go to content

Record, SBT e RedeTV! ameaçam sair da tv por assinatura até quarta

Emissoras anunciaram saída da programação da Claro, Oi, NET, Vivo, Sky e Embratel. Elas reclamam que não recebem por conteúdo.

publicado

A Record, o SBT e a RedeTV! anunciaram que deixam a tv paga a partir desta quarta-feira (29), mesmo dia em que acabará a transmissão analógica na base das três emissoras, São Paulo e Grande São Paulo.

Com isso, quem não tiver trocado os equipamentos para se adaptar à tv digital ficará sem acesso a esses canais.

As três emissoras, que se juntaram no ano passado numa empresa chamada Simba Content, afirmam que as operadoras NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky não querem pagar pelo conteúdo dessas emissoras. Elas afirmam que o pagamento é feito para outros canais estrangeiros e brasileiros.

As operadoras, como a NET, lançaram comunicados informando seus assinantes sobre a possível suspensão dos canais. Segundo elas, a transmissão era gratuita até que as TVs se tornaram digitais.

As três emissoras afirmam que 36% dos assinantes de TV assistem seus programas e se colocam entre os dez canais mais assistidos da TV paga.

A briga entre emissoras e operadoras saltou dos bastidores para a programação dos três canais. Artistas e apresentadores estão usando as redes sociais para falar do caso.

Como as empresas se juntaram nesse pool, os artistas e apresentadores aparecem em canais nos quais não trabalham.

O SBT colocou anúncios até com a imagem de Chaves, que levanta a audiência da emissora de manhã. Só Silvio Santos, que comanda o domingo do canal, não gravou nenhuma mensagem. Segundo sua assessoria, ele atua, neste caso, como empresário, já que é dono da emissora e acionista da Simba.

O portal R7, da Record, por exemplo, divulgou um vídeo do dono da Rede TV, Marcelo de Carvalho, se queixando das operadoras.

Com a hashtag #QueremosContinuarComVoce, os artistas têm feito tanto vídeos produzidos como depoimentos caseiros.

O apresentador Ratinho, do SBT, é um deles: "Pagam para outras televisões, pagam para canais internacionais, e não querem pagar o conteúdo da Record, do SBT e da Rede TV. Querem receber o conteúdo e não pagar nada.".

Marcos Mion, da RedeTV!, fez a campanha pelo Instagram. E teve posts de Rodrigo Faro (Record), Luciana Gimenez, Sonia Abrão e João Kleber.


Com o Código do Consumidor nas mãos, até o deputado Celso Russomanno foi ao ar para dizer aos telespectadores que eles podem processar as operadoras caso se sintam lesados. Ele também explicou o caso no programa Cidade Alerta, da Record.

O sistema de operadoras de tv paga fechou o ano passado com 18,9 milhões de assinantes, segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Depois de um boom em 2014, quando ganharam 1,6 milhão de clientes, nos dois últimos anos as operadoras perderam 700 mil clientes.

O negociador da Simba é Marcos Gonçalves, ex-executivo do setor bancário, que assumiu a função este mês. Em meio a queda-de-braço pública, segundo a empresa, a negociação com as operadoras para tentar reverter a situação continua.

A ABTA, entidade que representa as operadoras, divulgou uma nota no final do dia afirmando que as operadoras "sempre estiveram e continuam abertas ao diálogo". "No entanto, consultadas pela ABTA, a maior parte delas informa que sequer recebeu uma proposta comercial da Simba até esta data".

A associação afirmou ainda que espera "que este acordo com a Simba seja firmado até a próxima quarta-feira (29), quando ocorre o desligamento dos sinais analógicos na região metropolitana de São Paulo".

Atualização em 30/3:

Poucas horas antes de saírem do ar, as três emissoras enviaram um comunicado afirmando que permaneceriam na grade de canais da Vivo porque, segundo elas, as negociações avançavam positivamente.

Record, SBT e Rede TV! negociam com a Vivo e, com isso, anunciaram agora que continuam na programação dessa operado… https://t.co/OlnveOqJqB


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.