoa a responsabilidade de sugerir ideias e a logística. Não é legal, pessoal. Não é legal.

6. Nunca, jamais, diga: "É que eu estou muito ocupado(a)!".

Charlotte Gomez / BuzzFeed

Ouça: TODOS NÓS ESTAMOS OCUPADOS. Todos nós temos nossas versões de ocupado! Literalmente ninguém se importa de você estar ocupado! Mesmo que, lá no fundo, você tenha coisas demais acontecendo, não diga isso à pessoa que te fez um convite. Você está basicamente dizendo que ela não tem nada de importante acontecendo na vida dela e que você, por outro lado, é muito ocupado e muito importante.

7. Não concorde com planos que você não queira fazer e/ou provavelmente vai cancelar.

Todos nós temos aquele amigo furão e todos nós guardamos um pouquinho de rancor daquele amigo furão. Seja melhor do que isso. Você se conhece melhor do que qualquer outra pessoa. Se você sabe que vai se arrepender de ter concordado em ir àquela aula de Zumba e que vai querer cancelar no dia, não diga que você vai à aula de Zumba! Se, de forma madura, você recusar os planos ou sugerir uma alternativa, esse amigo (com sorte) vai se lembrar de te convidar para outra coisa em vez de uma aula de dança da próxima vez.

E se alguém disser não para você, não leve para o lado pessoal. Eles estão só tentando ser sinceros consigo mesmos.

8. Saiba que não tem problema cancelar... se você lidar com isso de forma madura e responsável.

Cancelar planos é uma droga que abre as portas para uma vida de maratonas de Netflix e pizzas de tamanho individual, mas como qualquer outra droga, ela deve ser tratada com muito cuidado. Tem gente que gosta tanto de ter planos quanto outros gostam de cancelá-los.

Se você precisar cancelar por algum motivo, avise à pessoa ou às pessoas assim que você achar que pode ter um problema – e não, o problema não pode ser outro plano que pareça melhor ou que você de repente não está afim de ir àquele programa que você concordou há dias ou semanas. Você não precisa se desculpar em excesso nem explicar os detalhes tintim por tintim. E se/quando você realmente tiver que cancelar, de novo, sugira outra hora em que você realmente possa fazer alguma coisa. A menos que você realmente nunca queira ver a pessoa de novo. Nesse caso, faça o que você quiser.

9. Não constranja as pessoas por quanto dinheiro elas têm ou deixam de ter.

Charlotte Gomez / BuzzFeed

Nem todos seus amigos, irmãos, colegas de trabalho etc. têm a mesma quantia de dinheiro que você e, mesmo se tiverem, não precisam ter sempre as mesmas preferências na hora de gastar. Então, se uma pessoa disser que não tem dinheiro para fazer o que você quer fazer, não faça ela se sentir mal. Essa não é a hora de julgá-la só porque você sabe que ela gastou dinheiro naquele tênis chique (na verdade, nunca é hora de fazer isso, para ser sincera). Se ela disser que o dinheiro está curto (uma coisa que pode ser bem difícil de admitir!) ou que a sua sugestão não cabe no bolso dela, significa que a pessoa confia que você vai responder de maneira gentil. Portanto, respeite.

10. O outro lado da moeda é que você não deve infartar se alguém sugerir uma atividade que você acredita que seja equivalente a queimar dinheiro.

Eu particularmente não gosto de ir a shows, mas outras pessoas adoram – e elas podem querer compartilhar esse programa! Se a pessoa convidar você para ir, por exemplo, a um show, e você disser algo como: "Nossa, nem a pau eu vou gastar esse dinheiro para ouvir uma pessoa cantando", ela tem todo o direito de ficar chateada. Alguma coisa como "Isso não é muito minha praia, mas o que você acha de fazer X, em vez disso?" soa bem mais agradável. Basicamente... sejam legais.

11. Pergunte antes de começar a trazer mais gente para o bolo.

Charlotte Gomez / BuzzFeed

"Espero que você não ligue que eu tenha trazido Chad para a nossa noite de garotas!"

À vezes as pessoas querem dar uma alô aos velhos colegas de trabalho que eles conhecem bem, não a um bando de amigos extras aleatórios que eles não conhecem tão bem e que também estão afim de socializar. E não tem nada de errado nisso! Na maioria das vezes, ninguém tem problema com um convidado extra que seja legal, mas não discutir isso antes pode ser a diferença entre uma noite nota 10 e um encontro totalmente embaraçoso.

Se for você que estiver planejando, e se você estiver preocupado com a possibilidade de mais gente aparecer, basta informar o motivo do encontro com antecedência – algo como "vamos nos encontrar para reclamar do [inserir nome do inimigo mortal aqui]", para eliminar a possibilidade de um parceiro dele, ou pior, do próprio inimigo aparecerem.

Este post foi traduzido do inglês.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss