back to top

Morre Marco Aurélio Garcia, influente conselheiro de Lula

Historiador da Unicamp integrou cúpula dos governos Lula e Dilma e era um dos responsáveis pela relação do governo petista com os países da América Latina.

publicado


Morreu nesta quinta-feira (20), aos 76 anos, o historiador Marco Aurélio Garcia, um dos nomes mais influentes na história do PT. Ele exerceu o cargo de assessor de relações internacionais dos governos Lula e Dilma.

Dirigentes do partido confirmaram a morte, mas ainda não têm informações sobre o funeral. A suspeita é que dele tenha morrido de infarto.

No PT desde os anos 80, Marco Aurélio sempre foi um dos conselheiros mais próximos de Lula desde sua primeira campanha à Presidência, em 1989. Foi o coordenador de programas de governo do PT e considerado um dos pensadores ideológicos do partido.

Perseguido político, Marco Aurélio teve de se abrigar, durante a ditadura, na Argentina, no Chile, na França e em Portugal.

Era professor aposentado do Departamento de História da Unicamp, onde ajudou na criação dos Arquivos Edgard Leuenroth de Pesquisa e Documentação Social.

Marco Aurélio deixa um filho, o psiquiatra Leon Garcia, e um neto, Benjamin.


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.