back to top

Lula não apresentou recibos de aluguel de apartamento: "Eles é que têm de provar"

Ex-presidente começou depoimento a Moro afirmando que "o processo é ilegítimo e injusto".

publicado


Visivelmente nervoso e menos à vontade do que no depoimento de maio passado, o ex-presidente Lula mostrou irritação e foi incisivo logo nas primeiras frases, ao afirmar que responderia a questões da audiência com da Lava Jato em Curitiba, Sergio Moro.

O depoimento foi prestado nesta quarta (13) dentro do processo movido contra ele para apurar a propriedade de um apartamento em São Bernardo e uma suposta oferta da Odebrecht de um imóvel para servir ao Instituto Lula.

“Apesar de entender que o processo é ilegítimo e injusto, eu pretendo falar”, afirmou.

Sobre o apartamento contíguo ao seu em São Bernardo, que segundo ele é alugado pelo petista desde 1998, Lula negou irregularidade na locação, ainda que o proprietário do imóvel desde 2011, Glaucos da Costamarques, seja parente de José Carlos Bumlai, empresário amigo de Lula e envolvido na Lava Jato.

O ex-presidente disse que o apartamento era alugado para garantir segurança e privacidade à família Lula, além de servir como ambiente de reuniões políticas: “Agora ele é um apartamento que está lá a minha disposição. Se permitirem que eu seja candidato em 2018, ele voltará a ter uma função política muito forte”.

Lula não apresentou recibos do aluguel do imóvel nem comprovantes de depósitos bancários, mas disse não saber que Glaucos Costamarques estava sem receber os alugueis. Questionado pelo juiz, no primeiro momento, disse que os documentos deveriam estar em sua “arca” de papeis antigos. Questionado de novo e apoiado pela defesa, disse que não iria apresentar recibos.

“Eles é que têm de provar, dr. Moro. Eu estou cansado de mentira. E nunca provam. Eu vi o que fizeram com o Palocci aqui na semana passada, eu vi as cenas.”


Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.