go to content

Líder nas pesquisas, Russomanno faz campanha com entourage de mulheres

Nos bastidores, elas são chamadas de "russominas". Elas cuidam da agenda, dos contatos com a imprensa e até do atendimento a eleitores onde o candidato está.

publicado

Líder isolado nas pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno (PRB) é cercado por uma entourage de funcionárias que cuidam desde sua agenda, contatos com a imprensa e até do corpo a corpo com os eleitores.

O grupo ganhou um apelido no entorno da campanha: as "russominas". Elas são uma espécie de sombra que acompanha Russomanno em suas andanças.

Elas estão sempre vestidas de maneira formal, maquiadas com discrição e com o cabelo impecável. Nos bastidores, elas são as "resolvedoras" dos problemas de um candidato que tem como mote ser ele próprio um "resolvedor".

Em 2012, a campanha de Russomanno já chamava a atenção pelo alto número de mulheres na equipe. Nem mesmo a filha do deputado escapava do trabalho e engrossava, algumas vezes, o time para lidar com os eleitores.

Nas ruas, Russomanno é mais lembrado como o apresentador de TV que tem um programa de defesa do consumidor do que como um deputado de cinco mandatos consecutivos na Câmara.

Com isso, uma de suas assistentes tem sempre nas mãos um grande número de fotos do deputado. Ele faz questão de autografá-las na hora, dedicando a foto a cada um dos eleitores _ geralmente eleitoras_ que o abordam.

São educadas e discretas e se distanciam muito da imagem tradicional de um cabo eleitoral propriamente dito.

A secretária pessoal de Russomanno, Ana Paula Santarelli, o acompanha há oito anos. Fica a cargo dela conversar com os eleitores que fazem pedidos relativos ao direito do consumidor.

Tais reivindicações não podem ser atendidas durante uma campanha eleitoral porque a lei não permite.

Já na divulgação da campanha na rua, uma equipe de pelo menos dez pessoas atua diretamente com Russomanno. Uma delas é Giovana Sartori. De cabelos longos e sorriso largo, ela fala delicadamente com os eleitores.

A campanha não quis falar oficialmente sobre a predominância feminina no entorno do candidato nem sobre quantas são as assessoras diretas de Russomanno.

Tatiana Farah é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ela pelo email tatiana.farah@buzzfeed.com.

Contact Tatiana Farah at Tatiana.Farah@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.